O mundinho dourado dos digital influencers continua dando pano para manga no cinema nacional. Depois de Internet o filme“, agora e a vez de Amor.com“, cuja pré-estreia aconteceu nesta noite de terça-feira (9/5) no Cinemark do Village Mall, Rio, um dia após a sessão vip em São Paulo.

ASo ladod e Gil Coelho, seu par romântico em “Amor.com”, Isis Valverde aposta no sereismo em look branco total na sessão vip carioca do longa (Foto: Eny MIranda / Divulgação)

Na véspera (8/5), Isis Valverde e Gil Coelho já haviam lançado o filme em Sampa e a atriz havia apostado no pretinho com decote nada básico (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

A diretora Anita Barbosa demonstra mão firme na condução de “Amor.com”. O roteiro da comédia romântica não é original, mas eficaz. E a cineasta consegue tirar bom proveito do carisma do casal protagonista (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Com lista de convidados por Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho, uma turma de famosos foi prestigiar o filme da Total Entertainment, de Walkiria Barbosa (que assina a produção executiva e ótima direção de arte), dirigido por Anita Barbosa e estrelado por Isis Valverde e Gil Coelho. Linda, Isis esbanjou charme no red carpet, apostou no sorrisão e fez aquela cara de mulher que parece garota que todo mundo ama. Na embalagem, um tubinho branco que deixou a moça com shape de sereia, na contramão do pretinho que usou em SP. Com os dois modelitos, nem precisava fazer iracema dos rios na novela das nove que todo mundo iria achá-la com cara de mãe d’água do mesmo jetiinho…

A morena afirmou: “A gente se divertiu muito com o filme, é para se divertir, gente! Mas, também para nós vermos aquilo que não se deve fazer na internet”, disparou, lançando shade para aqueles cuja carapuça entrar.

Direção de arte caprichada em “Amor.com“: os nerds vividos por João Côrtes (esq.), Cesar Cardadeiro (à dir. em cima) e Gil Coelho contracenam num dos cenários com produção de arte detalhista, comandada por Walkiria Barbosa (Foto: Divulgação)

No enredo, Isis interpreta a blogueira Katrina, que se envolve com um vlogger nerd (Gil Coelho), do tipo que ama cosplays, games e que tem nas paredes e prateleiras do quarto aquela parafernália de cartazes e collectible toys que vão de Star Wars aos super-heróis da Marvel.

Figurino fashionista de Isis Valverde é ponto alto do longa-metragem “Amor.com”, que conta a desventura amorosa de uma blogger. A figurinista Helena Byington consegue criar looks ao mesmo tempo realistas e arquetípicos para os núcleos da turma da moda e dos nerds, estabelecendo o tipo de contraste entre um improvável casal no qual a narrativa se calca. Completando os looks, o ótimo visagismo de Ton Reis – uma bamba tanto na maquiagem de moda e quanto em embelezar celebridades – é ponto alto da produção, com um acabamento de beleza incomum, se comparado com a média das comédias contemporâneas realizadas no Brasil  (Fotos: Divulgação)

Fórmula déjá vu: o enredo de “Amor.com” não é novo. O clássico “Aconteceu naquela noite” (It Happened One Night, 1934), estrelado por Clark Gable e Claudette Colbert , inaugurou no cinemão a típica história de um casal que se encontra por acaso, desperta a paixão apesar das diferenças, se ama, se afasta por incompatibilidade e depois se rende ao amor. Nessa versão açucarada do enredo, adaptada para a realidade brasileira na era da informação digital, Gil Coelho e Isis Valverde usam seus respectivos carismas e expressões fofinhas para angariar a simpatia do público. Funciona bem, apesar da ausência de ineditismo no roteiro. Mas, por que isso importaria? (Foto: Divulgação)

Com as comédias rasgadas consolidadas nas telas brasileiras ao molde do cinemão norte-americano, outros gêneros candidatos a pote de ouro no arco-íris da cinedramaturgia andam despertando a atenção de realizadores com expertise como a Total. “Amor.com” vai na esteira das comédias românticas, e Isis Valverde tem carisma suficiente para ocupar no imaginário da plateia nacional o equivalente a Cameron Diaz ou Drew Barrymore.

