Está dada a largada para a temporada inverno 2016 da moda brasileira com a 17ª edição do Minas Trend, que promete movimentar BH a partir desta terça-feira (6/10) até sexta (9/10). Compradores, jornalistas, blogueiras e fashionistas prometem fervilhar no pavilhão do Expominas, que engloba tanto o salão de negócios quanto os desfiles de nove grifes. A estreia fica por conta de Lino Villaventura, estreante no line up. Mas quem pensa que o designer deixa de marcar presença na São Paulo Fashion Week está enganado. Ele conta: “Fazer duas coleções ao mesmo tempo está me deixando enlouquecido, mas amo esses desafios. Em São Paulo, apresento peças mais conceituais, mais festa, mais sonho. Em Minas optei por desenvolver outra linha, com uma pegada mais comercial. Quem andou vendo alguns desfiles de Lino poucas temporadas atrás na SPFW sabe do que ele está falando, já que houve estação em que ele preferisse apresentar looks um pouco mais simplificados.

Simplificados, mas nunca menos elaborados porque, afinal, é Lino e quando se trata do paraense, a riqueza de texturas e bordados é fato. A presença dele no Minas Trend portanto é bem-vinda, pois o salão, conhecido pela força em roupa de festa e pelo aspecto artesanal, busca atualmente renovar essa tradição da moda mineira com outros ares, sem perder a pompa. Resta esperar até o fashion show do dia 7 para conferir o que Lino anda aprontando.

Lino Villaventura: o apreço pelos bordados e acabamentos suntuosos é o gancho para a inclusão do estilista no line up de desfiles do Minas Trend, que busca renovar o aspecto artesanal do evento com novas interpretações do luxo (Foto: Reprodução)

Lino Villaventura: o apreço pelos bordados e acabamentos suntuosos é gancho para a inclusão do estilista no line up de desfiles do Minas Trend, que busca renovar o aspecto artesanal do evento com novas interpretações do luxo (Foto: Reprodução)

Quem também deve causar bochicho no evento é Camila Queiroz, recém-egressa de Verdades Secretas. A modelo vertida em atriz comparece em dose dupla: faz presença vip no coquetel de lançamento da LN Deluxe. No dia 7, às 16h, o estande da marca no Expominas deve turbinar a feira de negócios, com jornalistas de celebridades querendo tirar casquinha da ex-Angel.

Camila Queiroz: recém-egressa de "Verdades Secretas", a dublê de atriz e modelo aproveita o gostinho da fama e estrela a campanha da LN (Foto: Divulgação)

Camila Queiroz: recém-egressa de “Verdades Secretas”, a dublê de atriz e modelo aproveita o gostinho da fama e estrela a campanha da LN Deluxe (Foto: Divulgação)

Mas essa não é á única aparição da moça no Minas Trend: ela também desfila para Fabiana Milazzo, que pela primeira vez oferece ao público peças em alfaiataria e brinco com os opostos entre masculino e feminino.

Croqui de Fabiana Milazzo: contraponto entre masculino e feminino (Foto: Divulgação)

Croqui de Fabiana Milazzo: contraponto entre masculino e feminino (Foto: Divulgação)

Apesar da crise, as brands fazem o que podem para despertar a atenção dos compradores e investem em temas diferenciados. Se Fabiana contrasta gêneros, Mabel Magalhães aposta na androginia, mas tem na plateia uma atriz que exala feminilidade pelos poros: Claudia Ohana.

Mabel Magalhães: androginia para agradar em cheio tanto as fãs de Marlene Dietrich quanto a turma que admira o visual choque de Bárbara Paz na vida real (Foto: Divulgação)

Mabel Magalhães: androginia para agradar em cheio tanto as fãs de Marlene Dietrich quanto a turma que admira o visual choque de Bárbara Paz na vida real (Foto: Divulgação)

Já a Vivaz mergulha no universo equestre, já que os cavalos andam presentes há pelo menos três gerações na vida da família que comanda a empresa. Mas a pegada promete ser lúdica, caindo no conto de fadas: ninfas, guerreiras e princesas revelam o mix de força com romantismo que pode existir dentro da essência humana. Espaço para unicórnios e queridos pôneis? Talvez. Mas potrancas como Luma Costa e Maria Joana são esperadas na front row.

