* Por Alexandre Schnabl e Lucas Montedonio

A vida é repleta de santos que não batem. Isso não quer dizer que não seja preciso saber transitar; patinar é preciso. Ainda assim, pode haver criaturas as quais, digamos, seja digníssimo ofertar oferendas. Sim, por que não? Afinal, presentes de grego existem desde Troia. Ou até bem antes, já que o senso comum afirma que os neandertais eram parecidos conosco. Toda essa introdução, na verdade, diz respeito a uma só questão: de olho nas teorias conspiratórias, ÁS anda circulando pela São Paulo Fashion Week em busca de testemunhais de gente que já deu de presente até brinquedo assassino.  Em suma: que mimo das arábias você presentearia aquela pessoa com quem sua doce personalidade não cruza? Do tipo insuportável mesmo. Entre uma jaqueta cafa de Clediva (a.k.a. Chimbinha), um ebó fashion com direito a boneco alfinetado do Senhor Cabeça de Batata (“Toy Story”, lembra, meu bem?), um balde de gelo de plástico, ou mesmo um vestidinho second hand que pertenceu a Geisy Arruda, que fina iguaria dessas ou similar você escolheria para ofertaria a um desafeto? Entre gente do povo e conhecidas figuras sambadas da moda e da vida, as respostas são surpreendentes. Confira!

Amiga de Lady Di, a embaixatriz Lúcia Flecha de Lima costumava ser visceral e dizia: “Aos meus amigos tudo; aos inimigos meu ódio!” Bem mais amena que a esposa de diplomata, Daiane Conterato, 25, apela para o humor na hora de escolher o seu alvo: “Ele é tão chique, mas tão chique, que nenhuma peça cafona tiraria seu estilo próprio.” Ela se refere ao eterno stylist-símbolo da Vogue Brasil, Giovanni Frasson, hoje voltado para outros projetos: “Sempre que nos cruzamos ele brinca: ‘Sua cafona!’, e é normal nos alfinetarmos, ainda que, nesse caso, não é desafeto, mas amor antigo”, rendendo boas risadas.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Pura doçura fashion, Daiane Conterato ofereceria roupas cafonas para Giovanni Frasson, mesmo sabendo que não vai adiantar: “Ele é podre de chique!” (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Uma das top’s mais sexies do mundo, Fernanda Motta, 34, promove o bate-bola,mas dispensa a macumba: “Tô fora!”. Mas diz que sabe muito bem quem colocaria na boca do sapo: “Os mais de 300 picaretas do Congresso merecem algo que cheire como eles. Um gambá”, vaticina.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Ao contrário de Chimbinha, Fernanda Motta sabe escolher uma jaqueta. Mas, na hora de abrir o verbo, ela não pensa duas vezes: “Mandaria um gambá fedido para o Congresso!” (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Ex-modelo e ator experiente, Juan Alba, 50, se dedica atualmente ao teatro. Ele adianta: “Estou ensaiando o musical ‘Mulheres à beira de um ataque de nervos’, com roteiro de Pedro Almodóvar e direção e adaptação de Miguel Falabella e Marisa Orth e Totia Meireles no elenco.” De volta à enquete, ele escolhe o mimo: “Cara, escolho a jaqueta bem cafona para uma pessoa muito chata!” Quem, quem? “Não posso falar, mas sei que errei quando confiei demais. Nem era amigo meu, mas fui influenciado por terceiros, daí já viu, né? Acabei me ferrando”, lamenta.

Terra Nostra

À beira de um ataque de nervo, Juan Alba lamenta confiar no inconfiável (Foto: Lucas Montedonio)

Estilista da marca paulistana Diva, Andrea Ribeiro, 36, tem certeza absoluta de quem pretende mandar depressinha para o Nirvana: “As blogueiras!”, confessa a intenção, com sorriso de “Revenge”. “Daria um vestidinho da Geisy, daqueles que embalam o corpitcho a vácuo porque elas se acham. Só escrevem o que não sabem”, ironiza. Pobrezinhas das fofas…

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Maligna, Andrea Ribeiro endereça todo o seu ódio às bloggers (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Mas Andrea não é a única que apela para um modelito de Geisy: Marcelo Ultra, 39, é produtor de moda. “Daqueles que trabalham”, garante. “Não posso dizer o nome, mas adoraria ver uma ex-contratante, que ainda não me pagou, usando um vestidinho bem cafona da Geisy”, afirma imaginando a cena sem dar nome aos bois.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

