* Por Dani Lachter

Com cerca de 750 compradores presentes, o salão de negócios da 22ª edição do Minas Trend está em pleno vapor e termina na noite desta sexta-feira (20/4). Por isso, ÁS convidou nossa it-girl e colaboradora do site Dani Lachter para dar um giro pelos corredores e eleger, entre fashion trends e curiosidades, aqueles itens imperdíveis para sobreviver na próxima temporada. Confira abaixo as escolhas da moça!

Referências do concretismo, estampas geométricas  e linhas retas estão em alta mundo afora, unindo moda e arte no mesmo balaio. Por isso, a Madrepérola aposta na estamparia bacanuda do artista mineiro Rodrigo Borges, com um belo trabalho em tecido criado a partir de fita plástica adesiva (durex) e fita crepe! A inspiração da coleção da grife, aliás, veio mesmo do construtivismo russo, mas não ficou só nisso: mesclou esse tipo de grafismo com elementos tribais indígenas brasileiros, amalgamando o étnico e o contemporâneo. Sim, ligar linhas retas com a cultura nacional agora é o que há!

22ª edição do Minas Trend: concretismo na Madrepérola (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

22ª edição do Minas Trend: concretismo na Madrepérola (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

Bolsa-marmita para fashionista proletário: todo mundo sabe que a vida hoje não é brincadeira. Haja ralação! Mas ninguém precisa ficar descabelado e fazer a fina é preciso, mesmo na labuta. Por isso, os empresários Márcio e Felipe Rezende, à frente de uma empresa de acabamentos têxteis, se juntaram ao designer de acessórios Rogerio Lima e criaram o marmitão das chiques: uma bolsa que já vem com a base refratária e que contém um mini pirex e inclui um necessaire para acondicionar a tomada. Bateu aquela larica no trabalho, Voilà! Hora de esquentar a bolsa, que aquece refeições de até 500g de peso, não pega fogo, pode ser ligada até na tomada do carro e em 20 minutinhos deixa o ranguinho com aquela temperatura de réchaud. Seus problemas acabaram. O modelo pode ser escolhido em várias padronagens e materiais, do tecido ao couro. Pode por o que quiser dentro. Só não vale ovo com bertalha, amor!

22ª edição do Minas Trend: bolsa-marmita para sobreviver bonita dentro das novas regras da legislação trabalhista (Foto: Divulgação)

Neo florais: sempre explorados à exaustão nas coleções primavera-verão, eles agora surgem revisitados. Para a próxima temporada, a Maracujá investiu no limite entre fantasia e realidade trazendo para sua coleção uma mulher-ninfa sensual e bem delicada, que renova um tema crucial na Belle Époque, quando a mulher começou a ressignificar sua participação na sociedade urbana. Tudo a ver nesses novos tempos de empoderamento. São 12 prints baseados na natureza, entre flores e peixes que decoram blusas, saias e vestidos. Os florais aparecem tanto em aguadas como nos traços de nanquim, como ilustrações de livro antigas. Afinal, o clássico e o moderno podem mesmo fazer bonito de mãos dadas. O toque “pé no chão” comparece na alfaiataria da brand, que equilibra o devaneio das estampas.

22ª edição do Minas Trend: neo floral na Maracujá (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

Ainda nos florais, vale mencionar a Fedra, que num momento “Moana”  se inspirou no Havaí para apresentar floradas para uma mulher contemporânea. Afinal, nessa ilha paradisíaca colares de flores tropicais são usados para deixar as mulheres livres, leves e soltas!

22ª edição do Minas Trend: neo floral na Fedra (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

Tramas naturebas: o crescente uso das fibras naturais demonstra que a consumidora está mais que nunca preocupada com o conforto e o bem-estar proporcionados por esses tecidos. Por não esquentarem muito no corpo, eles permitem aquele respiro da cútis, e isso hoje é qualidade de vida. Grifes como Plural, Notequal e Lucas Magalhães trazem tecidos frescos e leves como algodão, seda e linho para as suas novas coleções, e quase se vê fibra sintética. Aliás, a Plural é outra que apostou no construtivismo, incluindo influências do japonismo e das linhas retas para as peças de roupas.

22ª edição do Minas Trend: linho na Plural (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

22ª edição do Minas Trend: seda na Plural (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

Xadrezes: Com inspiração na Sicília, a Olympiah trouxe criou uma coleção levinha, transitando entre linhas retas e a natureza. Ao criar um xadrez diferenciado, a grife apostou no boom do príncipe de galês – uma marca dos anos 1980 que agora promete tomar conta das vitrines.

22ª edição do Minas Trend: xadrez vichy na Olympiah (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

Já a Strass preferiu cair de cabeça num piquenique, ou melhor, no xadrez vichy clássicão, aquele das toalhas dos rega-bofes ao ar livre. Puro arcadismo. Alusão ao romantismo, só que agora com toque esportivo: galões externos trazem o nome da brand nas roupas. Mas não é só isso: a coleção também aposta no xadrez com base em tom de verde-kiwi, reforçando a força da natureza nessa edição do Minas Trend.

22ª edição do Minas Trend: xadrez vichy na Strass (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

22ª edição do Minas Trend: xadrez vichy na Strass (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

Prints-ebó ou aplicações-patuá inusitados para sobreviver aos maus olhados:  em collab com Mariah Rovery, Lucas Magalhães produziu camisetas com olhos de bichos da fauna nacional, abrasileirando o famoso olho grego usado para proteção. Eparrei! É bom mesmo: olho vivo porque o mar não está para peixe!

22ª edição do Minas Trend: patuá-aplicação de olho na camiseta da collab de Lucas Magalhães com Mariah Rovery (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

Já Olympiah encantou o público com outro motivo que, se não significa proteção, é sinal de boa sorte: a estampinha corrida de romãs no vestido, uma graça, seguindo um caminho que já havia sido usado pela Cholet no Veste Rio (leia mais aqui). No mínimo, além de fashion é bom agouro! Nos tecidos, seda, renda e jacquard italiano.

22ª edição do Minas Trend: romãs para trazer boas energias no verão, presentes na estampinha corrida da Olympiah (Foto: Marcia Prates para Ás na Manga)

 

 

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.