Não é de hoje que Brasil e Itália têm vínculos fortíssimos. O amor pelo sol, pelo mar, a gastronomia e o clima festivo são pontos em comum, além das belas mulheres, os gestos abertos e o sorriso na cara. Portanto, não é à toa que a Casa Itália, QG do país na Cidade Maravilha durante a Rio 2016 anda bombando. Também, pudera! O local escolhido para sediar o espaço é o Clube Costa Brava, no Joá, uma das vistas mais sensacionais da urbe. Candidato à Olimpíada de 2024, o país anda marcando presença durante esta edição dos Jogos Olímpicos. ÁS tem circulado pelos espaços bacanudos do maior evento esportivo do mundo e hoje conta para vocês o que a terra de Monica Bellucci, Donatella Versace e Federico Fellini vem aprontando por aqui. Confira!

Casa Italia restaurante cheio_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália 3

Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália 4

Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália Instalação de Bianco e Valente Casa Itália Rio 2016

Instalação de Bianco e Valente Casa Itália Rio 2016 (Foto: Reprodução)

Completamente reformado pelo Comitê Olímpico Italiano (CONI), com projeto de ambientação da curadora e diretora de arte Beatrice Bertini que privilegia a ocupação horizontal, o clube vertido em embaixada informal da “Bota” ganhou paisagismo premium que imprime leitura mediterrânea nos jardins tropicais e a visão de terrazza, agora com bancos e pufes, cria efeito de lounge aberto. Deslumbre total!

Casa Itália 23

Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália 24

Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália 25

Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália 29

Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália 30

Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Tomar prossecco ou um expresso vislumbrando o céu e mar a partir da piscina é desbunde, como se o Rio e a Costa Amalfitana fosse um só lugar. Amante do dolce far niente, Beatrice – que estudou na bacanuda Universidade de Roma I, “La Sapienza” , uma das mais antigas e maiores do mundo, fundada em 1303 sob a tutela do papado –, bolou o espaço que mistura no mesmo balaio a filosofia de Aristóteles e as pinturas renascentistas de Raffaello Sanzio.

Casa Itália Beatrice Bertini Casa Itália Rio 2016

Beatrice Bertini em dois momentos: fazendo a diva-design na Itália…

Casa Itália Beatrice Bertini

… e incorporando a carioca cheia de ginga na Casa Itália (Foto Divulgação)

Mas nem só de Renascimento Italiano se inspira a Casa Itália: estão distribuídas pela casa algumas obras da série Divina Geometria“, de Oskar Metsavaht, na qual ele lança seu olhar sobre o Cristo Redentor e a tela Atalanta and Hippomenes after Guido Reni (Pictures of Junk)“, de Vik Muniz., decora o restaurante.

Casa Italia oskar metsavaht e leticia birkheuer_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Oskar Metsavaht e Leticia Birkheuer posam diante da série de imagem do Cristo Redentor, by Sr. Osklen, na Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)(Foto:

Para quem não sabe, a lenda de Atalanta e Hipomene é um clássico da mitologia greco-romana: Atalanta era a mulher mais rápida do mundo, agraciada com o dom e protegida da deusa Ártemis. Mas era super bonita também, e reinava uma profecia que dizia que, se ela se entregasse a um homem, sofreria uma terrível maldição. Para manter os marmanjos longe – e olha que difículdade, ficar longe da rapaziada grega –, ela determinou que só se casaria com um homem caso fosse derrotada numa corrida. Pois bem, o tal Hipomene armou com a deusa do amor, Afrodite (ou Vênus, para os romanos, sempre ela, barraqueeeeeira…) uma maneira de vencer a moça no galope: cada vez que Atalanta passava a frente na corrida, o rapaz jogava uma maça de ouro no chão e, quando ela se abaixava para pegar, ele passava a frente. Ganhou a corrida, claro, casou com a moça e óbvio que a história não acabou bem, mas isso ÁS não vai contar aqui agora…

“A Casa Itália quer ser um local de troca, de encontro de identidade, um momento de experiência. A palavra-chave é: boas-vindas”, explica o Diretor de Marketing do CONI, Diego Nepi, que completa: “Outra grande aposta é envolver personalidades dos dois países. Artistas e parceiros envolvidos neste projeto representam a excelência de Itália e Brasil, numa disseminação cultural virtuosa entre suas culturas”, complementa.

Casa Italia marcio garcia, andrea santa rosa e davide oldani_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Diego Neppi recebe Andrea Santa Rosa e Marcio Garcia na Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Sensorialmente, a casa merece destaque. Como o design de interiores é uma das marcas da cultura italiana, é impossível não babar com os móveis e luminárias que decoram o espaço, sobretudo os do restaurante na parte superior da casa. Os móveis da toscaníssima Edra, pro exemplo, foram desenvolvidos à mão e os sofás com efeito de pedras no jacquard agora são sonho de consumo do ÁS, com os relevos que são puro simulacro dos musgos. Sofá on the Rocks alude às pedras que marcam as escarpas da Costa Amalfitana e, óbvio, os pedregulhos altamente cenográficos que circundam o Costa Brava. Mas, na mesma vibe, são de babar os têm padronagem que simula um céu azul com nuvens, meio Magritte.

