* Por Andrey Costa

Carnaval para descer do salto: as grifes de sandálias de dedo andam caprichando nos lançamentos para celebrar o baculelê. É época de folia, o verão ainda grita e nada mais adequado que aproveitar o ensejo para repaginar aqueles produtos que são sucesso o ano inteiro, mas ganham brilho extra nessa época do ano. Confira!

Quem nunca teve ou quis ter um pisante da Kenner para curtir um final de semana mais despojado, um rolê pela praia ou dar uma caminhada por aí, hein? Ou para dar o sacolejo no bloquinho. Em 2019, a label carioca da gema completa 30 anos e a data não vai passar em branco. Seguindo essa pegada de manter firme um lifestyle que passa de geração a geração, a Kenner acaba de lançou seu primeiro quiosque, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e se reaproxima do público que a transformou numa referência entre as marcas de chinelos de dedo. Os três modelos de sandália ganharam desenhos e caligrafia do grafiteiro FLIP, na labuta há mais de 20 anos. Para essa colab, o artista pôs seus monstrinhos e suas letras, característicos de suas obras, a serviço dos modelos Summer, Slide e da icônica Legend, a primeira dentre todas as lançadas.

A estrutura do novo quiosque Kenner renova o padrão da marca, privilegiando a experimentação das sandálias. Estrategicamente, o espaço fica no primeiro piso do Botafogo Praia Shopping, no Rio. Partiu?(Foto: Divulgação)

Novo lançamento da Kenner em colab com o artista urbano Flip (Foto: Divulgação)

Novo lançamento da Kenner em colab com o artista urbano Flip (Foto: Divulgação)

Novo lançamento da Kenner em colab com o artista urbano Flip (Foto: Divulgação)

Já a Havaianas aposta na hipérbole para lançar um modelo exclusivo para a festa mais famosa do Brasil. A Havaianas Carnaval vem no modelo slim pleno de glitter no solado e nas tiras. Inspirada no brilho das fantasias de Carnaval, o modelito surge e edição limitada e já pode ser encontrado em todas as lojas da marca e no e-commerce, até durarem os estoques.

No brilho: a edição 2019 da Havaianas Carnaval vem toda trabalhada no brilho (Foto: Divulgação)

Gamboa Brasil é uma famosa por utilizar tecidos nobres em suas peças, com foco no público feminino que não abre mão de agregar beleza ao conforto. Para esse carnaval, a designer Meire Ehrensperger explora a finesse de uma das melhores sedas do globo para criar uma sandália exclusiva com tiras que podem ser trocadas entre padronagens estampadas e lisas, meu bem!

A sandália com seda da Gamboa Brasil tem amarração no tornozelo, tipo espadrille, deixando a mulher mais elegante numa levada mediterrânea (Foto: Divulgação)

Nas sandálias da Gamboa Brasil, as tiras são versáteis, tem mil e uma utilidades e podem ser utilizadas como faixas de cabelo bacanudas, cintos, gravatas e até dando aquele charme numa amarração customizada para bolsas. Para adquirir as peças, basta acessar a loja virtual da marca: E-commerce: gamboabrasil.com.br ou nas multimarcas revendedoras Martha Paiva e Paradoxus. (Foto: Divulgação)

Acompanhadas de fitas de seda, as Sandálias Gamboa chegam cheias de estilos e podem transformar seu look do dia a dia em luxo descolado (Foto: Divulgação)

Já a Ipanema não pensou exatamente na folia, mas embarcou num projeto que cai como uma luva em tempos de carnaval,quando a pluralidade impera. Com lançamento programado para esta próxima terça (19/2) na flagship da Garcia D’Ávila, em Ipanema, a label reuniu seis novas marcas carioquíssimas  – Thaissa Becho, Langai, Cosmo Swim, Verkko, Afrobeach e Croma –  para lançar a coleção cápsula “Ser movimento“.

A colab contou também com a parceria de Olivia Merquior, do Centro-br, e a Noix. São seis modelos com estampas exclusivas.

A estilista Thaissa Becho, que tem sua marca homônima de moda praia com referências dos anos 1980, pensou no movimento como algo que pode ser admirado por diferentes ângulos, na geometria, tão presente em suas estampas. Para ela, o verão tem o poder de renovar nossa força e votos de auto aceitação (Foto: Divulgação)

Esse projeto liderado por mulheres procura resgatar a essência do feminino, da força e de livre, unido pelo discurso de todas as envolvidas no tal conceito do “Ser movimento”. Inspiradas no clima tropical, sol e verão, cada marca representa por si só um movimento: da galera do surfe ao urbano, do corpo feminino ao genderless,  transitam pelo cenário cultural carioca e se complementam nesses discursos.

O contemporâneo e o urbano fazem parte da essência da Verkko através de grafismos e geometria, e a label entende que o Ser Movimento tem versatilidade enquanto ser humano no mundo (Foto: Divulgação)

A Langai crê no surfe feminino como busca de vida mais saudável e consciente para as mulheres. Para a marca, ser movimento tem a ver com a liberdade da mulher de se expressar e se inserir onde quiser (Foto: Divulgação)

Para a Croma, a liberdade surge como tema principal. Martha Pinel acredita que o ser movimento é o ser livre, leve, colorido. “Não existe certo ou errado, o que existe é ser você, ser humano”, comenta a artista que atua na marca com Andre Duvivier (Foto: Divulgação)

Já na Cosmo Swim, a temática se relaciona com o movimento feminino de apenas se deixar ser. “Isso significa se movimentar no seu íntimo em busca de autoconhecimento, seja espiritual ou dos nossos corpos. A Cosmo pretende contar uma nova história da relação da mulher com ela própria”, conta Lucia Hsu, criadora da marca (Foto: Divulgação)

Na Afrobeach, o movimento veio através da força da natureza presente no cotidiano, como a energia das cores, a liberdade de transitar e poder mostrar quem somos, assim como nossas origens (Foto: Divulgação)

Em tempo: a Melissa não desenvolveu nenhum modelo pensando no badalo momesco, mas o Clube Melissa caprichou nos estoque daquelas sandálias essenciais para se jogar. E ainda aproveita o momento para lançar duas novidades: a Melissa Disco, em duas versões: a flat, que garante o conforto extremo, e a Melissa Disco High, para quem não quer descer do salto, tipo Monique, Luma, Luiza Brunet, Galisteu, Juliana Paes, Viviane AraújoSabrina… Trata-se da Melissa Lip e de uma releitura da Melissa Style, que foi sucesso absoluto nos anos 1990 que, aliás, estão super na moda, de novela às passarelas (leia mais aqui e aqui). A cartela de cores vibrantes – verde, vermelha, rosa e preta – é vintage….

As Melissas Disco e Disco High são algumas novidades do outono da Melissa que já estão disponíveis para o carnaval nos Clubes Melissa de todo o país (Foto: Divulgação)

Melissa Disco / Onde encontrar: www.melissa.com.br/onde-encontrar (Foto: Divulgação)

Perfeito para o pique de agito, a Melissa Lip é rasteirinha  design leve e um shape feminino. Nas cores preta, amarela e rosa, além da opção bicolor, branca e transparente. (Foto: Divulgação)