Ao longo desta última semana, ÁS recebeu o balanço de inúmeras grifes que participaram da 19ª edição do Minas Trend, que aconteceu de 4 a 7 de outubro, além do fechamento oficial do evento. Numa época marcada pela recessão, os resultados são estimulantes e, sim, existe boa nova no front: a percepção geral é a de que o mercado parece estar mais confiante, com os lojistas ainda comprando em menor escala no salão de negócios, mas mantendo a constância. Diante das perspectivas do país, trata-se de uma boa notícia.

Minas Trend - Inverno 2017 Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE

19ª edição do Minas Trend – Inverno 2017: apesar da estrutura mais austera e enxuta – sinal dosa tempos – evento comemora crescimento de mercado e retomada da vendas (Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE / Divulgação)

Minas Trend - Inverno 2017 Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE

Minas Trend: inovação, novidade e acabamento artesanal continuam sendo o ponto alto do evento nesta edição inverno 2017 (Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE / Divulgação)

Entreantes no salão de negócios como Rafael Paiva, da Mayrles Emille, celebraram o público seletivo que renovou seu estoque, assim como a abertura de novas frentes em São Paulo e Brasília. Já Marina Leibach, da Nu Shoes – outra novata no MT – também comemorou as vendas para novos clientes afirmando que esse incremento comercial impactará em até 100% do faturamento.

Minas Trend - Inverno 2017 Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE

Minas Trend – Inverno 2017: corredores cheios nos dois primeiros dias do evento, segundo expositores (Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE / Divulgação)

Minas Trend - Inverno 2017 Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE

Minas Trend – Inverno 2017: oferta de acessórios continua destaque nesta 19ª edição do salão de negócios (Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE / Divulgação)

Ainda assim, expositores tradicionais do evento, como a mineira Patricia Bonaldi e as cariocas Mara Mac e Alessa, não participaram dessa edição, que contou com 222 expositores. Sem dúvida, o fato merece uma checada.

mtp_i17__110-final

Estandes cheios com compradores habituais que, “se não arrematam lotes de roupas, estão fidelizados”, segundo a expositora Kati Chaim (Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE / Divulgação)

Por outro lado, Kati Chain, da marca de acessórios Natalia Chain, destacou que as vendas dessa vez foram 40% superiores à edição de verão 2017: “São clientes que têm em negócios consolidados e precisam de produto. Se não oferecem novidade, aí que não vendem mesmo. Não são aventureiros e dessa forma conseguimos fidelizá-los”, reitera.

Outro que teve o mesmo percentual de incremento foi Ronaldo Silvestre, vencedor em abril do concurso Ready To Go, que apresenta novos talentos: “Cresci 40% em comparação com a primavera-verão. Isso vai contribuir com 35% a mais em meu volume anual”, afirmou, participando pela primeira vez em um estande individual. “A galera foi objetiva na hora de fazer os pedidos”.

minas-trend-ronaldo-silvestre-19a-edicao

Oriundo da Casa de Criadores e vencedor do Ready To Go na 18ª edição do Minas Trend, Ronaldo Silvestre consolidou presença comercial no evento nesta rodada de inverno (Foto : Reprodução)

Minas Trend - Inverno 2017 Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE

Bola da vez: Valéria Mansur é anunciada a vencedora do projeto Ready To Go nesta 19ª edição do Minas Trend (Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE / Divulgação)

Cassia Campos, da Engenharia da Moda, ressalta a acréscimo de 10% em números na comparação com a edição passada: “O Minas anda representando pra mim do 40% do meu faturamento anual”. Já Maria Siria, da Confraria – marca de bolsas  e vestuário em pele natural –, se surpreendeu com uma certa retomada nos negócios: “Os lojistas não falaram em crise”, entrega o jogo para depois completar: “Tive a adesão de novos clientes de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Norte, superando em 60% o business realizado na última rodada de outono-inverno”.

