* Por Andrey Costa

Então é Natal, já dizia Simone! Com a proximidade dessa festa cristã, o Museu de Arte Sacra de São Paulo MAS/SP – reúne uma série de presépios sob o tema Sagrada Família, Família Sagrada“, a qual materializa a o real significado da família nos dias de hoje: a diversidade.

Para a recepção no espaço do menino Jesus, a curadoria da mostra, que começa nesta terça-feira (29/11), ficou a cargo de Francesca Alzati  a qual, com seu leque de convidados das mais variadas cepas de expressão cultural, artística e social, compartilha valores, crenças e tudo que lhes é sagrado em suas famílias através de peças extremamente pessoais. Com a sensibilidade aguçada, é a própria curadora quem afirma: “Não pode existir família, se não há amor incondicional!”. Sim, parece que o amor transborda na terra da garoa.

Natal pantone: jornalistas de fina estampa Allex Collotonio e André Rodrigues, a dupla compartilha peça de tapeçaria na imersão natalina do MAS/SP (Foto: Divulgação)

A artista plástica Mirtis Gonçalves de Moraes cede uma de suas próprias peças sacra para a expo que fica à mostra no MAS/SP até janeiro de 2017. (Foto: Divulgação)

Mas se engana quem pensa que a expo se baseia somente na arte sacra convencional. Mesmice não é o forte de Francesca, que já trabalhou com figurões como Oscar Niemeyer, Ruy Ohtake e Miguel Juliano. A mistura de materiais e técnicas, como tapeçaria e TOY ART refletem os variados estilos presentes numa São Paulo plural, miscigenada e cosmopolita.

Últimos preparativos para a vernissage de da exposição “Sagrada Família, Família Sagrada” que rolou nesta noite de segunda-feira (28/11) simultaneamente no MAS/SP e na instalação do Museu na estação do metrô Tiradentes. (Foto: Divulgação)

Uma das vitrines da mostra no Museu de Arte Sacra São Paulo: costume de montar presépios elevado à condição de arte (Foto: Divulgação)

Convidados: Allex Colontonio, Ana Ferraz, Andre Rodrigues, Bia Doria, Carol e Fabio Quinteiro, Chris Bicalho, Claudia Cinel, Constance Zahn, Cris Ferraz, Debora Paulino, Emma Alzati, Estela Ramos, Familia Kasinsck, Fernanda Cunha, Giovanna Abrapour, Gisela Prochascka, Leda Machado, Luiz Fronterrota, Marie Tchilian, Mirtes Gonçalves de Moraes, Monica Barbosa, Monica Mangini, Osmundo Teixeira, Patricia Cardim, Renata Paula, Samuel Cirnansck, Sandra Habib, Tarsila do Amaral, Zizi Carderari

Confira mais algumas obras expostas, entre as de representação mais óbvia e as estilizadas, incluindo o Natal toy art da família Quinteiro (Fotos: Divulgação):   

museu-de-arte-sacra-expo-natal-2016-museu-de-arte-sacra-expo-natal-2016-presepio-da-tarsila-do-amaral

Tipo Semana de 1922 no Natal: presépio de Tarsila do Amaral se afina com a cabeça modernista da artista (Foto: Divulgação)

museu-de-arte-sacra-expo-natal-2016-presepio-da-familia-kasinski-final

O presépio metálico da Família Kasinski fica entre o espírito bizantino e o rebuscado estilo da estamparia em metal da Bahia (Foto: Divulgação)

museu-de-arte-sacra-expo-natal-2016-presepio-do-padre-fabio-de-melo-final

Natal pedra 90: Padre Fabio de Melo apelou para o brilho transcendental das gemas preciosas. Resultado: ficou com aquele jeitinho de expo de pedras brasileiras que gringo que frequenta a Amsterdam Sauer ama. Faltaram as cacatuas de quartzo rosa! (Foto: Divulgação)

museu-de-arte-sacra-expo-natal-2016-presepio-de-emma-alzati-e-giovanna-abrarpour-final

Manjedoura veloz e furiosa: presépio de Emma Alzati e Giovanna Abrarpour aposta na velocidade da Ferrari. E para que camelos? Os reis magos amariam ser presenteados com possantes na hora de oferecer incenso e mirra pata o Menino Jesus (Foto: Divulgação)

museu-de-arte-sacra-expo-natal-2016-presepio-de-patricia-cardim-final

Singelo com um card  da Unicef: Patricia Cardim investe nas dobraduras da arte pop up para criar um dos mais belos presépios dos últimos tempos (Foto: Divulgação)

presepios-museu-de-arte-sacra-sp-2016-sagrada-familia_museu-de-arte-sacra-4

Presépio neobarroco por Cris Ferraz no Museu de Arte Sacra SP (Foto: Divulgação)

presepios-museu-de-arte-sacra-sp-2016-sagrada-familia_museu-de-arte-sacra-7

Imagem clássica do presépio de Leda Machado no Museu de Arte Sacra SP (Foto: Divulgação)

presepios-museu-de-arte-sacra-sp-2016-familia-quinteiro-2016

O presépio toy art da Família do publicitário Fábio Quinteiro exibido na expo do Museu de Arte Sacra SP (Foto: Divulgação)

presepios-museu-de-arte-sacra-sp-2016-sagrada-familia_museu-de-arte-sacra-3

A mãe do menino Jesus não está vestida de Ralph Lauren: presépio da nova primeira dama de São paulo, Bia Dória, no Museu de Arte Sacra SP (Foto: Divulgação)

presepios-museu-de-arte-sacra-sp-2016-sagrada-familia_museu-de-arte-sacra-8

Luiz Fronterrota apela para a transparência no seu presépio estilizado à mostra no Museu de Arte Sacra SP (Foto: Divulgação)

presepios-museu-de-arte-sacra-sp-2016-sagrada-familia_museu-de-arte-sacra-6

Museu de Arte Sacra SP (Foto: Divulgação)

Serviço: 

Exposição: “Sagrada Família, Família Sagrada”

Curadoria: Francesca Alzati

Número de obras: 22

Período: de 29/11/16 a 6/1/17

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP
Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo

Tel.: (11) 3326.5393

Horário: Terça a domingo, das 9h ‪às 17h‬
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia); grátis aos sábados.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.