*Por Guilherme J. Foti

Sob as respectivas curadorias de Guilherme Maranhão e Fausto Chermont, as exposiçõesÉ tudo História e Movimento Contínuo se encontram no projeto ‘Raros, Vintages & Inéditos’, em sua segunda edição, que acontece na Galeria Virgilio, SP. O vernissage aconteceu neste sábado e o evento rola até final de abril. Vale conferir.

As obras sob comando de Guilherme, “É Tudo História”, enfatizam as técnicas de construção de imagem, apresentando sessenta e oito fotografias, sendo quarenta e oito autorais e vinte profissionais. A ênfase desses trabalhos incide sobre sua elaboração, deixando o tema em segundo plano e fugindo ao comum das exposições do gênero.

Raros, Vintages & Inéditos 2 – Pôster Oficial

A história entra para interligar as obras, sem, necessariamente, ter sido pensada  antes, durante e depois de seu registro. Questionando a postura do artista perante a dificuldade de execução do trabalho em contraponto a sua liberdade de escolhas, é possível compreender os fundamentos da exposição destacando os conceitos de elaboração de imagem e a busca pelas técnicas nela utilizadas.

Obra de Duda Rosa para “Movimento Contínuo” (Foto: Reprodução)

Já Fausto, em uma recorrente pesquisa particular, selecionou dezoito trabalhos de onze artistas para “Movimento Contínuo”, cada qual com diferentes suportes e técnicas, para preencher uma lacuna nos registros de influências de diversos movimentos da arte contemporânea; em específico, a fotografia brasileira, dentro dos movimentos Concretistas e NeoConcretistas.

Obra de Ancar Barcalla para “Movimento Continuo” (Foto: Reprodução)

Muito já foi debatido e exposto sobre as influências desses movimentos, mas a fotografia, em específico, foi deixada de lado por curadores desse viés. O Modernismo fotográfico é considerado um movimento tardio no Brasil, não vinculando o processo pelo qual o país passava no âmbito cultural, sobretudo nas artes plásticas e arquitetura – concretismo e neoconcretismo, corretamente denominados.

O evento com as duas exposições acontece na Galeria Virgílio, já estreou e vai até 13/05.

Serviço:

Raros Vintages & Inéditos 2

Galeria Virgílio

Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426 – Pinheiros, São Paulo – SP
Tel.: (11) 2373-2999

De 03/04 a 13/05

De segunda a sexta, das 11h às 19h
Sábado, das 11h às 17h.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.