Com apenas três anos de estrada, a grife Cajo contabilizou 200% de crescimento nos pedidos ​para o​ inverno 2017 nesta segunda participação no Minas Trend. “Todos os modelos da temporada geraram pedidos, com vendas excelentes e negócios fechados com Manaus, Fortaleza e até Sul do Brasil, mercado que é considerado menina dos olhos das marcas mineiras”, revela a proprietária Carol Caetano.

19a-edicao-minas-trend-out16-estande-cajo_dia02-21-final

Crescimento acima da média: com poucos anos de mercado, a Cajo celebra a receptividade da nova coleção de inverno no Minas Trend (Foto : Divulgação)

19a-edicao-minas-trend-out16-cajo-carol-caetano-01-final

Sorriso aberto: a proprietária e estilista da Cajo, Carol Caetano, festeja o bom desempenho nesta nova rodada do Minas Trend (Foto : Divulgação)

Estilista que desfila no Minas Trend, Lucas Magalhães enalteceu a parceria com a Fiever, que vai vender por tempo limitado o tênis Venice Tattoo, que traz estampa exclusiva do primeiro apresentada na passarela.

19a-edicao-minas-trend-lucas-magalhaes-venice-tattoo-final

Depois do belo – mas “pé no chão” – desfile nesta 19ª edição do Minas Trend, Lucas Magalhães celebra a parceria com a Fiever, lançando comercialmente o tênis usado pelas modelos no fashion show (Foto : Divulgação)

Ellizabeth Marques, da marca homônima, observa que o investimento em itens inéditos foi o segredo para um aumento de negócios em torno de 50%: “A nova linha Bridal foi responsável por isso. Lojistas que jamais pensaram em vender para noivas compraram a ideia e fecharam pedido para toda a coleção”, ​revela ​Lucas Tavares, diretor de marketing da grife.

19a-edicao-minas-trend-out16-ellizabethmarques-07-final

Ellizabeth Marques: estilista comemora o sucesso da nova coleção no Minas Trend (Foto : Divulgação)

Na mesma rota da novidade, a Miss Mano, do Ceará, se destacou com a coleção Rendez-vous“, que foi fundo na pesquisa da chinoiserie, que mescla referências europeias e orientais no estilo numa profusão de prints de maxiflores e pássaros.

19a-edicao-minas-trend-miss-mano-out16-foto-divulgacao-1-final

Foto de campanha da Miss Mano: para a marca, o segredo é apostar na inovação como forma de driblar a crise (Foto : Divulgação)

19a-edicao-minas-trend-out16-primeira-etapa-paloma-tavarez-02-final

Com 32 anos de mercado, a Primeira Etapa inseriu modelos casuais para complementar a linha festa e acabou capitaneando novos compradores. “O investimento na linha casual contribuiu para aumentar o mix de produtos, com peças moderninhas, e também funcionou para chamar a atenção de lojistas que não conheciam a marca”, destacou a diretora comercial Paloma Tavares (Foto : Divulgação)

Nesse âmbito, as sócias Shirley e Shirlene Campos, da Tutta, registraram 21 novos clientes em várias cidades, como Recife, Natal, Vitória, Curitiba e Rio Branco somente no primeiro dia do evento. Mostrada em primeira mão, a linha Chocker, focou no mix de alfaiataria e apelo vintage e teve boa aceitação. “O lançamento dessa nova etiqueta foi uma boa surpresa para o comprador, que veio ao estande procurando moda festa e acabou levando essas peças da Chocker para completar a cartela de cores na arara”, acrescenta Shirlene.

19a-edicao-minas-trend-out16-tutta-shirlene-03-final

No Minas Trend, Shirlene Campos, da Tutta, apresenta a coleção repleta de tons pastel – uma das tendências mais fortes vistas na feira de negócios (Foto : Divulgação)

Minas Trend - Inverno 2017 Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE

Vitrine: looks conceituais continuam sendo chamariz nos espaços da área comum do Minas Trend para atrair a atenção dos lojistas em busca do bate-caixa certeiro pra seu negócio (Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE / Divulgação)

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.