* Por Marta De Divitiis, direto de São Paulo

Foi calcinha na cabeça, do tipo que faria a alegria de Wando! Esta semana, entre os dias 19 e 21 de junho, a capital paulista recebeu o Salão Moda Brasil na São Paulo Expo. Foram mais de 100 marcas de lingerie, moda praia e fitness apresentando as novidades que farão a alegria dele e elas na temporado amais quente do ano para um público visitante de todo o Brasil e América Latina. ÁS esteve no evento e conferiu tudinho!

Salão Moda Brasil 2016 final

Por baixo da toga: edição 2016 do Salão Moda Brasil apresentou as novidades de lingerie, underwear, gpraia e fitness que farão a cabeça no próximo verão (Foto: Divulgação)

Lingerie conta com transparências, straps e plus size

A moda íntima feminina conta com uma sensualidade bem dosada, traduzida em transparências estratégicas e decotes com straps que podem ser usados de forma aparente, valorizando a roupa externa. Decotes frontais e nas costas contam com esse recurso.

A transparência pode ser vista tanto em tules de última geração, que comprimem suavemente o corpo de forma praticamente invisível, como em rendas sofisticadas e de toque extremamente agradável.

As peças funcionais, que modelam o corpo, têm seu espaço em quase todas as marcas, assim como aquelas que promovem curvas extras sejam em seios ou em bumbuns, levantando, aproximando ou aumentando o volume. Por meio da lingerie pode-se ter um corpo estonteante enquanto vestida.

Além das cores tradicionais – branco, preto e nude (este em todas as tonalidades de pele, desde as mais rosadas às negras), cores vibrantes como o vermelho, pink, azul bic e cobalto, laranja e amarelo pontuaram as principais coleções.

Estampas animal print sobrevivem ainda, agora ao lado de florais e ilustrações étnicas.  Uma novidade são as estampas sobre tule, que imitam tatuagens oferecendo momentos mais “rebeldes”.

Salão Moda Brasil 2016 cartaz final

Salão Moda Brasil: em ano olímpico, evento de moda se veste nas cores do país e homenageia o exotismo na comunicação visual (Foto: Divulgação)

Underwear plus size traz sedução e inclusão

Até alguns anos atrás mulheres com corpos mais robustos tinham extrema dificuldade em encontrar lingerie que fugia dos básicos beges, calcinhas grandes e sutiãs sem graça. Essa realidade hoje se inverteu e grande parte das marcas está apostando nesse nicho de mercado.

Assim os sutiãs, com modelos que sustentam os seios contam com peças tomara-que-caia, decotes com straps e croppeds de renda. Corselets e saias curtas de renda para se usar sobre a calcinha, que na maioria das vezes é fio dental fazem parte do arsenal de sedução.

Silvania Plus Size Salão Moda Brasil 2016 final

Silvania verão 2016 / Salão Moda Brasil (Foto: Divulgação)

Moda Fitness se apropria de tendências fashion

A moda para quem malha traz novidades específicas, como o FPS – fator de proteção solar que vem na maioria das peças (do qual os consumidores do NE brasileiro fazem questão), assim como a utilização de tecidos com fios tecnológicos como o Emana® da Rhodia, que por meio de cristais bioativos promove um estímulo à microcirculação sanguínea trazendo benefícios à pele. Outra inovação diz respeito aos bojos de tops, que além de modelar os seios, os protegem dos movimentos mais vigorosos, como em corridas.

Mas nem só de tecnologia as coleções sobrevivem e tendências de moda são incorporadas às peças. Assim, detalhes em cores metálicas, estampas holográficas, leggings com recortes e transparências estratégicas surgem bastante. Para os homens a inclusão de leggings, com modelagem mais confortável se faz presente.

Moda praia aposta nas estampas

Estampas étnicas predominaram entre as peças beachwear, em cores vibrantes como vermelho, azul, Pink, amarelo e laranja. Além delas florais grandes ilustraram biquínis com sutiãs estilo cortina, frente-única e alguns modelos cropped. Os biquínis vieram com modelos de amarrar e hot pants. Detalhes artesanais como o crochê estiveram presentes. Maiôs engana mamãe, com recortes vazados apareceram bastante.

Lançamentos e novidades

Any Any – a aposta para a próxima estação é no público masculino, que ganham peças mais irreverentes visando os jovens consumidores. Os shorts estão com modelos esportivos e as bermudas estão com bolsos. Já outra novidade é a linha Casal – peças para ela e ele com estampas iguais.

