Já foi tempo em que o hoje desprestigiado ovo de codorna era considerado acepipe cool, acompanhado do famigerado molho rosê e fazendo dobradinha com a “sacanagem”, o indefectível trio no palitinho com rodela de salsicha, queijo prato e pimentão. Hoje, servir ovo de codorna em coquetel equivale a dizer em alto e bom som que é cafona de carteirinha, do tipo que considera Sonia Mamede uma gata (alguém se lembra dela?), que tem a idade de quem viveu no Brasil o pseudo chiquê das décadas pré-alta gastronomia ou pior: que frequenta as domingueiras da Grande Família, ao lado de Lineu e Nenê. Mais do susto, bandeira de vovô garoto. Mas, como tudo que vai volta, aos poucos essa simpática iguaria vai sendo reabilitada: agora é a vez da Bráz trazer os ovinhos fofos para o lançamento de sua pizza da outono, a Poverello.

Pizzaria Bráz - cardápio e divulgação - 22/03/2016 - foto Leo Feltran

Ovo de codorna é vedete na Poverello, nova pizza da estação na Bráz: iguaria ganha ares fofos na receitinha rústica da casa (Foto: Leo Feltran / Divulgação)

Utilizado pela primeira vez em receita de pizza como protagonista absoluto, o ovo de codorna ressurge das cinzas com pompa e circunstância, prometendo sair do limbo em alto em bom som, no mesmo barulhinho com que John Travolta foi resgatado ao star system hollywoodiano em Pulp Fiction e mais recentemente Michael Keaton retornou à berlinda no ótimo Birdman (ou a inesperada virtude da ignorância).

michael keaton 2 final

Qualquer semelhança é mera coincidência, mas faz sentido: assim como os ovos de codorna resgatados na Poverello, o astro Michael Keaton também amargou décadas de “fritura” (Foto: Reprodução)

No fundo, é a volta dos que não foram porque no íntimo ninguém nunca deixou de comer aquele ovinho de codorna no bufê amigo, dentro de uma saladinha qualquer, nem que fosse no restaurante a quilo. Mas, de volta ao pódio com destaque digno de estardalhaço, é no Bráz que o “moço” ressurge das cinzas como estrela da nova pizza da estação.

Pizzaria Bráz - cardápio e divulgação - 22/03/2016 - foto Leo Feltran

Novíssima Povarello na Bráz: visual divertido para alegrar adultos e criar argumento pra criança não deixar comida no pato (Foto: Leo Feltran / Divulgação)

A Poverello traz o ovo acompanhado por muçarela (medo de escrever essa palavra com cedilha. Quem foi o “inteligente” que afirmou que um país com dimensões continentais precisaria igualar seu português ao de países diminutos tipo Timor-Leste e São Tomé e Príncipe? Lucélia Santos?), cebola levemente caramelizada e aliche. O mix de ingredientes promete surpreender. A novidade fica em cartaz até o final de junho no cinema, ops, na Bráz mais próxima de sua casa, Jardim Botânico ou Barra da Tijuca, no caso do Rio. (Preço: R$68 média/ R$76 grande)

No mais, vamos combinar: esse ovo pequenininho é carismático para cacete, enfeita o prato e aquela música do repertório brega brazuca faz mesmo todo sentido: “Eu quero de codorna para comeeeer e o meu problema você tem que resolveeeer…”, rs.

Em tempo: a massa integral lançada para o verão 2016 agora entrou de vez no cardápio e pode ser pedida em qualquer sabor. Para comer sem culpa, meu bem!

Serviço:           

Bráz – Rua Maria Angélica, 129, Jardim Botânico. Tel.: 2535-0687. (300 lugares). Horário: Domingo a quinta, das 18h30 à 00h30; sexta, sábado e domingo, das 18h30 às 01h30. C.c: todos. C. d.: Redeshop e Visaelectron. Manobrista.

www.brazpizzaria.com.br

Bráz Barra – Av. Érico Veríssimo, 46, Barra da Tijuca. Tel.: 2491-7170. (300 lugares). Horário: Domingo a quinta, das 18h30 à 00h30; sexta, sábado e domingo, das 18h30 às 01h30. C.c: todos. C. d.: Redeshop e Visaelectron. Manobrista.

www.brazpizzaria.com.br

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.