A polêmica já começa na hora de escrever: loira ou loura? As duas formas estão corretas, mas, pessoalmente, prefiro loura, porque loira me soa tão falso quanto a expressão “loura de farmácia”. Seja qual for a grafia, não há como negar que uma cabeleira dourada atrai os homens e desperta a inveja das mulheres. Mas, atenção, meninas: ser loura pode significar o melhor dos sonhos ou o pior dos pesadelos. Se você não acredita, pergunte a seu cabeleireiro.

Fake ou verdadeiras, as louras também costumam ser alvo de piadas e brincadeiras. Algumas mais agressivas, como “loura burra” ou “mulher não fica velha, fica loura,” outras mais leves, como “os homens preferem as louras, mas casam com as morenas”. Preconceitos à parte, não duvidem se a expressão loura burra tiver sido criada por uma morena invejosa. Mas por que tantas mulheres desejam se tornar uma blonde a qualquer preço?

Atualmente como a trambiqueira Atena em "A regra do jogo", Giovanna Antonelli usa a lourice como charme plus na hora de aplicar os golpes (Foto: Divulgação)

Atualmente como a trambiqueira Atena em “A regra do jogo”, Giovanna Antonelli usa a lourice como arma extra na hora de aplicar os golpes (Foto: Divulgação)

Para entender esta compulsão pela lourice, temos que compreender que o blond power é um fenômeno mundial. Hollywood construiu a imagem das vênus platinadas a partir de Jean Harlow, nos anos 1930, um dos primeiros símbolos sexuais do cinema americano. Daí em diante, louras falsas ou verdadeiras, como Marilyn Monroe, Mary Pickford, Marion Davies, Mae West, Marlene Dietrich, Janet Leigh, Kim Novak, Grace Kelly, Sharon Stone, Charlize Theron, Nicole Kidman, Scarlett Johansson e Cameron Diaz, passaram a dominar a cena. A televisão brasileira também costuma apostar em tons claríssimos para sensualizar personagens de novela.

Além das legalmente louras, como Carolina Dieckmann, Fernanda Lima, Patrícia Pillar, Letícia Spiller, Giovanna Ewbank e tantas outras, atrizes de cabelos castanhos claros ou escuros, como Isabelle Drummond, Claudia Abreu, Giovanna Antonelli, Cleo Pires, Paolla Oliveira, Deborah Secco e Sophie Charlotte, volta e meia surgem na telinha com fios platinados. Resultado: as simples mortais acabam querendo copiar o look das divas. Se alguém duvida, basta conferir as estatísticas das principais marcas de coloração: louros são os tons mais pedidos nos salões. Para o próximo verão, além das tonalidades platinadas, como o ice blond, hit desse inverno, uma nova técnica de mechas chamada bronde chega para iluminar até mesmo os cabelos escuros no próximo verão.

 

Joia rara: de novela em novela, Carolina Dieckmann flana por diversos tons de louro sem nunca abrir mão de sua identidade (Foto: Divulgação)

Joia rara: de novela em novela, Carolina Dieckmann flana por diversos tons de louro sem nunca abrir mão de sua identidade (Foto: Divulgação)

Look natural

Então fica combinado assim: tons claríssimos para as louras e mechas bronde para as morenas. E nada de transformações radicais, nem de tons artificiais. Vamos celebrar a naturalidade, porque ela nunca sai de moda. Louros frios, como o ice blond, continuam em alta. Platinados, quando bem-feitos e adequados à cor de pele, transmitem glamour e sofisticação.

Joia Rara

Gélida como um iceberg: a sempre loura Mariana Ximenes assume aspecto fatal em produções como “Joia Rara” (Foto: Divulgação)

A colorista Viviane Siqueira, do salão carioca Pierre Louis Coiffeur, ressalta que o ice blond combina  mais com mulheres de pele clara e rosada. Expert em platinados, ela recomenda uma avaliação do estado do cabelo antes de colorir ou descolorir os fios. “Quanto mais claro o tom, mais delicado e incisivo o processo de descoloração, o que deixa os fios bastante sensíveis.” Segundo ela, a descoloração pode ser feita com pós descolorantes, que clareiam até oito tons, ou tintas clareadoras, que clareiam até cinco tons. A escolha vai depender da cor natural do cabelo e da análise do profissional.  “Uma tonalidade claríssima pode exigir várias sessões para alcançar o resultado.”