O produtor Marcelo Ultra é daqueles que topa até fazer styling para os caloteiros, desde que possa revidar na forma de um micão (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Alice Santos, 20, e Maria Eduarda, 17, são amigas para sempre. A estudante de nutrição e a vestibulanda logo respondem: “Ah, ela era muito nossa amiga… Mas na verdade se mostrou uma ‘raspa canela’, um horror”. Hein? “Raspa canela é quando a garota resolve dar em cima do seu crush“, explicam. “Para ela só um vodu mesmo para aprender a não mexer com o homem alheio. Destinamos um despacho-purê de Potato Head”, destilam esse veneninho com requinte de Master Chef.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Quase siamesas, Alice e Maria Eduarda não toleram falsiane que rouba o homem alheio (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Paulo Borges, 53, dispensa apresentações. “Não sou indiferente a ninguém. Quero sempre ver todo mundo feliz”, declara, cheio de amor no coração. “Ah, Independente da roupa, quem pode, pode. A Sabrina (Sato) e o Zé Pedro (DJ) ficariam bem em qualquer coisa”, garante o CEO da Luminosidade.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Paulo Borges pula para escanteio quando o assunto é ebó e revida com o sorriso iluminado (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Chique para chuchu, Consuelo Blocker, 51, afirma que não daria presente algum: “Eu daria é conselho”, deixando claro que “não é de ditar regra”. “Quando se chega na minha idade, a pessoa vai aprendendo que não existe tempo a perder com desafetos. É desperdício. O que eu faço é simplesmente manter distância para não absorver aquela energia negativa”, flana esbanjando simpatia.

Consul

Consuelo Blocker leva a vida no piano; não perde tempo com aquilo que não presta (Foto: Lucas Montedonio)

Rosângela Espinossi é outra queridinha do ÁS. A colega, que escreve para seu site Elas no tapete vermelho e ainda colabora com o apresentador, consultor, stylist e editor (ufa!), o único (e também amigo querido) Arlindo Grund, solta logo a deixa, revirando seus olhinhos de Betty Boop: “As blogueiras. Elas merecem um vestidinho bem chinfrim. Fazem todo o tipo”, entrega. Tadinhas dessas digital influences.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Rosangela Espinossi é do tipo que sorri enquanto faz uma montação jeca para os desafetos pretensiosos (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Yasmin Miura, 19, é designer de moda. A morena não revela quem seria seu objeto de tortura, se escondendo por trás dos óculos espelhados, preferindo generalizar: “Qualquer um que seja mal educado, grosseiro ou rude já deve sofrer muito por si só. Uma pessoa dessas merece amor!”, disfarça com se fosse a doce Gretl, enteada mais nova da Noviça Rebelde.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Enigmática, a designer Yasmin Miura não se compromete, mas ÁS desconfia que ela é perigosa (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

A analista de marketing Brenda Goedert, 25, é daquelas que compartilha com o mundo sua visão politizada: “Bolsonaro ficaria muito bem num vestidinho bem justinho. Ele ia ficar uma graça” E completa: “Pô, o cara vive tentando f@%$@&* com todo mundo”, elucida.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Brenda não admite que Bolsonaro ponha as manguinhas de fora, então embala o moço num tubinho para lá de apertado (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Cosplay do fofoqueiro de celebrities Gominho, Fabio Gominho, 19, toma emprestado até o nome de quem lhe inspira, bem no estilão do longa “Mulher solteira procura”. Imita o ídolo até a raiz do cabelo e ainda enfatiza: “Sou o cover oficial dele, hein!” Para esse  paulistano levado da breca, insuportável é o convívio com um vizinho inominável cheio de defeitos: “Noooooossa, ele reclama de tudo. Não deixa a gente fazer churrasco, é cheio de mania e nunca posso escutar música alto. Merecia uma jaqueta beeeem brega do Chimbinha para gente tocar aquele bullying-terror”, maquineta.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Daqueles que antipatiza com vizinho, Fabio se acha parecido com Gominho, mas é exuberante como Vanessa da Mata (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Entusiasta da democracia, ÁS também escutou as bloguetes. Para Layla da Fonseca, 18, estilo é não querer detonar ninguém. Mas, no final, ela acaba entregando o jogo: “É sempre bom ver uma hater recalcada usando aquele vestidinho todo errado”, fala com sangue nos olhos, imaginando com quem faria essa maldade…

