Sabe Marsala, aquela cor que a Pantone andou apregoando um tempo atrás como tendência de temporada? Pois é. Para quem não sabe, é nome de uma famosa cidade na Sicília, conhecida pela produção de um vinho tinto encorpado nos arredores e que foi escolhida em 2013 como a capital europeia do vinho. E, não por acaso, o Rio recebeu neste dezembro a presença de Stefano Caruso, CEO da vinícula Caruso & Minini, que promoveu uma degustação de vinhos no Simon Boccanegra Vino&Gastronomia (leia mais aqui), do consultor Paolo Cioni, representante da vinícola no Brasil e responsável pela adega da casa carioca. Sim, agora os vinhos da C&M podem ser encontrados por aqui, seguindo a premissa da casa de oferecer produtos de pequenos produtores artesanais escolhidos a dedo.

carusominini-simon-boccanegra-degustacao-dez16-paolo-e-stefano-final

Paolo Cioni, do Simon Boccanegra, e Stefano Caruso, da Caruso & Minini: parceria comercial no lado de cá do Atlântico traz os produtos da vinícola siciliana direto para a mesa dos brasileiros (Foto: Divulgação)

carusominini-simon-boccanegra-degustacao-dez16-fotos-vinicola-vinhedos

Os vinhedos da Caruso & Minini, no rico solo siciliano. A produção geralmente se concentra em terras altas, em torno de 400 metros acima do nível do mar (Foto: Divulgação)

carusominini-simon-boccanegra-degustacao-dez16-degustacao-10-visual

Encontro ítalo-brazuca: turma de amantes do vinho se reúne no Simon Boccanegra para degustar os vinhos da Caruso & Minini e ouvir seu CEO Stefano Caruso revelar segredinhos sobre a produção local (Foto: Divulgação)

Entre os principais de produtos da Caruso & Minini, dois foram escolhidos para serem apresentados aos cariocas, dentre os sicilianos Nero D’Avola: Corte Ferro e Riserva Cutaja. O grande detalhe é que a vinícola não é mera engarrafadora de vinhos com uvas arrematadas de diferentes safras de vários produtores, mas proprietária de vinhedos, o que lhe garante um controle rigoroso de todas as etapas da produção a partir da colheita.

carusominini-simon-boccanegra-degustacao-dez16-fotos-vinicol-corteferro_nerodavola-1

Corte Ferro, da Caruso & Minini (Foto: Divulgação)

Com taninos possantes e cremosos, o Corte Ferro apresenta uma cor profunda e cai com uma luva com uma boa bruchetta, sugestão da casa para aquela degustada básica no verão. Os vinhos Marsala são comumente consumidos como aperitivo com queijos como Gorgonzola, Parmesão e Roquefort. E abrem o apetite que é uma beleza!

carusominini-simon-boccanegra-degustacao-dez16-fotos-vinicola-cutaja_nd-riserva-sicilia_doc

Cutaja, da Caruso & Minini (Foto: Divulgação)

Tão encorpado mas leve quanto, o Cutaja Nero D’Avola é intenso, primando pelo suave sabor de frutas vermelhas – cassis e ameixa –, que se funde com ervas e notas de cacau. De estrutura quente, mas sedosa, vai bem com uma pasta esperta, como o honestíssimo linguine a bolonhesa da casa, opção escolhida na degustação.

carusominini-simon-boccanegra-degustacao-dez16-fotos-vinicola-atrio-cantina2

Coisa de filme: a vinícola Caruso & Minini, em Marsala, na Sicília (Foto: Divulgação)

carusominini-simon-boccanegra-degustacao-dez16-fotos-vinicola-2

Como manda o figurino: produção enogástrica da Caruso & Minini passa pela tradicional etapa de fermentação em barris de madeira (Foto: Divulgação)

carusominini-simon-boccanegra-degustacao-dez16-fotos-vinicola-cantina2

Coisa de filme: a vinícola Caruso & Minini, em Marsala, na Sicília (Foto: Divulgação)

Terceira geração da vinícola que começou com o avô ainda no século 19,  Stefano Caruso ressaltou a produção dos vinhos a Caruso & Minini nas colinas da Sicília, em terras altas, como um dos segredos do paladar encorpado e leve ao mesmo tempo delicado. Para quem acredita que a Sicília se resume a terra de gente simples e reduto natal de mafiosos em filmes de Hollywood…

vinicola-caruso-e-minini-final

Álbum de família: imagem da virada do século 20, quando o avô de Stefano Caruso começou a produção até hoje familiar da Caruso & Minini (Foto: Divulgação)

carusominini-simon-boccanegra-degustacao-dez16-ceo-stafano-caruso-na-vinicola-em-marsala

Novo milênio: terceira geração da família que iniciou o negócio, Stefano Caruso posa diante dos vinhedos da família (Foto: Divulgação)

Em tempo: a província de Trapani, onde fica Marsala, tem sido considerada pelos italianos em publicações como Cinevisioni como a nova Cinecittà, o famoso estúdio romano onde eram rodados, por exemplo, todos os filmes de Fellini, a Cleópatra estrelada por Elizabeth Taylor nos anos 1960 e a série Roma“, da HBO.  Confira abaixo:

http://www.tp24.it/2016/08/31/rubriche/a-trapani-il-set-di-maria-maddalena-la-provincia-diventa-una-cinecitta-siciliana/102781

https://siciliafilm.wordpress.com/tutti-i-film-girati-in-sicilia-dalla-a-alla-z/

Serviço:

Caruso&Minini no Simon Boccanegra

Endereço: Rua Aires Saldanha, 98/B, Copacabana.

Tel: (21) 3269-4366

Saiba mais sobre a Caruso & Minini:

carusoeminini.it

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.