*Por Guilherme Junqueira Foti

Verdade seja dita: o mundo está cada vez mais dependente da tecnologia, mas o que pegou em cheio mesmo foram os apps, redes sociais e sites que organizam hotéis, viagens e o que for possível, poupando o pouquíssimo tempo, mercadoria cada vez mais rara. Cada minuto vale ouro, inclusive no mundo da moda, volátil em sua sazonalidade e frenético na rotina de quem trabalha no meio, sempre sem um segundo a perder. De olho nas necessidades desse nicho, um quarteto que ama devices uniu forças para criar e fazer decolar o It Model, plataforma que se dispõe a aproximar modelos, agências e profissionais da área, numa espécie de rede social que agrega diversas ações para facilitar as coisas. Como no Tinder, It’s a match!

Quatro fantásticos e seus pufes pink: da esquerda para a direita, os sócios Icaro Caldeira, Fabio Galvão, Jefferson Farnezi e Danilo Iannone – jovens por trás do aplicativo It Model, que facilita a vida de modelos e clientes (Foto: Divulgação)

Tudo começou em 2012 quando Fábio Galvão trabalhava em um evento e precisou encontrar uma modelo fluente em francês. Daí veio o insight para começar a matutar uma solução prática para esse tipo de demanda. Quem está nos bastidores sabe a complicação que é encontrar a modelo perfeito para determinados ensaios, desfiles, eventos, e por aí vai. Pois bem, o rapaz amealhou três sócios – Danilo IannoneIcaro Caldeira e Jefferson Farnezi – para, em 2014, mergulharem de cabeça no projeto. Foram dois anos de desenvolvimento, passando por testes e estudos necessários para chegar ao seu pleno funcionamento.

Em janeiro de 2016 o It Model já estava no ar, tanto no site quanto no smartphone. Em seis meses já recebia quase cinquenta e cinco mil perfis, entre modelos profissionais e iniciantes. Agora, com o aprimoramento de novos aplicativos e facilidades, a expectativa é de que a plataforma ganhe, em média, cento e cinquenta mil novos cadastros até o final deste ano.

O perfil de cada modelo inclui dados de contato do modelo ou de sua agência, medidas, fotos, um resumo de seus principais trabalhos e link para o Instagram, outra forma de vitrine. Com um composite completo dos profissionais na tela, o encontro entre as necessidades dos profissionais e o mercado acaba rolando mais naturalmente que flerte em trio elétrico.

Mas o serviço não para por aí: o site ainda traz o clube de assinaturas Rumo à Fama,  voltado aqueles candidatos aos castings e exportação de materiais de apresentações, algo à la “golden membership”. Em breve, aulas online vão ser disponibilizadas, com tutoriais e o que mais for necessário para que os usuários possam fazer suas apresentações e registros fotográficos da forma mais profissional possível. Mas, a turma da caderneta de poupança não fica inteiramente desguardada pelo site: o It Model também dispõe de serviços gratuitos, mas com opções e recursos bem mais limitados.

Além disso, o serviço engloba o It Club, clube cheio de vantagens aos modelos associados que dá acesso a descontos e oportunidades de compra ou contratação de serviços em academias, spas, salão de beleza e lojas. Tipo milhagem.

E, como a ideia é não parar de crescer, o IT Model ainda conta com o Mural Fashion, e-commerce dedicado à roupas, acessórios e cosméticos, com descontos exclusivos para tops e digital influencers.

Fábio Galvão explica que o objetivo principal é divulgar as oportunidades de trabalho e intermediar o contato entre modelos e agências, em uma ferramenta online de scouter, e não o de agenciar os profissionais. “O It Model funciona também como uma espécie de ‘linkedin’ da moda. Muitas meninas e meninos que querem entrar neste mundo muitas vezes não sabem por onde começar ou por não terem acesso a uma agência na região”, destaca.

E completa: “A segurança da informação é uma premissa. Para garantir que a divulgação das informações seja verídica, fazemos um filtro manual e bem cuidadoso. Tanto profissionais quanto empresas cadastradas passam pelo ‘olhar’ cauteloso da equipe, que só coloca no ar os dados após aprovação de todos”.

Mas, já que o mercado é uma garota mais materialista que Marilyn Monroe e Madonna juntas, está nos planos dos jovens empresários também uma parceria com agências que desejem hospedar uma página exclusiva dentro da plataforma, trazendo ainda mais praticidade para a divulgação de modelos e contratação de castings, assim como a de maquiadores, fotógrafos e outros mil tipos de profissionais do ramo.

Serviço:

www.itmodel.com

https://www.facebook.com/beitmodel/

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.