*Por Alexandre Schnabl e Guilherme Junqueira Foti

Cabeça e alma da Jahnkoy, a designer e artista russa Maria Kazakova virá ao Brasil para marcar presença em diversos eventos, capitaneada pelo Projeto Estufa, com destaque para a São Paulo Fashion Week, na qual pretende mostrar a razão de ter se voltado para a moda.

Para quem não sabe de quem se trata, nascida e criada na gélida Sibéria, a moça rodou a baiana congelada para estudar moda, começando por Moscou. De lá, ela foi parar na Saint Martins de Londres e por fim chegou a Parsons, em Nova York, onde mora atualmente.

A artista russa Maria Kazakova, à frente da Jahnkoy. Ela nasceu na Sibéira, mas é do mundo e usa referências étnicas para lacrar numa mélange fashion globalizada (Foto: Reprodução)

O burburinho em torno da artista é justificável em função de sua explosão criativa. A estilista fez seu début na semana de moda novaiorquina no começo desse ano, com a coleção “The Displaced” (os deslocados, em tradução livre), quando arrebatou os fashionistas e aqueceu o mercado desesperado por novas “it brands”.

Lacrou tanto que pop stars como M.I.A e Erykah Badú já estão devidamente penduradas em peças da marca.

Goulash levado da breca: coleção inaugural da Jahnkoy, “The Displaced” é mescla de etnia e street style arretado à moda russa (Foto: Divulgação)

Goulash levado da breca: coleção inaugural da Jahnkoy, “The Displaced” é mescla de etnia e street style arretado à moda russa (Foto: Divulgação)

Maria mistura elementos de diversas culturas em um saladão fashion de primeiríssima: traz pegadas vindas da África, Índia e até mesmo das tribos ameríndias, enquanto questiona os meios de produção do mercado: todas as suas peças são feitas em materiais reaproveitados, despejados pela indústria no meio ambiente.

Goulash levado da breca: coleção inaugural da Jahnkoy, “The Displaced” é mescla de etnia e street style arretado à moda russa (Foto: Divulgação)

A moça é super cabeça: se questiona sobre haver ou não espaço para que artesãos entrem no ambiente modal pela porta da frente. Bom, suas criações são verdadeiro deslumbre mesmo, até para os olhares leigos de quem não liga para o assunto. É arte puríssima e, como se não bastasse, a designer ainda transforma as catwalks em cena para performances de tirar o fôlego.

Goulash levado da breca: coleção inaugural da Jahnkoy, “The Displaced” é mescla de etnia e street style arretado à moda russa (Foto: Divulgação)

Agora a artista vem a Sampa e ao Rio com agenda fechadíssima, com direito a performance na próxima SPFW, a convite do Projeto Estufa, que agora começa a se desgrudar da semana de moda e ganhar voo solo. Vale comentar que essa performance no evento vai ser a única ocasião em que será possível ver de pertinho as roupas de sua estética poderosa.

Goulash levado da breca: coleção inaugural da Jahnkoy, “The Displaced” é mescla de etnia e street style arretado à moda russa (Foto: Divulgação)

“Desde que começamos a formatar os conteúdos do Projeto Estufa identificamos muito dos valores da marca com as premissas que queremos discutir. Desde então, trabalhamos para criar uma ponte entre a artista e o Brasil”, se entusiasma Graça Cabral, curadora do Projeto Estufa.

A moda-arte da Jahnkoy, de Maria Kazakova, vai estar presente na SPFW (Foto: Divulgação)

A moda-arte da Jahnkoy, de Maria Kazakova, vai estar presente na SPFW (Foto: Divulgação)

Ainda na terra da garoa, a Jahnkoy fará um workshop na Texprima no dia 04/9, falando sobre transversalidade cultural e consciência de consumo, partindo em seguida para a cidade maravilhosa, onde dará expediente num workshop no recém-aberto Centro-br, marcando presença no lançamento do Projeto Órbita e do Community Day, dia de celebração ao processo de criação da estilista, com música, gastrô, cultura e uma palestra dada pela própria, na qual revela seus processos de construção artística.

Vale aquela conferida abaixo do vídeo produzido na NYFW sobre a coleção “The Displaced”:

Confira abaixo a agenda completa da Jahnkoy no Brasil:

30/8 – Apresentação no SPFW, às 17h

1/9 – Workshop para 25 convidados na Texprima

4/9 – Lançamento do Projeto Órbita no Centro-br

7/9 – Community Day no Centro-br a partir das 14h

9/9 – Workshop para 25 pessoas no Centro-br

Valor: R$ 120

Serviço:

Jahnkoy

https://www.jahnkoy.com/

Centro-br

Rua Sacadura Cabral 109, Saúde – Rio de Janeiro – RJ

SPFW

https://www.facebook.com/SPFW

Instagram: @SPFW

Twitter: @SPFW

Youtube: https://www.youtube.com/user/ffwtv

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.