Com 28 anos de estrada, o Azumi faz parte daquela primeira safra de japas que explodiu na Cidade Maravilha, marcando a descoberta dessa gastronomia pelos cariocas. Encravado no Lido, numa rua meio escondida de Copa, a casa sobrevive a modismos e resiste de pé como um velho sábio de filme de samurai, enquanto concorrentes abrem e fecham. Agora, os Ohara – o pai Isao e a filha Alissa – comemoram as quase três décadas de percurso ensinando os segredinhos tradicionais da família no Prosa na Cozinha, nos dias 20 e 27 de junho e 04 de julho, às 20h. Noite de ensinamentos profundos, tipo as obstinadas aulas que o mestre Pai Mei (Gordon Liu) dava para a Noiva (Uma Thurman) em Kill Bill“. Só que nada dolorosas…

A vida na ponta de uma katana: em “Kill Bil””, o Mestre Pei Mei ensinava Uma Thurman que é possível economizar uns trocados na psicanálise, se você souber fatiar alguém… (Foto: Divulgação)

Resultado: Beatrix Kiddo (Uma Thurman) aprende a resolver as desavenças na lâmina e vai para um restaurante japa em Tóquio fatiar oponentes com a destreza de uma sushiwoman (Foto: Divulgação)

Muito mais serenos, os mestres Alissa e Isao Ohara, do Azumi, ensinam os segredinhos da gastrô nipônica a comensais muito menos afeitos que Beatrix Kiddo a um tatame cortante, mas dispostos a fazer bonito na mesa de jantar. A dupla é a próxima convidada do Prosa na Cozinha a ministrar aquelas aulas de culinária bacanudas… (Foto: Reprodução)

Entre as lições dignas de um filme de Kurosawa, a dupla mostrará no dia 20 como se faz o Goma Ae de agrião, vegetal escaldado temperado no molho de gergelim levemente adocicado; Agedashi dofu, tofu frito no molho tradicional de dashi e o Okonomi Zushi, uma forma divertida e informal de comer sushi, com cada pessoa montando o seu com o recheio de preferência, tipo massinha de modelar.

Azumi no Prosa na Cozinha: Goma Ae de agrião, vegetal escaldado temperado no molho de gergelim levemente adocicado (Foto: Rio Art Com / Divulgação)

Já dia 27, a noite fica por conta do Sunomono, vinagrete de lula, pepino e alga wakame, seguido pelo Tekka Nasu, feito de berinjela no missô adocicado que virou um verdadeiro carro-chefe do Azumi, além do Battera. Por fim, no dia 4, rola o Namero, um tartare de peixe azul; Ika Sautee, composto por lula salteada com cogumelos e tempero picante, e o Kakiage Don, um comfort food à japonesa, com arroz quente e topping de tempura de lula com cebolinha ou camarão com cebolinha e molho tare.

Azumi no Prosa na Cozinha: Tekka Nasu, feito de berinjela no missô adocicado, iguaria que é sucesso na casa de Copacabana (Foto: Rio Art Com / Divulgação)

Azumi no Prosa na Cozinha: sushi de Battera (Foto: Rio Art Com / Divulgação)

Para participar: envie o -mail reserva@prosanacozinha.com.br ou ligue para o telefone (21) 3449-1002.

 

Serviço:

Prosa na Cozinha Jardim Botânico

Rua Lopes Quintas, nº 147 – Jardim Botânico

Tel: (21) 3449-1002 / 99777-2585.

Capacidade: 20 lugares.

Horário de funcionamento: De seg a sab de 12h a 00h. Dom de 12h a 18h.

Aulas temáticas de culinária a partir de R$ 170,00, com cerca de três horas de duração.

www.prosanacozinha.com.br/

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.