O carnaval nunca esteve tão fashion. Ao circular pela folia, ÁS pode constatar a convergência entre moda e ouriço, algo que até alguns anos parecia inconciliável. A máxima de cada um no seu quadrado caiu por terra de vez num ano em que até a carnavalesca emblema do luxo na Sapucaí, Rosa Magalhães (aliás, eterna professora desse colunista na época de Escola de Belas Artes), se rendeu à couture, convidando Jean Paul Gaultier para assinar uma ala e destaques de um carro alegórico na tradicionalíssima Portela. Confira o Top 8 do Momo da moda!

1) O ziriguidum bleu-blanc-rouge de Jean Paul Gaultier

Em entrevista, o estilista que conquistou fashionistas com seus desfiles bafo e ampliou sua legião de fãs ao vestir Madonna, afirmou ao jornal O Globo: “O carnaval é a alta-costura do povo. A técnica é extremamente apurada e de bom gosto”, para alfinetar de leve a cultura da cola quente que domina os barracões: “Alguns materiais, por exemplo, não seriam utilizados em Paris, mas eles são trabalhados de tal forma, que se tornam extremamente luxuosos”. JPG foi convidado por Rosa para criar as fantasias da azul e branco Portela, por sinal, nas cores que o designer tanto delira. Ele caprichou, pôs Laís Ribeiro num biquinão selvagem com botas 7/8 e esplendor (“Achei levinho”, a musa disse), vestiu Carol Trentini  com um modelito corsetado que é a sua cara, mas todo em palha (“Pinicou horrores”, afirmou a diva), fetichizou o bonitão Jhona Burjack de marujo à la Jean Cocteau (Jean Paul ama!) e ainda embalou Camila Coutinho de camisinha do País das Maravilhas. Os três primeiros ficaram lindos, mas a influencer saiu um misto do Gato de Cheshire, de Alice, com cenário de desenho stop motion do Tim Burton. Ok, valeu…

Da esquerda para a direita em sentido horário, Laís Ribeiro, Carol Trentini, Camila Coutinho e Jhona Burjack (Foto: Divulgação)

O Gato de Cheshire (Foto: Reprodução)

2) A morenice plena de presença de Laís Ribeiro

Cada vez mais, ganha espaço no carnaval carioca a morena piauense que ganhou o globo e se tornou angel da Victoria’s Secret. A danada tem presença, animação, malemolência e sabe sambar. Do alto dos seus 1,84m, impressiona cada vez mais, seja pela terceira vez como madrinha do Camarote Nº 1, como destaque na avenida, no rooftop do Fasano ou na animação. Que mulher!

No domingo (3/3), Lais Ribeiro brilha no Camarote Nº 1, em look criado pela Scena Lúdica, braço de styling e produção do Ás na Manga, com a colaboração valiosa dos de designers do todo o Brasil: top e hot pants Fernando Silva para Unity Seven (BH), maxi acessórios de Sheila Chor/ Loja Chor (Rio) e gladiadoras da CR Shoes (RS) (Foto: Felipe Panfili / Divulgação)

Dupla de Laíses: Lais Ribeiro posa ao lado da top internacional Lays Silva no Camarote Nº 1, em look criado pela Scena Lúdica, braço de styling e produção do Ás na Manga, com a colaboração valiosa dos de designers do todo o Brasil: Lais veste top e hot pants Fernando Silva para Unity Seven (BH), maxi acessórios de Sheila Chor/ Loja Chor (Rio) e gladiadoras da CR Shoes (RS), Lays usa cabeça Phil Moretzsohn (Brasília) e hot pants Fernando Silva para Unity Seven (Foto: Felipe Panfili / Divulgação)

Na segunda (4/3), Laís Ribeiro enverga top de cristais e print de bananas e hot pants Farm Rio (RJ), cauda de plumas Fernando Silva para Unity Seven (BH),  brincos Sheila Chor/Loja Chor (Rio) e gladiadoras CR Shoes (RS)   (Foto: Felipe Panfili / Divulgação)

3) Head pieces envenenadíssimas coroam a festa!

