*Por Guilherme Junqueira Foti

Vai rolar nesta próxima quinta-feira (24/8) nova aulinha rega-bofe de primeiríssima no Prosa na Cozinha, da chef Manu Zappa: na vibe daqueles ensinamentos milenares chineses, a nova lição gastrocultural para amantes da boa mesa fica a cargo do Mr. Lam, um dos principais baluartes da culinária da terra de Confúcio no Rio. A noitada vai promover uma verdadeira viagem à China através de iguarias que são puro sucesso na casa.

O gostoso Prosa na Cozinha, de Manu Zappa, no Jardim Botânico (Foto: Reprodução)

A aula será conduzida pelo subchef Kwok Kam Chuí, ou simplesmente James – porque,afinal, se os chineses não simplificarem os nomes por aqui, a lingua enrola. Já basta ter que pedir wan tan. A coisa toda vai ter a pompa e circunstância que a ocasião pede: a aula será ministrada em chinês!

Mas, muita calma nessa hora! É claro que a proposta não é deixar os alunos e clientes perdidos em meio aos quase impronunciáveis fonemas do mandarim. Para que isso não aconteça, Eder Heck, gerente geral do Restaurante Mr. Lam e entendedor de todos os minuciosos detalhes da cozinha da casa, vai incorporar o tradutor simultâneo. Tipo exibição da noite do Oscar…

O Sqwab & Gambie, sucesso há 40 anos no Mr. Lam, comparece na aula gastrô do Prosa na Cozinha (Foto: Divulgação)

O cardápio da aula começa com o Sqwab & Gambie, uma das mais tradicionais criações que há quarenta anos surpreendem os clientes do chef. A onda é enrolar. Literalmente. A proposta é que cada comensal faça, no evento, seus próprios enroladinhos com cubos de frango finamente cortados e temperados, com alface e o famoso molho escuro da casa, finalizando com as verdinhas, sequinhas e crocantes gambies.

Os camarões Mr. Batista Prawns (Foto: Glenda Gabi / Divulgação)

Na parte marinha da noite, o Mr. Batista Pranws é a bola da vez. Para quem sequer imagina do que se trata, são aqueles camarões dos deuses do xintoismo, banhados em molho agridoce levemente apimentado e composto por nove especiarias, todas orientais. Festinha do dragão chinês perfeita para aguçar as papilas gustativas até mesmo de quem não é fã do crustáceo.

O Filet Red Angus do Mr. Lam vai marcar presença no Prosa na Cozinha (Foto: Divulgação)

O Arroz Frito do Mr. Lam vai marcar presença no Prosa na Cozinha (Foto: Divulgação)

Outro pratos cujo segredinho será revelado é o Red Angus, no qual lâminas de filé mignon salteadas com cebola, pimentões verdes e vermelhos, fazem a alegria dos kung fu pandas de todos os credos, finalizadas na wok com molho de sementes de soja desidratadas e acompanhadas por aquele arroz frito típico da culinária chinesa.

O misterioso Uhn Ehggi do Mr. Lam (Foto: Divulgação)

Para finalizar a noite quase com direito de dar beijo na boca de Zhang Zilin – celebrada atriz e modelo china que ganhou o Miss Mundo em 2007 – a chave de ouro será o famoso Uhn Ehggi, que atrai centenas de curiosos ao Mr. Lam ávidos para brincar com os sentidos: parece um ovo frito, mas, pegadinha: a sobremesa é na verdade uma esfera de maracujá sobre leito de cocada mole! De virar até olhinhos puxados…

Serviço:

Prosa na Cozinha

 Rua Lopes Quintas, 147, Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ

Tel: (21) 3449-1002

Aula “Preferidos do Restaurante Mr. Lam”

Dia 24/08, de 20h às 23h

As inscrições custam R$ 200 e podem ser feitas pelo telefone (21) 3449-1002 ou pelo site:

https://www.sympla.com.br/prosanacozinha

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.