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Toda trabalhada no couro, Layla da Fonseca se refastela com o vestido errado na pessoa errada (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Lolita lolipop, a atriz Isabela Santoni, 20, que viveu a rebelde esquentadinha Karina em Malhação”, fala rapidinho porque o desfile já vai começar: “Qualquer um que me ligue domingo de manhã e me arranque do meu sono de beleza está pedindo para receber uma patada”, apunhala, sem especificar a maldade. Mas é bom ela ficar calminha e nem desejar nada para ninguém, se concentrando no métier: volta na próxima novela das nove, que substitui A Regra do Jogo“, num papel bacana de uma noiva recém recuperada de uma leucemia.

Malhação

A rubro-negro, Isabela Santoni, em modo avião. Domingo é dia sagrado! Ai de quem acordá-la (Foto: Lucas Montedonio)

Paraense igual ao músico, Carol Ribeiro, 36, logo rebate: “Chimbinha é vida! Adoro a Banda Calypso“, denuncia o gosto, se revelando fã do tecnobrega e provavelmente das jaquetas do rapaz também. Questionada sobre possíveis pérfidas intenções, a morena explica: “No mundo da moda, não podemos ter desafetos”, explicita para, logo após, detonar alguém que não pertence a esse universo: a presidente. “A Dilma não tem jeito. Mandaria para ela uma passagem de avião para um lugar bem longe, assim ela não causaria mais estragos”. E finaliza: “Mas que fosse de primeira-classe para ela ir bem feliz e não querer voltar nunca mais.”

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Carol Ribeiro é só sorrisos (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Meninas super poderosas ou versão inusitada das três espiões demais? O trio Franciele Gorjão, 19 (esq.), Valquiria Andrade, 21 (centro), e Patricia Brantes, 20 (dir.), são estudantes de moda. Cochicham entre si por alguns segundos e já vão metendo aquele caroço na colega de facul: “Essa garota se acha; ninguém suporta a Mainara. Merece um despachão com batata, galinha e pimenta do reino, todo espetadão.”

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Trio Calafrio: Franciele, Valquiria e Patricia pensam em despachar a colega de classe para bem longe, de preferência vestida num paletó de madeira (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Logo após desfilar para a grife Apartamento 03, as modelos Marina Fiat Conski, 17 (esq.), e a new face Sandy Ferreira, 18 (dir.) se desmontam. O trabalho aproxima e por isso as duas chegam a um consenso natural: “Aquelas pessoas que curtem nossas fotos no Instagram e depois falam mal da gente pelas costas. Ninguém merece”, desabafam. “Sempre tem os puxa-sacos que nunca olharam na nossa cara e só depois que a gente começa a desfilar e ficar conhecida querem se fazer de amiguinhos”, concordam se entreolhando. “Mas qual o presente, amores?” As duas se entreolham e disparam sua metralhadora: “Ih, é mesmo… Acho que um look completo de vestido de Geisy com jaqueta do Chimbinha”, exalam maldade.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

As modelos Maria Fiat e Sandy Ferreira não admitem que as interesseiras grudem em gente que faz sucesso (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Bamba da escovas, o hairstyler Erick Sgobe, 28, está no backstage e ouve o galo cantar. Aproveita para filosofar: “Um vestido brega ou jaqueta cafona podem funcionar em qualquer preconceituoso, de todos os tipos, em níveis tão específicos quanto abrangentes”, vaticina sem fazer nenhum recorte para, em seguida, voltar à labuta na equipe de Robert Estevão. Generalidade perde…

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Erick Skobe escova o preconceito para longe (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Quem estava toda exibida para os flashes é a ‘mulheres ricas’ Andrea de Nobréga, 47, que foi ácida no reply: “Ai, tem uma que me envenenou muuuito! Mas acabou, cortei. Ela não merece presente e sim uma picada de cobra!”, e oferece sua garganta característica, brincando. O repórter cutucou, cutucou, e ela soltou: “Era uma integrante do Mulheres Ricas 2. Não falo mais nada!” Como quem não quer nada, o repórter sondou se a loura ainda mantém contato com a dona do badalo, the face of Rio Narcisa Tamborindeguy. “Sim! Adoro a Narcisa. Volta e meio trocamos mensagens.” E com a arquiteta queridinha dos famosos? “A Brunete (Fraccaroli), decorou minha casa inteira e somos bff’s.” Hmmm, sobraram portanto duas das então mulheres do reality. Seria a morenaça Cozete Gomes ou a loura do famoso “hello“. Quem dá mais? E será que vai um balde de gelo de plástico?