É o carnaval-cabeça! Literalmente. Aos poucos os adereços de cabeça power foram dominando a cena nos últimos anos. Já não basta mais um arco de unicórnio,uma tiara de Mulher-Maravilha,uma pluminha. O importante é abravanar. Fascinators dignos da família real britânica e head pieces de responsa agora pululam firme na paisagem momesca, nos bloquinhos, nas ruas, nos bailes, na avenida. Dentre os expoentes dessa geração de criadores que bolam acessórios sensacionais, a carioca toda zen Bruna Abreu, que fez parceria com a Farm e lançou coleção exclusiva, mas também vestiu pencas de foliões, a mineira que arrasa Ana Maria Paiva, da Benedita Acessórios, e o brasiliense Phil Moretzsohn, artista tão teatral que soube por para jogo a tiara mara que Elza Soares usou no baile gay de Milton Cunha.

Figurinha habitual do Burning Man, Bruna Abreu amplia territórios: depois ter suas cabeças incluídas em desfile na Semana de Alta Costura de Paris, veio ao Rio participar de bazares como o Saturnália, e lançou a linha de head pieces bacanudas criadas em collab com a Farm, inspiradas nas deusas femininas. Tudo a ver num carnaval que privilegiou o empoderamento delas. Agora, a moça se prepara para viajar para a Ásia, afim de renovar energias e captar sinais para novas criações. A propósito: a Farm sai mesmo na dianteira como grife carioca (e brasuca) que lança coleções de carnaval. Merece menção hors concours! (Foto: Divulgação)

A rainha da negritude Elza Soares enverga cabeça de Phil Moretzsohn criada especialmente para o Galam Gay, de Milton Cunha, que movimentou a quadra da Vila Isabel (Foto: Divulgação)

Direto de Belo Horizonte, a Benedita Acessórios desenvolveu acessórios descoladíssimos para dar aquele up na montação. Além das cabeças e arquinhos, Ana Maria Paiva pôs para jogo brincos e asas (Foto: Divulgação)

4) Tops no paticumbum

Elas saíram das passarelas da moda para a da folia. Cada vez mais, aumenta o número de belezuras que aterrissam no carnaval cariocas dispostas a assumir as vezes de mulata bossa nova para cair no hully gully. Dessa vez, além de Laís Ribeiro e Carol Trenini, e Renata Kuerten, que já é habituê há alguns anos, foram vistas Flavia Lucini, Aline Weber, Fernanda Liz, Barbara Berger, Lays Silva, Marina Nery, Hannah Ferguson, Sofia Resling, Barbara Fialho… Somam-se a elas, estilistas como Dudu Bertholini, André Lima, Lenny Niemeyer, Victor Dzenk e por aí vai!

Barbara Fialho no Camarote Nº 1 (Foto: Felipe Panfili / Divulgação)

Fernanda Liz no Camarote Nº 1 (Foto: Felipe Panfili / Divulgação)

Barbara Berger no Camarote Nº 1 (Foto: Felipe Panfili / Divulgação)

Marina Nery ofusca no Camarote Nº 1. Seu visual é desenvolvimento e styling da Scena Lúdica, braço de produção do Ás na Manga, que contou co a valiosa participação dos designers: top Farm Rio, hot pants Fernando Silva para Unity Seven, acessórios Sheila Chor/Loja Chor e gladiadoras CR Shoes (Foto: Felipe Panfili / Divulgação)

Renata Kuerten e Beto Senna (Foto: Miguel Sá / Divulgação)

Lenny Niemeyer cai na folia ao lado de Glenda Koslowski no Camarote Nº 1 (Foto: Felipe Panfili / Divulgação)

5) O Pantone Living Coral do Camarote Nº 1

Desde o ano passado, é a John John que faz a camiseta do espaço mais famosa da Sapucaí. Ele já começou Camarote da Brahma, se metamorfoseou em da Boa e hoje faz jus à pole position que amealhou em quase três décadas de animação como Camarote Nº 1. Dessa vez, o povo achou curiosa a cor coral – meio flamingo, meio Katy Perry, meio Miami Beach –  escolhida para o abadá de domingo e segunda (sábado era roxa). Quando as camisetas começaram a chegar, tudo fez sentido . Ficou claro que a turma da publicidade foi fundo na cor de 2019 eleita pelo birô de cores internacional Pantone. Sim, o Nº 1 está cada vez mais fashion. E, contrariando a turma que acreditava que a área vip acabaria virando um marzão tomado por marolas de clones do Patrick, do Bob Esponja, o resultado ficou mesmo lindo de se ver e rendeu boas fotos.

Narcisa Tamborindeguy e Duda Nagle sanduicham Sabrina Sato no Camarote Nº 1 (Foto: Felipe Panfili / Divulgação)

6) A nova coleção de Alberto Sabino  

O designer de bijoias Alberto Sabino é velho conhecido da folia. Suas peças incríveis abrilhantam as produções das ricas no Baile do Copa, já são expostas no bazar do hotel de luxo. Agora,o moço aproveitou o ensejo e lançou coleção no Camarote Bateria Nota 10, da Editora Caras e Contigo. O Nome da nova fornada de peças lindas? Tudo a ver:  Extravagance“!  

