*Por Lucas Montedonio

O ano já virou há mais de semana, mas ainda é preciso expurgar os excessos à base de tender, pernil, chester e panetone, que insistem em dar expediente na silhueta e na alma. Felizmente, as cabeças estão em outra e o calor rouba a cena preparando o Rio para o mundo da cervejinha, caipirinha e purpurina, com o carnaval na mente do povo. Afinal, o samba, suor & ouriço vem cedo esse ano.  Mas, pensando no refresco do bom paladar, o Quadrucci adaptou seu cardápio especialmente para o verão. Há mais de dez anos movimentando a gastronomia carioca, o restaurante do Leblon traz além de sete novos e deliciosos pratos, 26 ótimos rótulos que debutam na carta de bebidas para harmonizar a refeição, com vinhos brancos, rosês e espumantes bem geladinhos. Pescados e vinhos suaves são o perfect match que serviu de inspiração, no fundo tudo a ver também com a Cidade Maravilha na estação mais quente do ano.

Para começar, seis deliciosas unidades de ostras camufladas em crocante empanado e escoltadas por aioli de anchovas. As carnudas vieiras chegam à mesa acompanhadas de compota de berinjela, vinagrete de uva e redução de vinho do Porto. E o atum, vindo do Rio Grande do Norte, ganha duas versões: como entrada, com as fatias são seladas em crosta de pimentas preta, branca e rosa, com guacamole e coulis de tomates garrafinha ou perinha.

1

Para comer com os olhos: atum selado em crosta de pimenta é ótima opção como entrada (Foto: Rodrigo Azevedo / Divulgação)

Como prato principal, o peixe é apresentado em grande estilo: o atum vem acompanhado por arroz negro ao tomate e manjericão e molho vinagrete de iogurte com limão siciliano.

Já o prato de camarões VG ao molho de manteiga, com mini alcaparras e cogumelos paris surge acompanhado de um risoto de cenoura e laranja. Super cremoso. E o pargo é preparado no sal grosso e generosamente servido com molho de uva em pedaços e amêndoas laminadas, além rodelas de abobrinha, berinjela, tomate, palmito, batata doce e shiitake, todos grelhadas. De fazer o ratinho fofo do desenho animado Ratatouille“, da Pixar, dançar um mambo vestido de Carmen Miranda. Ou seja: prepare-se para um manjar dos deuses.

2

Pargo ao molho de uva (Foto: Rodrigo Azevedo / Divulgação)

Ainda sobre a carta de vinhos, o consultor Lauro Carvalho dá a deixa: “Uma das grandes apostas é o vinho rosé. Triplicamos a quantidade de rótulos dessa categoria e diversificamos a procedência. A proposta é trazer harmonia, qualidade e frescor necessários para o novo cardápio de verão”, afirma o moço, que selecionou os novos rótulos para a carta de bebidas. Entre os espumantes Kanpai Rosé Brut, da vinícola da família Hiragami (São Joaquim – SC) e o francês, da Borgonha, Veuve Du Vernay Brut Rosé se destacam. Já o vinho branco Vale do Luar Chenin Blanc é produzido pela vinícola Cataccini, no Vale do São Francisco  é vedete na categoria.

Para adoçar os lábios devidamente hidratados, a refrescante salada de frutas marinadas em gengibre e hortelã com chantilly de cardomomo, sem adição de açúcar, continua no cardápio, mas a grande aposta de sobremesa nesta estação é outra. Irresistível, a tartelete de maçã é assada em laranja e açafrão, e envolvida por uma finíssima e artesanal massa acompanhada por sorvete de iogurte e creme inglês de canela, feito na casa. De doer de bom!

3

Tartelete de maça é servido com sorvete de iogurte e creme inglês de canela (Foto: Rodrigo Azevedo / Divulgação)

Serviço:

Quadrucci: Rua Dias Ferreira 233, Leblon.

Tel.: (21) 2512-4551 (Capacidade: 68 lugares).

Diariamente, das 12h à 1h. Cc.: todos.

Manobrista no local.

* Nascido na cidade imperial de Petrópolis, o pianista amador ganhou o mundo ainda adolescente quando fez intercâmbio nos Estados Unidos. Nessa época sua terceira visão despertou e o moço se entregou ao budismo tibetano. Pura estratégia para dominar a vaidade interior. Estudou comissaria de bordo, mas preferiu o jornalismo e, hoje, entre retiros espirituais com rinpoches, encontros com lamas e entrevistas espevitadas, o sagitariano usa sua vocação para o tietismo como contraponto à eterna busca do santo nirvana.  

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.