* Por Fátima Telles

Giovanna Antonelli tem borogodó. Sim, quem em sua sã consciência duvidaria do seu brilho? De volta em A Regra do Jogo“, ela mais uma vez sacode a audiência e mostra o porquê de ser considerada um furacão: além de conquistar a simpatia do público, domina a cena e sua personagem – a divertida estelionatária Atena – como sempre ganha as ruas e dita a moda. Dessa vez, faz dupla mais uma vez com Alexandre Nero, dobradinha que já havia dado liga em “Salve Jorge“, e que agora novamente caiu no gosto do público. De olho nesse fenômeno, ÁS foi conversar com a moça e investiga seu carisma.

Novela nova, carisma, gosto popular e campeã de vendas: presença iluminada na TV de Giovanna Antonelli já virou rotina de consumo Foto: Divulgação) novela nova

Novela nova, carisma, gosto popular e campeã de vendas: presença iluminada na TV de Giovanna Antonelli já virou rotina de consumo Foto: Divulgação)

“Caxias”, como se classifica, a moça entrega-se a cada papel com muita garra e estudo. Além desse talento consagrado, Giovanna vem mostrando também sua faceta como empreendedora. A atriz é uma das sócias do restaurante Pomar Orgânico, na Barra da Tijuca e da Clínica GIOlaser, com 10 unidades franqueadas e linha de cosméticos própria (GIOlaser). Também assina coleções de sapatos, esmaltes, joias folheadas e é só ligar a TV para vê-la em vários comerciais.

Casada há seis anos com Leonardo Nogueira, diretor geral de Malhação é mãe das gêmeas Antônia e Sofia, 4 e Pietro, 10, do casamento com o ator Murilo Benício. “Estava gravando no período em que eles entraram de férias e foi “barra” para me desdobrar em mil. Mas sempre dá certo”, conta.

Estelionatária cheia de charme

Atena, como é conhecida, ou Francineide dos Santos, seu nome na identidade, é uma mulher livre, amoral, rápida, inteligente, bem humorada e uma verdadeira 171. Consegue o dinheiro que gasta com sua vida de luxo, dando golpes. “Ela se apresenta como é desde o primeiro capítulo. Não tem máscara. É muito bacana lidar com gente sem máscara. Na verdade, existem muitas pessoas que têm vontade de falar coisas e não falam. Atena fala na bucha”, diz Giovanna.

Desvio de caráter: nesta segunda vez em que dá vida a uma vilã em novela de João Emanuel Carneiro, Giovanna Antonelli aposta na veia cômica e no tempero sexy (Foto: Divulgação)

Desvio de caráter: nesta segunda vez em que dá vida a uma vilã, Giovanna Antonelli aposta na veia cômica e no tempero sexy (Foto: Divulgação)

De olho na diretora

Para compor sua personagem, a atriz se inspirou em alguns trejeitos da diretora da novela, Amora Mautner. “Geralmente nos inspiramos em pessoas que admiramos e eu a admiro muito, pois é rápida, inteligente e fala coisas interessantes que anoto e uso na personagem”. A risada debochada e alguns bordões de Amora foram trazidos para Atena. Até o novo visual de Giovanna se parece com o da diretora, mas segundo a atriz, trata-se apenas de uma coincidência, sem intenção.

Arte imita a vida: jeitão da diretora de "A Regra do Jogo" é fonte de inspiração para Giovanna compor Atena (Foto: Reprodução)

Arte imita a vida: jeitão da diretora de “A Regra do Jogo” é fonte de inspiração para Giovanna compor Atena (Foto: Reprodução)

Sempre “rouba a cena”

Reynaldo Gianecchini certa vez a chamou de “a nossa Julia Roberts” e Alexandro Nero a comparou recentemente a um tsunami. Giovanna é assim, como ela mesma diz, “ligada em 220”(volts), e conquista a todos por ser simpática, humana, amiga e dedicada a seu trabalho. Seu marido, na estreia da novela, postou no Instagram “@gioanto indiscutível. Tirou onda de novo. Parabéns a toda equipe”. A verdade é que ela sempre “rouba a cena”. O que ela pensa disso? “Mito! A expectativa sempre é maior que o fato. A realidade é que tenho um presente na mão, essa personagem, com várias ‘tintas’ para brincar. Tenho o Nero, um parceiro querido, generoso, com muita troca e muita química. E o texto do João (Emanuel Carneiro) que vem pronto, está tudo ali, aliado à direção de Amora Mautner, com uma energia igual a minha. Estou apaixonada pela personagem e pela oportunidade de trabalhar com esse time incrível.”