Folia chiquê: Alberto Sabino lançou coleção de bijoias no Camarote Bateria Nova 10 (Foto: José Olympio / Divulgação)

A artista urbana Rafa Moon, que desenhou a camiseta do Camarote Bateria Nota 10, incorpora a amiga do peito do estilista Alberto Sabino na Sapucaí (Foto: José Olympio / Divulgação)

7) A onipresença magnífica de Deborah Secco

Ela não é exatamente uma criatura do mundinho da moda, mas do showbizz. Porém, dessa vez, ela marcou presença como estrela de ponta no carnaval carioca, usando a moda para alavancar sua presença fulgurante. Nada mais fashion que La Secco em suas aparições na folia, seja emulando Sophia Loren no Baile do Copa (leia mais aqui), em look metálico no Camarote Allegria ou divando no Baile da Arara. Confira!

Beleza de Neo Realismo! Deborah Secco emula Sophia Loren no Baile do Copa (Foto: Miguel Sá / Divulgação)

Vênus art déco: talvez ela nem desconfie. Mas Deborah Secco pode ter, mesmo sem saber, homenageado Mae West no Baile da Arara! (Foto: Bruno Ryfer / Divulgação)

Mae West: lasciva e loura, a estrela da Paramount conhecida pela língua ferina e o humor cínico teve seu auge na Hollywood pré-censura do FBI (Foto: Reprodução)

 

Gatsby na Sapucaí: na segunda-feira (4/3), Deborah Secco se fantasiou de melindrosa para carregar a coroa de madrinha do Camarote Allegria. (Foto: Divulgação)

Gatsby na Sapucaí: na segunda-feira (4/3), Deborah Secco se fantasiou de melindrosa para carregar a coroa de madrinha do Camarote Allegria, Repare nas unha igualmente em ouro (Foto: Divulgação)

8) Baile da Arara & Alexia Hentsch

É sucesso o agito em Santa Teresa que começou como uma ação entre amigos promovido pela agência Arara Inc, de Malu Barreto e Pedro Igor Alcantara, só para convidados. Com ambientação e muitas cabeças criadas pela designer cool Alexia Hentsch – o que já garante boa parte do hype –, famosos como Aline Moraes, Deborah Secco, Débora Bloch e Reynaldo Gianecchini saracotearam ao lado do povo da moda, como Felipe Veloso,  Dudu Bertholini e Angie Diniz, do Deloox, ao som de palinhas de gente bacanuda como Alcione, Emanuelle Araújo, Marcelo D2, Mart’nalia, Roberta Sá e Seu Jorge, que mandou ver com “Carolina” e “Burguesinha“.

As fantasias criadas pela carioca da gema Alexia Hentsch – estilista que começou a carreira como diretora de arte – partem dos bodies, long johns e head pieces bcanudas para assumir e proporções avantajadas, plenas de humor  (Foto: Divulgação)

Bonde da folia: para dar sustância ao Baile da Arara, Alexia Hentsch – que costuma transitar entre a vida em Londres e a casa da família no Alto Leblon – criou looks coloridíssimos que mesclam a alegria momesca com charme circense, renovando a tradição dos carnavais de outrora (Foto: Divulgação)

Nesse badalo dos descolados, o destaque foi a colegial incorporada por Mart’nália e o modelito Kill Bill de Vik Muniz, marido de Malu.    

Malu Barreto e Pedro Igor Alcântara (Foto: Bruno Ryfer / Divulgação)

Gabriella Pires, Felipe Veloso e o editor de moda Hamish Bowles (Foto: Bruno Ryfer / Divulgação)

Lagosta chic: Dudu Bertholini dá aquela pinta em look arrematado pela cabeça de Alexia Hentsch (Foto: Bruno Ryfer / Divulgação)

Camila Pitanga assume sua porção Josephine Baker no Baile da Arara (Foto: Bruno Ryfer / Divulgação)

Aline Moraes atualiza a melindrosa no Baile da Arara (Foto: Bruno Ryfer / Divulgação)

Kill Bill Playmobil: num caso possessão mediúnico-carnavalesca, Vik Muniz incorpora Uma Thurman no Baile da Arara (Foto: Bruno Ryfer / Divulgação)

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.