* Com Uyara Teixeira

32 marcas se apresentaram na 45ª edição da São Paulo Fashion Week, que terminou nesta última semana, dando prosseguimento aos lançamentos iniciados com a 5ª edição do Veste Rio e a 22ª do Minas Trend. Entre estreias avassaladoras  – como a coleção feminina de João Pimenta, a Modem, a agênero levada da breca LED e a carioquíssima Handred  – e outras nem tanto tanto – como a Beira, bem bonita, mas sem nada de novo no front, uma mesmice em termos de minimalismo -, alguns temas são ponto pacífico, tanto do alto inverno 18 quanto da primavera-verão 18/19, já que algumas labels optaram pelo see now buy now, outras por mostrar a próxima estação. Confira!

Xadrez: Do príncipe de gales ao vichy, ele é destaque! Se a passarela do Minas Trend preferiu enfatizar as litras, na SPFW ele é vedete!

Xadrezes na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita, João Pimenta, A.Niemeyer, Apartamento 03 e Reinaldo Lourenço (Fotos: Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

Assimetria: o combate à monotonia nos shapes continua encontrando eco nas composições desiguais. Para reforçar esse aspecto, valem até babados e franjas que percorre o torso em movimentos inesperados.

Assimetria na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita, Lenny Niemeyer, Lilly Sarti, Fabiana Milazzo, Top 5, Karine Fouvry e Ronaldo Fraga (Fotos: Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

Temporada babadeira: babados assimétricos, em cascata ou em maxi volumes. É tempo de se render à latinidade através desse recurso, que comparece em versões pouco óbvias: em geral menos tropicalistas e mais gráficas!

Babados na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita, João Pimenta, A.Niemeyer, Apartamento 03 e Reinaldo Lourenço (Fotos: Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

À moda da Praia: como nesta época, as grifes de moda praia se encarregaram de colorir a maior semana de moda da América Latina. Entre as tropicalidades da Água de Coco, a chiquetude de Lenny Niemeyer e a ambiência lolipop da Salinas,  a Borana renovou o segmento e Amir Slama deu uma bela crescida. No geral, florais, folhagens, grafismos sixties, colorblocking e preto & branco são highlights.

Beachwear na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita, Água de Coco, Borana (Top 5). Amir Slama, Lenny Niemeyer e Salinas (Fotos; Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

Beachwear na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita, Água de Coco, Lenny Niemeyer, Amir Slama, Borana (Top 5) e Salinas (Fotos: Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

Amarelo: eles já estão em alta há algum tempo e agora estão no ápice. Poucas coleções não apresentaram pelo menos uma versão da cor, entre gamas forte ou candy. Bom aproveitar logo a cor, antes que ela entre em curva descendente. E não esquecer de que vem Copa do Mundo logo aí…

Amarelos na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita, Modem, Osklen, Apartamento 03, João Pimenta, e LED (Top 5) (Fotos; Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

Verdes: prepara! Eles estão vindo com força total. Nos próximos meses, verde é must have. E ainda, pelo mesmo motivo do amarelo, ainda tem o reforço da Copa!

Verdes na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita, Juliana Jabour, Gloria Coelho, Fernanda Yamamoto, Ratier e Borana (Top 5) (Fotos; Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

Corais & laranjas: poucas coleções não apostaram na força das gamas quentes. Mesmo quando a escolha do estilista seguia pelos neutros, eram os vermelho,corais ou laranjas que tratava de iluminar os caminhos da moda.

Corais e laranjas na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita, Ponto Firme, Modem, Salinas, Reinaldo Lourenço e Lenny Niemeyer (Fotos; Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

Terrosos: eles já preparam o terreno para a avalanche africana que promete daqui a pouco invadir novamente a moda. E se ajustam ao mood western que já começa a pipocar aos poucos, de novo! Bem verdade que os marrons devem mesmo se tornar o novo pretinho básico no inverno 19, mas, atenção: eles já estão aí!

Tons terrosos na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita, Ronaldo Fraga, Projeto Ponto Firme, A.Niemeyer, Fernanda Yamamoto e Lilly Sarti (Fotos; Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

Lavandas: quem não tem cão, caça com gato. No caso, as gamas pastel são ótima opção para dar aquele renovada cool no guardarroupa. E, entre todas elas, os tons de lilás, sejam eles lavanda ou hortênsia, saem em disparada. Fique alerta!

Lavanda na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita, Fernanda Yamamoto, Fabiana Milazzo, Juliana Jabour, Lenny Niemeyer e Vankoke (Top 5) (Fotos; Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

Monocromia: a aposta continua alta. Looks monocromáticos, em cores fortes ou pastel, permanecem como uma proposta intensa e praticamente todas as coleções. Convenhamos: a ideia, que se adapta ao  momento econômico, além de tudo é a exata tradução da intercessão entre o exagero oitentista e o minimalismo noventinha. E funciona como contraponto ao colorblocking, que também voltou com tudo. Caia de cabeça!

Xadrezes na 45ª edição SPFW: da esquerda para a direita,Reinaldo Lourenço, Samuel Cirnanscki, Gloria Coelho, Fernanda Yamamoto e Apartamento 03 (Fotos; Zé Takahashi / FOTOSITE / Divulgação)

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.