Uma das principais apostas de Hollywood nos anos 1990, Cameron Diaz contracena com Ashton Kutcher na comédia romântica “Jogo do Amor em Las Vegas“. Assim como Isis Valverde, a loura também começou a vida como modelo, antes de enveredar por uma carreria de sucesso como atriz. Agora, a brasileira se revela uma boa opção para seguir os passos da norte-americana na telona, no tipo de produção fofinha e piegas que leva multidões de casais às salas de projeção para rir e suspirar (Foto: Reprodução)

O roteiro não traz nada de novo no front, nem precisa: é filme de arquétipo eficaz e cumpre a função de descentralizar a produção dos gêneros recorrentes na atual produção nacional: a comédia rasgada de situação com elenco global, o favela movie, o drama de estética e temática regional, o longa-metragem que revisa personagens históricos e o filme com tônica gay. É bom o deslocamento desses cinco eixos que se estruturaram a indústria audiovisual brasileira nos últimos anos.

Geração selfie: o roteiro escrito a três mãos por Saulo Aride, Bruno Garotti e Leandro Mattos critica o excesso de artificialidade do mundo moderno, marcado pela neurótica preocupação de “ficar bem na fita” através das benesses da tecnologia da informação. Digital influencers da vida real que ganham o pão de cada dia às custas desse artifício, como Thássia Naves (à esq.), comparecem em “Amor.com” no papel deles mesmos, sem se importar se a história propõe uma vida menos fake. Afinal, o que vale mesmo é aparecer, mesmo num filme que aposta, no frigir dos ovos, numa outra levada… (Foto: Divulgação)

Zumbis urbanos em “Amor.com“: na cena de uma festa, personagens capitaneados por Karina (Isis Valverde) e Thássia Naves interagem com seus seguidores de mídias sociais via smartphones, sem se importar com o que acontece à sua volta. Festança!  (Foto: Divulgação)

E, como os personagens do filme são formadores de opinião que surgiram no universo internético, a presença de criaturas de carne e osso nesse meio, na vida real, é constante ao longo das quase duas horas de longa: de Lalá Rudge a Thássia Naves, passando pelo youtubber Carlos Santana, todos brincam de Fernanda Montenegro em pontas que ficarão como seus 15 minutos de fama na telona. Vai dar muita postagem a partir da estreia, em 1 de junho…

Louras, devices e pretinhos básicões em “Amor.com”: Ellen Jabour (à esq.) e Lalá Rudge (dir.) incorporam o suprassumo da tríade essencial em qualquer badalo em tempos de internet (Foto: Divulgação)

Arte imita uma nada mole vida: Cuidar da imagem pessoal na net dá mesmo um trabalhão! Gil Coelho (esq.) e o youtubber Carlos Santana (à dir., no papel dele mesmo), dão aquela pinta e capricham no carão posando para a foto de um fã em “Amor.com”. O longa-metragem procura deixar claro para o público que não vale a pena tocar a existência, se não for para ser feliz. Será que, na prática, a mensagem cola? (Foto: Divulgação)

Confira abaixo quem passou pelo red carpet na sessão vip no Rio de Janeiro (Foto: Eny Miranda / Divulgação):

Sergio Marone na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Bruno de Luca na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Alexandra Richter na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Da esquerda para a direita, o elenco jovem de “Amor.com” na sessão vip: da esquerda para a direita, Gil Coelho, Isis Valverde, Cesar Cardadeiro e seu look agênero, João Côrtes e Carol Portes (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Isis Valverde e a diretor Anita Barbosa na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Joaquim Lopes na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

João Côrtes na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Raul Gazolla e a filha Rani Gazolla na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Juliana Paiva e Juliano Laham na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Douglas Cunha na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Felipe Roque e Aline Riscado na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Rafael Zulu e Erys Martins na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)

Gilson Martins e Vilma Lustosa na sessão vip de “Amor.com” (Foto: Eny Miranda / Divulgação)a

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.