* Por Luciana Avelino

A 22ª edição do Minas Trend – maior salão de negócios de moda brasileiro – movimenta a capital mineira desde segunda (16/4) e marca a última gestão de Olavo Machado, presidente da Fiemg (Federação das Indústrias de MG), entidade patrocinadora do evento, em parceria com a Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de MG). Em entrevista coletiva, Olavo – que ficou à frente de 16 edições do evento –  aproveitou para anunciar seu substituto: quem assume a presidência é Flávio Roscoe. E celebra seu legado: nesta temporada, batizada com o tema Nosso lugar somos nós“, mais de 200 marcas referências dos setores de roupas, bolsas, sapatos, acessórios, bijuterias e joias lançam suas coleções da primavera-verão 2019 no salão de negócios montado no Centro de Convenções Expominas.

(Foto : Divulgação)

Olavo Machado atribui o sucesso do evento ao longo dos anos, mesmo no ápice da  crise econômica, às possibilidades reais de ganho para os empresários proprietários das confecções: “Glamour sempre é consequência. Queremos aqui comprador que compre. Nessa edição temos cerca de 750 deles circulando no evento. Além de se sentirem seguros para participarem do salão, os participantes precisam vislumbrar que os negócios serão mesmo lucrativos. É necessário chegar ao final colhendo bons resultados”.  Segundo ele, a rentabilidade sempre foi marca registrada no Minas Trend: “Expositores tiveram média de 20 a 50 milhões de reais em pedidos durante edições passadas”.

Minas Trend – Verão 2019 (Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE / Divulgação)

O segmento da moda representa em Minas apenas 5% da economia do estado. Por outro lado, entretanto, é responsável pelo impacto de 130 mil postos no estado, o que significa cerca de 20% na geração de empregos. “A moda é muito significativa para a captação de mão de obra. Precisamos investir mais no aumento da remuneração no setor: a média é R$ 2.000 de salário mensal; é pouco! Mas, no estado, há 10 mil estabelecimentos ligados ao setor de moda”, afirma o gestor. De acordo com o presidente da Fiemg, o potencial de Minas está no conhecimento, na criatividade e na qualidade do produto ofertado.

Minas Trend – Verão 2019 (Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE / Divulgação)

Por isso, ele anunciou uma das novidades para a moda mineira, ao lado da diretora da indústria criativa da Codemig, Fernanda Machado: em breve será  inaugurado o P7 Criativo, primeira agência de desenvolvimento da indústria criativa de Minas Gerais. Atualmente em obras, o prédio de 25 andares e com capacidade para abrigar até 2 mil pessoas, na Praça 7, em pleno coração de BH, tem previsão para começar a ser ocupado em dezembro. “A proposta será criar e desenvolver ações para promover e articular os interesses da cadeia produtiva da moda do estado, ao lado outros campos da economia criativa como o design e o audiovisual. Haverá o incentivo na criação de novos negócios, estimulando a inovação nas empresas e aumentando o fluxo de compradores na capital”, resume Fernanda. “Fazemos o Brasil que a gente acredita. Nosso país vai ser exemplo para o mundo”, fecha Olavo. Resta saber que rumos tomará a gestão do sucessor de Olavo Machado. A moda brasileira torce pela continuidade.

Minas Trend – Verão 2019 (Foto : Gabriel Colombara / FOTOSITE / Divulgação)

Em tempo: dentre os expositores do MT, 75% são do próprio estado, 10% de São Paulo, 12% do Rio Grande do Sul, 1,7% do Rio Grande do Norte e 2,74% de Pernambuco.

* Com 20 anos de ótimos préstimos ao jornalismo, a mineira se excede no joie de vivre, mas mantém a classe. Por isso transita tão bem em universos distintos quanto arquitetura, decoração, moda, gastronomia, bem-estar, cultura e turismo. Passou pelas redações belo-horizontinas do jornal O Tempo e das revistas Encontro, Viver Brasil, Viver Casa e Viver Fashion, além da Robb Report, todas com circulação nacional. Fora do trabalho, não consegue viver sem seus dois xodós crianças e animais , exercendo com ambos seu lado mãezona. Tanto que  Luigi, gato de rua adotado, quando mia parece querer fazer coro com o filho Bernardo.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.