Andrea

Cobra criada, Andrea de Nóbrega é do tipo “Cleópatra”: sai por aí oferecendo serpente de presente (Foto: Lucas Montedonio)

Babado. Booker portuguesa da Elite Model Management e stylist da Harper’s Bazaar, Filipa Bleck solta o verbo: “Odeeeeeio o Décio da Ford. Ia amar vê-lo num tubinho bem apertado. E creio que ele ia amar também”, explana em meio às gargalhadas dos amigos, todos tricotando histórias impublicáveis.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Filipa Bleck aproveita a enquete para ofertar um tubinho colante ao desafeto, mas acaba deixando o ÁS de saia justa  (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Cabeça por traz do site homônimo, Natalia Dornellas, 39, é jura de amor eterno. Com sua franja recém desfiada, ela desfia seu corolário: “Meus desafetos não presenteio com nada. Simplesmente ignoro como se fossem transparentes, sabe?”, revela a jornalista de beleza, moda e gastrô.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Natalia Dornellas detém na alma verdadeiro combo de sabedoria, espirituosidade e inteligência (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

A exuberante beleza da consulesa francesa em Sampa, Alexandra Baldeh Loras, 38, chama aquela atenção! Na sala de desfile de Gloria Coelho, ela se mostra imbuída de diplomacia très chic: “As pessoas precisam expressar mais amor pelos seus inimigos. Só assim é possível desconstruir essa energia perturbadora que circula no mundo. Gosto de ver o que há de bom em cada um, o que há de melhor”, ensina com sotaque. E vai além: “É na adversidade que encontramos soluções e aprendemos as mais duras lições de vida. Todos temos nosso terrorista interno, mas creio que é preciso focar na meditação para domar a fera interior”, sacramenta, dando uma valiosa sugestão: “Santo Daime. Para pessoas que estão em intenso sofrimento é necessária a planta sagrada dos índios.”

DIVA

A consulesa da França Alexandra Baldeh Loras é chegada a uma erva medicinal para domar qualquer desejo de se vingar (Foto: Lucas Montedonio)

O barbudo Jonas Tucci, 30, se designa fotógrafo, cineasta, músico… artista! Quando perguntado sobre um possível desafeto e sua vingança saramaligna, não pensa duas vezes: “Dilma. Ela merece todas as opções sugeridas”. Hum, a presidente numa sobreposição basiquete de jaqueta do Chimbinha com vestido da Geisy e ainda por cima segurando um Mr. Potato Head de ebó dentro de um balde de gelo de plástico? Que horror! Mas, okay, voltemos ao fato: “Por que tanto ódio no coração, Jonas?”, pergunta ÁS. “Ela fez submeergir os valores mais preciosos do Brasil; vivemos as consequências desse tormento sem fim”, estigmatiza.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Multi talentoso, Jonas Tucci usa a enquete para fazer apologia política (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Rafa Brites, 28, repórter do Mais Você, inverte o jogo: “Ofereço uma prece iluminada para que os políticos brasileiros parem com a roubalheira.” Ela sugere reza forte e haja oração: “Todos eles deviam se benzer e ter um coração mais humano. Não aguento mais essa corrupção”, explica indignada. E quem aguenta, amor?

Mais Voce

Rafa Brites é loura cheia de luz, pronta para promover uma reza forte na capital federal (Foto: Lucas Montedonio)

A neo milionária Bárbara Evans, 24, não consegue se decidir. “Não tenho pessoas das quais eu não goste porquê eu aturo todo mundo”, garante. Garante?!? Como assim, benzinho? A modelo esclarece: “Quem quer que antipatize comigo, acho que ela mesma vai se vestir mal por si só”, pragueja.

Foto: Gabriel Barrera/StudioRGB

Bárbara Evans combina blusa de folhagem com saia gráfica, mas vamos combinar: ela prefere que os desafetos se queimem com seu próprio styling sem citar o look (Foto: Gabriel Barrera / StudioRGB)

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.