De olho no badalo olímpico, os restaurantes do Rio se preparam para receber a turistada, antecipando projetos que também servem para agradar aos cariocas da gema. É o caso do ¡VENGA!, bar de tapas que junto com o Entretapas, El Gordo e El Born forma o santo quarteto das iguarias ibéricas na cidade. Na vibe da sofisticação da orla (que deveria ser levada mais a fundo pela prefeitura e pelo Rio Orla), a casa de Daniel Oelsners, Roberto e Fernando Kaplan acaba abrir o ¡Venga! Chiringuito na Avenida Atlântica.

Venga

¡Venga! Chiringuito: opção de gastrô bacana à beira-mar, no meio do muvucão de Copacabana (Foto: Rodrigo Azevedo / Divulgação)

Para quem não sabe, chiringuitos são quiosques, bares, restaurantes e biroscas de todos os tipos situados à beira-mar na costa espanhola, dos mais informais, tipo pocilga, aos sofisticadões. Na versão à la ¡VENGA!, as pequenas porções permanecem na base dos acepipes a serem degustados e as paellas, claro, são estrelas máximas, tipo Penélope Cruz em filme de Almodóvar.

Venga

Quitures ibéricos em Copacabana: paella mar y montaña do ¡Venga! Chiringuito (Foto: Rodrigo Azevedo / Divulgação)

Venga

Para deixar de lado a Garota de Ipanema e se entregar à guitarra flamenca de Camarón de la Isla: trio de frituras del mar ¡Venga! Chiringuito (Foto: Rodrigo Azevedo / Divulgação)

Entre o salão e o deck, o projeto arquitetônico permanece na mão da dupla que pôs de pé os outros três pontos da rede: Chicô Gouveia e o light designer Maneco Quinderé, o que de cara já deve dar uma afastada naquela turma “bate-calçada”, que usa legging de animal print full color com meia canelada branca esticada até o joelho e responde a assovio, provando que que nessa nova Copacabana pós-Museu da Imagem e do Som podem existir redutos perfeitinhos para quem está no topo da cadeia alimentar fashion e até curte a mistureba, pero no mucho, não socializando jamás con el pueblo a menos de 20 módicos metros.    

Venga

¡Venga! Chiringuito: décor bacanudo em plena praia de Copacabana, chez Chicô Gouveia e Maneco Quinderé (Foto: Rodrigo Azevedo / Divulgação)

Os frutos do mar são destaque e a proximidade com a Colônia de Pesca do Posto 6 só ajuda. Vale experimentar as opções de arroces e fideuás preparados à vista da clientela. “Agora ganhamos espaço para servir uma maior variedade de paellas durante todo o dia”, conta um entusiasmado Fernando Kaplan, quase batendo as castanholas.

CHIRINGUITO_Sangrias_Tomás Rangel(1) final

Sangria desatada no gargalo: Esqueça a jarra! A onda no Chiringuito é substituir o gatorade pela típica bebida espanhola e lavar a alma após o treino (Foto: Tomás Rangel / Divulgação)

Para bebericar, sucos frescos e as sangrias da casa engarrafadas para quem quiser dar um rolezão básico na areia ou levar para casa. Como ÁS é habituê da casa e costuma pantagruelicamente deglutir croquetas de jamón e os falsos mini risotinhos com crisps de Parma, óbvio que este jornalista vai tirar do armário o modelito de “Oye, cabrón!” e dar aquela pinta lá o mais rápido possível para conferir tudinho…

Serviço:

¡Venga! Chiringuito

Av. Atlântica, 3880 – Copacabana

Tel.: (21) 3264-9806 / (21) 3264-9822

92 lugares

De segunda a quarta, das 12h à meia noite. Quinta a sábado, das 12h à 1h. Domingo, das 12h à meia noite.

Aceita todos os cartões.

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.