Aos poucos, a moda pede passagem no Rio. Apesar da crise, o mercado procura se aquecer na Cidade Maravilha e, diante disso, a semana fecha com dois eventos bacanas na urbe, do shopping Rio Design e da Levi’s.

O Rio Design celebra a chegada da primavera com o Rio Design Experience, evento que já acontece desde 2013, mas que a cada ano ganha nova roupagem, se dividindo entre o Rio Design Barra e o Rio Design Leblon. Tecnicamente, o agito já começou na Barra, no feriadão de sete de setembro, com peças de roupa e acessórios tageadas (#vogueindica) pelo time editorial da Vogue, que chancela looks e itens que devem se tornar must have, dentro do tema “moda e movimento”. Sim, esse ano a relação enre dança e estilo norteia a ação.

Plié nas araras: bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro invadem a moda, no Rio Design Experience, no Rio (Foto: Divulgação)

Na Barra, o badalo vai até domingo (16/9) e, na terra de Manoel Carlos, vai até 23/9. Mas, no RDB, o dia imperdível mesmo é nesta quinta (13/9), com performance, ao som de Villa-Lobos, a cargo dos integrantes do corpo de dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dirigidos e coreografados por Marcelo Misailidis, hoje também o nome forte por trás da Beija-Flor. Uma beleza ver o shopping valorizando os talentos da dança carioca, num momento em que o TMRJ passa pela pior crise de sua história. A vip list é da Nina Kauffmann. Imperdível (confira a programação toda do dia abaixo).

Plié nas araras: bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro invadem a moda, no Rio Design Experience, no Rio (Foto: Divulgação)

Diversas lojas preparam ações para esse dia. Por exemplo: a Josefina Rosacor, cujas lojas têm aquele teto lindo rebaixado composto por sapatilhas de ponta, vai vender camisas que apoiam o movimento #Salveotheatromunicipal, trazendo a mensagem “Dança & Cultura & Dignidade”, com 100% do lucro doado aos bailarinos e funcionários do Theatro. E a prima ballerina e diretora do corpo de baile do TMRJ, Ana Botafogo, estará na filial do Rio Design Barra, das 19h30 às 20h30, para autografar camisas e tirar fotos com clientes e convidados. Prepare seu degagé e deixe o corpitcho alongé para arrasar na selfie com a moça…

Ana Botafogo: eterna primeira-bailarina do RJ comparece nesta quinta (13/9) ao evento que une moda e dança no Rio Design Barra para sessão de selfies (Foto: Divulgação)

Aproveitando o bochicho no shopping, a Valisère arma um coquetel bacanudo para reinaugurar a loja, e a Live celebra sua chegada ao RDB ao som da DJ Carol Emmerick e coquetel do Gurumê.

Mais uma vez, Carol Emmerick comanda as picapes no evento do Rio Design Barra. A dobradinha já rende frutos há dois anos (Foto: Divulgação)

Já no dia 19, o Rio Design Leblon e a a ESPM-Rio unem forças e promovem mais uma edição do Café com Design sobre o tema ‘’Novos caminhos para o consumo da moda: Consumo Consciente’’. Assunto na ordem do dia que, dessa vez, traz a presença de um time de feras do meio acadêmico: os professores da universidade Maya Marx Estarque, Lilyan Berlim e Luciano Tardin. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo aplicativo do RDL.

Por sua vez, a Levi’s, que nos últimos anos anda marcando presença na cena cultural carioca com pelo menos um badalo bacana anual agita neste final de semana, de sexta (14/9) a domingo (16/9), o movimento Levi’s Geração 501® – antiga Casa Levi’s – na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. O evento, que reúne moda, música e comportamento de rua, já foi um fervo em 2017 num casarão em Botafogo e agora se muda de mala e cuia para o bairro de Tom Jobim, pretendendo inundar a praia da bossa com finas marolas de rock e música eletrônica. São shows, festas, bate-papos e oficinas de customização. Tudo 0800, pasme!