Confira abaixo as diferenças entre as duas vilãs com que o autor João Emanuel Carneiro brindou Giovanna:

Vilã dita a moda

E como o que Giovanna usa nas novelas vira “febre”, os telefones da Central de Atendimento ao Telespectador, da Globo (CAT), não param de tocar. Tudo para saber onde conseguir as roupas, os óculos (do tipo maxi), as gargantilhas, os anéis giga e até unhas e cabelos de Atena. Giovanna vibra com isso. Dá palpites, ajuda nas pesquisas, pois para ela 50% na composição da personagem parte da caracterização. “Eu e a Marie (Salles– responsável pelo figurino da novela) trocamos e-mails o tempo todo. Mando referências do que vi em algum lugar.”

15 anos, a fama, várias novelas e três grandes momentos como lançadora de modismos. Confira abaixo:

O figurino da personagem é de matadora. Inclui roupas de couro poderosas, fendas insinuantes, peças assimétricas, sobreposições, sandálias stiletto, botas, gargantilhas douradas tipo dominatrix, anéis em vários dedos e até pulseira de mão. As unhas, com a técnica negative space (parte da unha fica sem esmalte e parte na cor preta), foi referência tirada de desfiles internacionais. Ela veste as tendências e, com certeza, seus looks vão se tornar febre nas ruas. E virão mais coisas por aí!

Carisma e credibilidade

A novela mal começou e a atriz já lançou uma série de novidades, como a linha de esmaltes (Colorama), joias folheadas (Rommanel) e sapatos (Arezzo). “Interfiro em tudo nas minhas coleções, nas cores dos esmaltes, nos formatos das joias e também participo ativamente na minha clínica e no restaurante. Se não for assim, não tem a menor graça! Não quero construir algo para mim que os outros façam. Quero poder realizar o que eu sonho.” Não por acaso, durante a festa de lançamento da novela, ela falava com seus sócios do restaurante Pomar Orgânico por mensagens de celular. É que a empresa estava com um quiosque montado no evento Rio Gastronomia e Giovanna fica atenta a tudo.

Quase quarentinha

Em 18 de março de 2016, a atriz completa 40 anos. Crise? “Não vivo de crise, vivo de prazer! É muito mais inteligente!” E realmente não precisa se preocupar. Em plena forma, ela emagreceu bastante para esse papel, já que a personagem e seu figurino pedem uma mulher mais magra. “Prefiro não falar em quilos que perdi. Trabalho com medidas”, explica. Graças ao conceito orgânico e saudável de seu restaurante, Giovanna aprendeu a alimentar-se bem. Gosta de um bom nhoque de batata baroa, come massas, mas de arroz, queijo cabra e feta, limão siciliano e amêndoas. Adora água alcalina, com teor de cloro e flúor reduzidos e sem metais pesados em sua composição. Mas admite que quando está de férias é quase como “comer, rezar e amar”. Há dois anos ela não abre mão também do crossfit, atividade física que realmente vem mantendo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na onda da Globo

No início de cada novela há uma preocupação constante: será que a trama vai emplacar? O Ibope do horário das nove tem sido cruel. Para a atriz, a cada trabalho iniciado, as expectativas são sempre as maiores e melhores. “Todo mundo se dedica para obter excelentes resultados, mas ninguém sabe o que vai acontecer, não só na área artística, como na empresarial. A equipe se empenha 100%, dando o seu melhor. E seja o que Deus quiser. Está lançado ao Universo”, diz.

Marcada pelo alto astral: na sua trajetória, Giovanna Antonelli subverte a máxima de 'quem ri por último ri melhor', provando que a gargalhada aberta é o melhor aditivo para estar no topo do início ao fim (Foto: Divulgação)

Marcada pelo alto astral: na sua trajetória, Giovanna Antonelli subverte a máxima de ‘quem ri por último ri melhor’, provando que o bom humor é o melhor aditivo para estar no topo do início ao fim (Foto: Divulgação)

Trabalhada na reza

E falando em Universo, a atriz não se descuida da fé e da espiritualidade. “Rezo para tudo, Ganesha, Buda, São Jorge. Quando vou ao mar peço proteção a Iemanjá. Minha bolsa é trabalhada nos santos, terços e pedras. Para mim, santos de devoção são todos. Tenho uma relação ótima com essa turma e na minha carteira levo vários.” E é com esse humor, simpatia e muita dedicação ao que faz, que Giovanna só colhe boas energias!

* Com artigos publicados nas principais revistas do país, blogs e sites, a jornalista tem bagagem em mídias digitais e content marketing, fazendo da delicadeza seu trunfo para extrair depoimentos das celebs. Mas não se deve confundir seu aspecto doce com serenidade. Amante de programas de viagem, a carioca é fogo! Sagitariana com ascendente em áries, defende as filhas com ímpeto de mãe-ursa – “elas são tudo para mim!” – e vai da água para o vinho: saboreia um suco de melancia na voracidade com que se entrega a churrascos.

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.