Quanto às mechas, Viviane ainda prefere a técnica 3D, que produz um efeito tridimensional nos fios. “A técnica, que utiliza três ou mais tons diferentes, dentro da mesma família de cores, dá mais leveza e naturalidade ao look. Com o movimento do cabelo, as mechas se misturam, criando uma espécie de ilusão de ótica com um tom sobre tom”, explica. Ela explica que a opção por trabalhar as mechas na vertical, horizontal ou transversal vai depender do resultado que se quer obter e do tipo de corte de cada cliente. “O ideal é que sejam feitas longe da raiz, para não marcar”, recomenda.

I Love Paraisópolis

Vilã cômica em “I Love Paraísópolis”, Letícia Spiller prova que não tomar cuidado com uma loura ardilosa pode ser pecado tão mortal quanto deixar as madeixas “blondies” ao relento (Foto: Divulgação)

Mas a aposta mais certa para o verão são as mechas Bronde. A técnica de coloração, que combina marrom (brown) com louro (blonde), fica bem em todos os tipos de cabelo e tons de pele. A novidade já está na cabeça de celebridades como Jennifer Lopez, Izabel Goulart, Olivia Palermo e Jessica Biel. Mais natural do que a balayage, mistura mechas horizontais e verticais com vários reflexos. Elas iluminam a frente do cabelo, o contorno do rosto nas laterais e próximo à nuca, onde o efeito é mais claro, para proporcionar maior luminosidade. Usam-se tons de castanho, caramelo, marrom e dourado, marrom e platinado. Já as babylights, uma versão ainda mais sutil e natural das mechas californianas, são feitas em todo o cabelo, desde a raiz até a ponta. A técnica cria efeitos naturais por toda a cabeça, de maneira homogênea, um ou dois tons acima da cor natural dos fios.

JLo em versão "bronde": latina que deu certo em Hollywood e no showbiz, JLo tem suavizado a morenice no red carpet à base do visual "bronde" (Foto: Divulgação)

JLo em versão “bronde”: latina que deu certo em Hollywood e no showbiz, JLo tem suavizado a morenice no red carpet à base do visual “bronde” (Foto: Divulgação)

Acerte o tom

Transformar-se em uma vênus platinada não é para quem quer, mas sim para quem pode. A cor natural dos cabelos, da pele e dos olhos vai determinar a escolha do tom de louro. Mas até negras e orientais, como a apresentadora Sabrina Sato e a cantora Beyoncé, também podem virar blondes. Veja estas dicas.

* Quanto mais clara a pele, mais claro pode ser o cabelo. Mas isso não significa obrigatoriamente tonalidades platinadas. Tons como bege, dourado e louro claríssimo iluminam rostos rosados.

* Para as morenas, a dica é manter a base em louro escuro e fazer mechas mais claras, em tonalidades douradas. Evitar nuances platinadas, porque brigam com a cor de base.

* Negras também podem aderir às mechas usando cores mais escuras na raiz e sucessivamente mais claras em direção às pontas. Combinar tons de dourado e acobreado faz um bom efeito.

No ponto: antenadíssima, Izabel Goulart é uma das brasileiras que já antecipou o visual "bronde" do próximo verão (Foto: Divulgação)

No ponto: antenadíssima, Izabel Goulart é uma das brasileiras que já antecipou o visual “bronde” do próximo verão (Foto: Divulgação)

Cuidados essenciais

Anote uma dica dos experts em coloração para evitar aquele horroroso tom alaranjado, amarelado ou desbotado: matizar o louro de acordo com o tom de preferência – dourado, perolado ou gelo. Para conseguir este efeito, a hairstylist Ana Tild, do Studio A, na Barra da Tijuca, sugere as nuances Milkshake de Diarichesse e Dialight. Já o colorista Lutti Mattos, do salão Esmell Leblon, lembra que as louras devem evitar xampus e cremes com pigmentos. “O cloro, presente na água do chuveiro, e xampus matizadores tiram o brilho e podem alterar a cor dos cabelos claros, pois depositam pigmentos nos fios.

Ele indica a linha Resistance, de Kérastase para manter o brilho e intensidade da cor. Viviane Siqueira concorda e recomenda lavar a cabeça com um shampoo silver (de tonalidade roxa) de uma a duas vezes por semana. Sobre os matizadores, ela diz que devem ser utilizados com cuidado, “porque o uso excessivo pode deixar os fios azuis ou até mesmo com cor de chumbo.”

Jessica Biel: estrela é mais uma da trupe de morenas de Hollywood a suavizar a aparência com o estilo “bronde” (Foto: Divulgação)

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.