*Por Guilherme Junqueira Foti e Alexandre Schnabl

No boom do segmento, a Brewsil é uma brand de cervejas artesanais que começou a ser vendida ainda em 2016, em tuk-tuks de eventos, e acabou caindo na graça do público. Pois bem, ela acaba de abrir seu primeiro ponto de venda físico em Botafogo – ou “BotaSoho”, como costumam brincar os sócios Lucca Soraggi, Bruno Dias e Leonardo Stockler, em referência direta ao Soho novaiorquino. Faz sentido. O bairro da Zona Sul carioca vem sofrendo um crescimento gastro-boêmio semelhante ao que viveu nos anos 1980, quando já era comparado à essa localidade downtown da Big Apple.

“Ter um espaço próprio foi uma consequência da aceitação que tivemos dos nossos produtos e completa a experiência que sempre pensamos para a marca. Não produzimos cervejas como fim, mas sim como meio de gerar momentos únicos”, filosofa Lucca na cevada. ÁS passou para conferir o local e teve uma grata surpresa.

Tipo garagem: a entrada e  o interior do bar da Brewsil, em Botafogo, em levada que evoca a modernidade urbana (Foto: Patrick Sister / Divulgação)

De cara, nota-se que a marca anda investindo tanto na carta quanto nos quitutes para acompanhar as cervas. E o cuidado com a mesa é similar ao apreço pelas paredes. A começar, a cervejaria está montada numa antiga oficina mecânica quase ao lado de um colégio de freiras, o que confere ao local uma aura pitoresca. A decoração de Fabio Cardoso é misto de bom projeto arquitetônico, despretensão e boas sacadas.

Por exemplo: sobre a parede descascada de pedras coladas com óleo de baleia (um charme!), um bom trabalho de programação visual destaca o lugar na rua, chamando a atenção de quem passa de carro, ainda que a casa esteja coladinha num outro espaço igualmente charmoso. Mas, os toques de amarelo – delírio de programador visual que vê na cor a identidade visual do chope – abrem mais o apetite. E tudo isso é amplificado pela fachada toda aberta que dá para a calçada, trazendo a Brewsil para a dianteira e colaborando nesse “frisson sohense”.  

Apesar da cara carioca, as cervas são produzidas em Capim Branco (MG) sob os cuidados do mestre cervejeiro Marcelo Toledo. ÁS amou a Floripa, uma Session IPA de amargor no ponto, bem refrescante e de aroma cítrico. Pode apostar…

Delicinha cremosa: o chope da Brewsil dá água na boca. Além das seis torneiras com produtos da casa, duas outras servem blends de cervejarias convidadas (Foto: Patrick Sister / Divulgação)

Da cozinha, acepipes levados da breca,  assinados pela Sabor de Fato, das sócias Monica Cardoso e Daniela Toaldo, harmonizam-se com os chopes.  O Arancini de Riso, um bolinho de risoto de limão siciliano com muçarela (R$19) sai na frente, mas os pasteizinhos de massa de angú também são ótimos. Massa fininha, crocante e seca que parece feita no forno, recheio farto.

As linguicinhas são apimentadas no ponto certo, magras e tenras como manda o figurino. E o antepasto inclui até um patê de fígado feito em casa que lembra aquele que as vovós nascidas no Sul sabem fazer.

Sequinhas, as batatas fritas são fininhas e vêm com opções de mostardas no ponto. Servidas como? Em baldinhos de metal amarelo, na cor das cadeiras, dos chopes, delas mesmas. Esses designers gráficos…

Febre atual no Rio Babilônia, os hambúrgueres comparecem na Brewsil em três opções gourmet suculentas do Belga. Tipo vício, é impossível resistir e pedir apenas uma rodada de batatas fritas, umas das melhores da cidade. Normalmente, elas vem servidas em baldinhos amarelos que combinam com as cadeiras… (Fotos: Divulgação)

Para quem quer comer com mais sustância, dentro da Brewsil tem o Belga, a hamburgueria de André e Gabriel Palatnic, que oferece três opções, sendo uma delas elaborada especialmente para a casa, o Brewbelga: hambúrguer artesanal  com bacon caramelizado na Brewsil Floripa, queijo Serra do Salitre e geleia de tomate da casa no pão brioche (R$29). Vale destacar que, para cada item do menu, rola uma harmonização sugerida.

Com tanta iguaria boa e cerva saborosa na temperatura certa, não sobrou estômago para as sobremesas e ÁS vai precisar voltar à casa para tirar a prova dos nove.

Serviço:

Rua Dezenove de Fevereiro, 188, Botafogo, Rio

Tel: (21) 3819-1989.

Horário de funcionamento: Terça a Sábado, das 18h às 01h  e domingo, das 15h à 23h.

Cartão de crédito: todos menos ELO. Cartão de débito: todos menos ELO.

www.brewsil.com.br

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.