Any Any Salão Moda Brasil 2016 final

Any Any verão 2016 / Salão Moda Brasil (Foto: Divulgação)

Família (Horizontal) Any Any Salão Moda Brasil 2016 final

Any Any verão 2016 / Salão Moda Brasil (Foto: Divulgação)

infantil Any Any Salão Moda Brasil 2016 final

Any Any verão 2016 / Salão Moda Brasil (Foto: Divulgação)

Art Stilo – a proposta da grife é trazer a lingerie para a moda cotidiana. Assim, o destaque vai para o body com blusa frente-única em seda, que pode ser usado como collant. Os sutiãs e calcinhas trazem ferragens delicadas no acabamento, inspirados nos azulejos portugueses.

Dalla Pelle – de moda praia e fitness, a empresa trouxe biquínis debruados em crochê, com elásticos formando uma espécie de trançado.  Os tops de ginástica vêm com decotes com straps que podem inclusive ser usados combinados com bottons comuns, para o dia a dia. A legging estilo montaria, traz recortes nas pernas e estampa digital.

Del Rio – a empresa, tradicional no segmento underwear, lançou a Linha Kids Club, de peças infantis masculinas, de zero a 10 anos. Além dessa linha a novidade é a Sleepwear feminino, com 20 peças que se coordenam entre si.

Del Rio Kids Club (6) Salão Moda Brasil 2016 final

Marca tradicional de lingerie, a Del Rio investe agora na linha masculina para o verão 2016 / Salão Moda Brasil (Foto: Divulgação)

Hope – vem com novas cores e como trevo (verde); jelly (rosa claro) e melancia (rosa escuro). Na linha Magic vem com peças em tule listrado.

Intima Passion – rendas formando croppeds em sutiãs, alças leves que não machucam e tecido modal, suave e de toque agradável compõem as peças da coleção.

Liebe Lingerie – a empresa de Fortaleza veio com proposta sensual, trazendo conjuntos de calcinha e sutiã  chamados Invisible, cujas alças e laterais são totalmente em tule com elastano, oferecendo transparência total, com bastante conforto. A marca está lançando também uma linha Plus Size com peças de sustentação e  tendências fashion.

Ouse Use – a marca trouxe como novidade uma calcinha com forro de algodão e fios com íons de cobre, que eliminam até 90% de fungos e bactérias. Ideais para a saúde íntima feminina.

Plié – a marca lança a linha Premium Shape and Shine, com tecido extra-fino, 30% mais leves e três vezes mais elasticidade. O Strecht 360º faz com que a peça estique em todas as direções. Acabamentos banhados a ouro complementam as peças.

Plié Shape and Shine Salão Moda Brasil 2016 final

Plié aposta no glam à la Sarah Jessica Parker para seu verão 2016 / Salão Moda Brasil (Foto: Divulgação)

Prata da Casa – a marca fitness de Pernambuco tem todas as suas peças com FPS 50. Inspirada em Gustav Klint as estampas nos remetem ao pintor, com inclusão de dourado. No masculino as jaquetas vêm com punhos que podem se transformar em meia luva, com recorte vazado para o dedão, protegendo a mão em aparelhos e bicicletas.

Prata da Casa -estampa Gustav Klint Salão Moda Brasil 2016 final

Prata da Casa verão 2016 / Salão Moda Brasil (Foto: Divulgação)

Recco – a marca paranaense veio com a modelo e apresentadora Ana Hickmann como embaixadora, que deu o ar de sua graça na feira, toda sorridente, mostrando que a fila anda e a caravana passa, mesmo depois do recente imbroglio envolvendo o ataque de um fã. Como boa empresária, a ex-top apresentadora brinca de jogar War e conquista 24 territórios, agora com coleção assinada composta por camisolas longas e sensuais.

Salão Moda Brasil 2016 Ana Hickmann final

Entre camisolas sexies da sua própria linha e peças com prints de Romero Brito, Ana Hickmann mostra no estande da Recco – no Salão Moda Brasil – que, apesar do recente sequestro, ela é puro amor! (Foto: Divulgação)

A novidade maior da Recco, no entanto, fica para uma linha gestante e bebê que conta com tecido cujo fio tem citronela encapsulada, que afasta os mosquitos. Já para meninas de nove a 12 anos a marca traz o “meu primeiro conjunto de calcinha e sutiã”, com estampas de Romero Britto.

Silvania – traz lingeries e lingeries noite até o tamanho 54. A aposta vai para as peças mais sensuais, como espartilhos e calcinhas fio dental. Detalhes em renda guipure oferecem sofisticação.

Silvania - conjunto strap cropped Salão Moda Brasil 2016 final

Silvania verão 2016 / Salão Moda Brasil (Foto: Divulgação)

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.