Na contramão da cena política, o Rio procura dar a volta por cima na conjuntura geral, pelo menos no que tange à moda. Se maio foi marcado pela primeira edição do Veste Rio –  misto de salão de negócios para o setor profissional e ponta de estoque para o grande público –, por outro lado, o mês termina com um inédito desfile da Louis Vuitton, que escolheu a cidade maravilha como cenário para sua cruise 2017 e a expectativa com o Rio Moda Rio, evento que acontece de 14 a 18 de junho no Píer Mauá, reconfirmando a urbe como parada obrigatória nos eventos internacionais de estilo. Todos os eventos enfatizam a vocação da cidade como plataforma para alavancar imagem. Mas, enquanto algumas iniciativas vão além disso e tiram proveito dessa atmosfera que transborda em lifestyle,  outras se resignam ao velho clichê do cartão postal. Se inegavelmente o Rio tem carisma suficiente para amplificar o brilho dos holofotes, ele é também é vocacionado para produzir tendências de alcance mundial.

vuitton cruise 17 Riio

Reprodução: Instagram Vogue Paris

Emblema maior de Niterói, pela arquitetura de Niemeyer e a vista deslumbrante da Baía de Guanabara – incluindo ícones como o Pão de Açúcar ao fundo –, o Museu de Arte Contemporânea –  MAC – , foi o local escolhido para apresentar, nesta tarde de sábado (28/5), as peças criadas por Nicolas Ghesquière que deverão tomar conta dos resorts chiques daqui a um ano. Se a praia da marca colar, tudo indica que as promenades mundo afora estarão repletas dessa levada esportiva chique, com grafismos, recortes, fendas, debruns, sobreposições, babadinhos faceiros e muita assimetria. Mais noventinha, com cara de editorial-loucurinha das edições das Sportswear alemã e norte-americana no inícios dos 1990, impossível. Destaque para os macacões e o caftã curtinho~repaginado, uma graça! Aliás, pelo que foi visto na passarela, tudo leva a crer que o próximo alto verão da Vuitton será de pernocas de fora.

vuitton cruise 2017 final

Red carpet by Niemeyer: grafismos, recortes e cores vivas dominam a cena na catwalk da cruise collection 2017 da Louis Vuitton, no Rio (Foto: Reprodução)

Okay, tudo lindo e a brand soube tirar proveito da visibilidade mundial do Rio diante dos Jogos Olímpicos, mesmo com o panorama político-econômico nacional manchando a imagem do país nas manchetes internacionais. Jogada de mestre e os instagrams do planeta fashion comprovam. Somente um porém: com cerca de 400 lugares e 80% dos convidados vindo de fora – entre eles Catherine Deneuve, Alicia Vikander, Grace Coddington e Jaden Smith, o estiloso moleque agênero filho de Will e Jada Pinkett – e pouquíssimos espécimes da fauna brazuca (entre eles, Cleo Pires, Alessandra Ambrosio, Isabeli Fontana, Sophie Charlotte e o maridão Daniel Oliveira, Fernanda Motta, Sabrina Sato e Marina Ruy Barboza) –, a grife deu bandeira: como bom colonizador, do tempo em que se fez produzindo as celebradas malas-baú de viagem em pleno século 19, a Vuitton deixa claro que, para ela, o Rio e o Brasil de hoje são apenas background numa pintura da Missão Francesa. O importante não é a inclusão global, mas a inserção de novos mercados às suas pretensões expansionistas, não é mesmo? Com uma cidade tão excitante como o Rio, por que não fazer um evento mais interativo e ao mesmo tempo tão universal quanto carioca num momento em que a cidade confirma sua pole position ao sediar a Olimpíada?

Louis_Vuitton-8 final

Mala-baú que sintetiza os primórdios da grife global: Louis Vuitton faz desfile lindo no Rio, mas ao invés de globalizar a postura, assume postura colonialista (Foto: Reprodução)

A contrários dos grafismos multicoloridos na passarela, o preto & branco imperou na plateia de famosos. Sinal da crise? Confira abaixo: 

desfile Vuitton famosos

Da esquerda para a direita na plateia da Louis Vuitton, Catherine Deneuve de floralzinho liberty, a ganhadora do Oscar 2016 de ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ Alicia Vikander e Jaden Smith, que dessa vez assumiu a verve “Michael Jackson com fascinator de Isabela Blow na cabeça” (Fotos: Divulgação)

vuitton cruise 17 rio daniel e sophie e ambrosio

À esquerda, Daniel Oliveira e Sophie Charlotte, embaixadora da Louis Vuitton por aqui, provam que, mesmo após a maternidade, um casal pode manter a vibe do leather style. E, à direita, Alessandra Ambrosio assume o patch em P&B (Reprodução Instagram)

Vuitton cruise 7 rio marina ruy barbosa e alicia vikander

Marina Ruy Barbosa: preto, branco, brilho & couro para enfatizar sua ruivice gracinha! (Foto: Reprodução / Instagram)

Assista abaixo o desfile da cruise collection 2017 da Louis Vuitton (Divulgação):

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.