*Por Guilherme Junqueira Foti e Alexandre Schnabl

Incansável, a Verve Galeria , em São Paulo, continua em seu périplo para apresentar boa arte. A próxima de suas exposições temporárias vai ser “15 Fotógrafos” que, sob a curadoria de Ian Duarte Lucas e coordenação de Allann Seabra, vai oferecer a partir dessa terça-feira (22/8) o fino cardápio de dezoito fotografias de quinze fotógrafos diferentes, cada um com seu olhar único.

São eles: Armando Prado, Beatriz Albuquerque, Cristiano Mascaro, Flavio Samelo, Gabriel Wickbold, Guilherme Licurgo, Jairo Goldflus, Janaina Matarazzo, Juan Esteves, Kikyto Amaral, Luisa Malzoni, Luiz Bhering, Pierre Verger, Roberto Cecato e Vania Toledo.

Obra de Cristiano Mascaro na expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

A mostra é plural. Alguns flertam em linguagem direta com a arte num resultado que se aproxima de quadros, caso dos celebrados retratos de Gabriel Wickbold, artífice da explosão de cores. Outros são conhecidos pela sua porção fashionista, e rola quem se fez explorando com talento, através de suas lentes ímpares, o mundanismo do grand monde brasileiro em nus arretados, através dos quais extrai a alma dos fotografados, caso de Vania Toledo.

Obra de Flavio Samelo para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

Há aqueles que se encontram nessa exibição aparentemente deslocados de sua habitual zona de conforto, como Jairo Goldflus, reconhecido pelas suas capas e editoriais com celebridades, mas que oferece agora outro paladar ao público: duas belas naturezas mortas tratadas com o mesmo afinco com que o moço costuma clicar celebridades.

E está presente aquele cujo conjunto da obra ganhou contornos sociológicos inegáveis ao longo das décadas: o francês mais baiano do pedaço, Pierre Verger (1902-1996). Uma lenda.

Obra de Jairo Goldflus para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

A coletiva procura destacar o ar investigativo e provocador da fotografia, enquanto explora a visão autoral de cada um dos artistas em meio a uma enxurrada de imagens diversas, nas quais o cotidiano entra em cena com onipresença artística. Sob as lentes dos fotógrafos, cenas comuns e tradicionais do dia a dia viram peças de arte da mais fina sensibilidade.

Obra de Armando Prado para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

Obra de Jairo Goldflus para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

Obra de Janaina Matarazzo para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

Partindo do ponto de vista desses olhares únicos, a exposição apresenta imagens que exploram a complexa relação entre o tempo e o espaço. São todas obras em preto & branco, unidas pela eterna busca entre luz, sombra e contrastes perfeitos, sem tema específico, mas que vão de encontro umas com as outras numa espécie de cadeia complementar involuntária.

Indo um pouco mais a fundo: fotos em P&B que trazem uma estética artística poderosa são  capazes de tirar a beleza do conceitual para o real, a ponto de até se tornarem registros históricos.

Obra de Kikyto Amaral para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

Obra de Luisa Malzoni para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

Obra de Luiz Bhering para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

“No tempo das várias velocidades, em que as imagens continuam sendo as principais mediadoras entre nós e o mundo, o olhar sempre atento dos fotógrafos tem a virtude de descortinar novas perspectivas, verdadeiras janelas de consciência para uma realidade que necessita de cada vez mais compreensão”, ressalta Ian Duarte Lucas.

Obra de Pierre Verger para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

Obra de Pierre Verger para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

Obra de Roberto Cecato para a expô “15 Artistas”, que começa nesta terça 22/8 na Galeria Verve, SP (Foto: Divulgação)

Serviço:

Exposição “15 Fotógrafos”

Artistas: Armando Prado, Beatriz Albuquerque, Cristiano Mascaro, Flavio Samelo, Gabriel Wickbold, Guilherme Licurgo, Jairo Goldflus, Janaina Matarazzo, Juan Esteves, Kikyto Amaral, Luisa Malzoni, Luiz Bhering, Pierre Verger, Roberto Cecato e Vania Toledo

Curadoria de Ian Duarte Lucas e coordenação de Allann Seabra

Vernissage dia 22/8, terça-feira, às 19h

De 23/8 a 23/9

Verve Galeria

Rua Lisboa, 285, Jardim Paulista, São Paulo – SP

Tel: (11) 2737-1249

De terça a Sexta, de 10h às 19h

Sábados, de 11h às 17h

www.vervegaleria.com

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.