Isabela e Camila Faria: clã Vivaz agora aposta nos cavalos na coleção e potrancas de responsa na plateia (Foto: Divulgação)

Isabela e Camila Faria: clã da Vivaz agora aposta nos cavalos na coleção e potrancas de responsa na plateia (Foto: Divulgação)

No salão de negócios, a Zhavin é pedra noventa: celebra a força do trabalho criativo no universo produtivo. Sua coleção “Minério Lapidado” é inspirada na geologia e o estilista Ricardo Pinto mergulhou na pesquisa de gemas, introduzindo o verde militar, terrosos e cinza na cartela de cores. Curioso, já que quando se imagina pedras preciosas, o coloridos que vem à cabeça é o mais exuberante possível. No contraponto, a J. Chermann viaja a Paris e traz peças com o olhar voltado para o lifestyle da cidade-luz e em personalidades radiantes como Coco Chanel e Karl Lagerfeld.

A Kalandra é outra que tem A capital francesa como tema do seu inverno. No caso, a elegância despretensiosa das parisienses é o enfoque, assim como o deslumbramento da Ópera Garnier, interpretados através de fendas, recortes, efeitos metalizados e peças enriquecidas com bordados em linha e soutaches.

Kalandra: arquitetura neobarroca francesa é mote para vestidos luxuosos (Foto: Divulgação)

Kalandra: arquitetura neo barroca francesa é mote para vestidos luxuosos (Foto: Divulgação)

Raquel Mattar, que já desfilou no evento, agora apresenta o outono-inverno no estande e tem a Turquia como referência, brincando com flores e borboletas e viajando nos elementos da tapeçaria local. Outra que foca na viagem é a Frutacor. Não uma viagem a um local específico, mas na atmosfera de recuerdos inesquecíveis, fragmentos de pequenas descobertas ao redor do mundo que ficam na memória. Claro que o tema, um tanto vasto, serve como ponto de partida para a grife revisitar décadas passadas, com apreço especial pelos 1960 e 1970s, além dos ninities, período que insistiu em retomar esses decênios anteriores.

inverno 2016 de Raquel Mattar: coisa de turco (Foto: Divulgação)

Inverno 2016 de Raquel Mattar: coisa de turco (Foto: Divulgação)

Juliana Manzini, além de criar os acessórios do desfile da Plural, unifica o céu e a terra através da geometria, com estrelas, cobras e flores misturadas a círculos e triângulos. E a Arte Sacra aproxima a moda da indumentária, criando coleção como se fosse figurino de peça teatral.

Arte Sacra: (Foto: Divulgação)

Arte Sacra: aproximação de moda e figurino (Foto: Divulgação)

Sempre presente no evento, a Cedro Têxtil, um dos principais fabricantes de jeans do país, vem com a corda toda. É apoiador oficial da estilista Natália Menezes na sexta edição do concurso Ready TO GO – que investe em novos talentos e traz dessa vez 10 jovens marcas. Natália pinta o sete, borra listas, brinca de Tomie Ohtake e mergulha shapes amplos no azul do oceano. Vale conferir.

Natália Manzini: colorido vívido da nova designer ganha o impulso da Cedro Têxtil (Foto: Divulgação)

Natália Manzini: colorido vívido da nova designer ganha o impulso da Cedro Têxtil (Foto: Divulgação)

Agenda

Line up 17ª edição Minas Trend

06/10 – terça-feira

11h – Vivaz

17h – Lucas Magalhães

19h – Faven

21h – Fabiana Milazzo

Anne Est Folle

07/10 – quarta-feira

17h – Lino Villaventura

19h – Plural

Llas

21h – Mabel Magalhães

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.