Casa Itália 33

Sofás com cara de pedra, mas que são macios como uma pluma: design de ponta na Casa Itália, na Rio 2016 Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália 21

O lounge em azul e branco da Casa Itália: destaque para os sofás cujo jacquard reproduz efeito de nuvens no céu Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália 28

Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Já o balcão e as mesas de centro do Wine Bar são projetados e realizados com madeiras brasileiras pelo marceneiro Stefano Marolla, compondo com as cadeiras “Favela”, criação icônica dos Irmãos Campana e o sofá “Sfatto”, da Edra. E a luminária Big Louie“, da Exnovo e concebida por David Nosanchuk em impressão 3D e processos manuais, se encarrega de fazer brilhar o restaurante a casa. Aliás, espalhadas por toda a casa é possivel encontrar luminárias de cair o queixo.

Casa Itália 19

Design brazuca na “bota” carioca: Fernando e Humberto Campana marcam presença no Wine Bar, da Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália 34

Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Entre as atrações, além da gastronomia do chef importado da Península Itálica – Davide Oldani é da província de Cornaredo, em Milão e seu restaurante, o badalado D’O, tem uma estrela no Guia Michelin, que vai tem msiturado ingredientes brazuquérrimos com outros de procedência italiana –, clima e a vista,  uma Boutique Armani, ateliê-instalação montado pela Emporio Armani que apresenta os uniformes que a grife desenhados para os atletas,  já que a EA7 Emporio Armani é uma das marcas patrocinadoras do CONI na Casa Itália.

Casa Itália Davide Oldani e Massimo Bottura (1)

Encontro de chefs na Casa Itália: Davide Oldani recebe Massimo Bottura, à frente do restaurante número 1 do mundo – a Osteria Francescana -, que veio à Cidade Maravilha inaugurar o restaurante popular da Gastromotiva, na Lapa (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália15

Design no pódio: cadeiras Gina, de Jacopo Foggini por Edra, translúcidas e quase bordadas em ouro, circundam as mesas alternativas Vidun são desenhadas por Vico Magi-stretti para De Padova (Foto: Murillo Tinoco Divulgação)

Casa Italia christina pitanguy_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Chris Pitanguy à frente da boutique do Emporio Armani, na Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália EA7

(Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália Anna Maria Marasi, Massimiliano Rosolino e Fiona May (1)

Anna Maria Marasi, Massimiliano Rosolino e a ex-atleta Fiona May se divertem, envergando os uniformes by EA7 (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Além disso, para quem resolver dar pinta pelo espaço, ÁS já á logo a dica: não deixe de aproveitar a unidade temporária do Budha Spa com sala de ginástica com aparelhos Technogym, sala de ioga, massagistas, e até hair stylists italianos e fruit bar, que deram um toque a mais de luxo à Casa Itália. Se o convidado não for libriano indeciso, deve desfrutar tanto do shiatsu quanto de uma boa sessão de reflexologia. Do Olimpo.

Casa Itália 31

(Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Já as festas são um caso à parte, a começar pelo brunch que inaugurou a casa, no último sábado. Bombou, com gente saindo pelo ladrão. Ninguém arredava pé, de tão bom e a viplist, de Diógenes de Queiroz, sempre arrebenta.  . E, na noite desta quarta-feira (10/8), data especialíssima para os italianos. Na noite de San Lorenzo, a vibe é baixar nas praças e terraços de noitinha para registrar estrelas cadentes. Parece papo de maluco que usa forquilha no interior de Goiás para ver cometa? Nadica. O céu italiano é cheio desses meteoritos.

Na versão brazuca dessa data, gente bonita, elegante e sincera marcou presença para brindar com espumante ao som de Ivo Meirelles e banda e o set inspiradíssimo do DJ Peterson Casale.

Casa Itália Ivo Meirelles

Casa Itália: Ivo Meirelles e banda ensinam a italianada a requebrar a cintura e dançar o tcham (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia dj peterson_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Som na caixa: DJ Peterson em momento de pausa, na Casa Itália (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Confira quem já passou pela Casa Itália (Fotos: Murillo Tinoco / Divulgação):

Casa Itália francesaca romana diana

Francesca Romana Diana (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália andrea lucchetta

Andrea Luccheta (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia fiona may ex atleta_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Fiona May (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia andrea natal_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Andrea Natal (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia chef danio braga_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Danio Braga (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia virna_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Virna, do vôley (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia beto silva_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Beto Silva (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia ana costa_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Aninha Costa (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia joy garrido e christina pitanguy_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Joy Garrido e Chris Pitanguy (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia renata capucci_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Renata Capucci (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia angelica de lariva e gisela amaral_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Angelica de la Riva e Gisela Amaral (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia princesa alix de ligne e angelica de lariva_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Princesa Alix de Ligne e Angelica de la Riva (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia_AGi9 diogenes queiroz entre lelena e carol hampshire_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Responsável pela viplist da Casa Itália, Diógenes Queiroz ente Lelena e Carol Hampshire (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália Danielle Chagas e Olivia Aki (2)

Danielle Chagas e Olivia Aki (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália Dany Oliveira e Sargio Succyne (2)

Daniela Oliveira e Sergio Succyne (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália Iara Figueiredo (1)

Yara Figueiredo (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Itália Francesco Facchinett

Francesco Facchinett (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia mila moreira e marcio garcia_AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Mila Moreira e Marcio Garcia (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Casa Italia diego neppi e equel verry _AGi9_Murillo Tinoco_TEXTUAL

Diego Nepi e Heckel Verri (Foto: Murillo Tinoco / Divulgação)

Serviço:

Casa Itália

Endereço: Rua Sargento José da Silva, 3621 – Joá, Rio de Janeiro – RJ, 22611-140

Telefone: (21) 9.7996-8980 e 9.9176-4972

Data: 4 a 21 de agosto de 2016

Horário de funcionamento: das 10h à meia noite

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.