À frente do marketing da  Levi’s no Brasil, Marina Kadooka continua apostando na trinca diversidade-música-arte urbana para vender calças jeans. Tudo a ver! (Foto: Divulgação)

“Queremos fazer desse espaço múltiplo um palco de debates e de reflexão, para dar voz a uma geração que deseja respeito, representatividade e mudanças. Tudo isso por intermédio da interação entre artistas, criadores, pensadores e público”, manda na lata Marina Kadooka, gerente de marketing da Levi’s no Brasil.

No palco, o agito é plural: vai do quarteto Qinho Canta Marina, liderado por Marcus Coutinho e que repagina os hits da cantora, ao rock abravanado do 2 Reis (dos filhos do Nando Reis) transitando entre clássicos e composições próprias; do trio Flerte viajando em canções autorais e standards da MPB repaginados ao folk rock do Suricato; e das garotas cariocas do Abronca, que reforça a presença das mulheres na cena rap ao cortejo-pop do Technobrass, que mescla fanfarra carioca com música eletrônica. Para todos os gostos.

Qinho é destaque entre as atrações da edição 2018 da casa Levi’s, agora rebatizada de Levi’s Geração 501 (Foto: Divulgação)

Depois dos shows, o primeiro andar da Casa Laura Alvim se verte em uma pista de dança incorporando as festas Heavy Baile, na sexta, e Disritmia, no sábado.

Balanço do Technobrass invade a Levi’s Geração 501 no próximo final de semana, no badalo armado pela Levi’s (Foto: Divulgação)

Nas palestras, em parceria com o IED – Istituto Europeo di Design –, só gente de responsa que ama o Rio: sob a curadoria de Melina Dalboni, coordenadora do master de Marketing de Moda no IED-Rio, Luana Génot, fundadora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e referência em igualdade racial, mediará uma conversa sobre o tema nesta sexta (14/9) às 19h. Ela divide a mesa com Luana Cooper, à frente do portal de beleza negra Tombay, e com Helena Gusmão, sócia da agência de modelos Jacaré Moda.

Booker que investe no mercado de modelos negros, Helena Gusmão participa de mesa redonda no Levi’s Geração 501® nesta sexta-feira (14/9) (Foto: Divulgação)

Nessa levada de diversidade da Levi’s há espaço para todas as cores: se antes a negritude causou, no próximo sábado (15/9), às 16h, o berro fica por conta da jornalista de moda Marcia Disitzer, amiga do ÁS que transita entre o ruivo e o louro na própria cabeleira: sob sua batuta rola uma colorida conversa sobre o estilo e a presença dos influenciadores de periferia do Rio, tema de seu mais recente livro, “Potência Popular Carioca” (Editora Casa da Palavra), com participação da editora do site Zona Norte, Carol Rabello, e de Rafa Joaquim, criador e diretor criativo do Coolhunter, laboratório de inovação estética baseado nas manifestações culturais das periferias.

Nesse dia, ainda participa do bochicho a marca autoral Trappo, focada em up cycling e moda vintage, que atua como curadora de movimentos e tendências da cidade no coletivo Vento. Vai ser ventania, que potência!

Marcia Disitzer: a jornalista é uma das mais prolíficas escritoras de moda do Rio, com vários livros publicados, e comanda talk show no Levi’s Geração 501®, no Rio, neste sábado, em torno do seu livro “Potência Carioca” (Foto: Divulgação)

Para fechar, rola todos os dias a Taylor Shop, estação de customização em parceria com a Ahlma, na qual o público reinventa suas peças.  É o típico Lavoisier; na natureza da moda tudo se recicla: o espaço abrigará uma oficina de up cycling para modificar peças Levi’s trazidas ao evento. Bora!

Serviço

Rio  Design Experience

Programação de quinta, 13/9:

16h –  welcome drink para apresentação de integrantes do corpo de dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a presença do Time Vogue e do bailarino Marcelo Misalidis

17h – Visita guiada a cinco lojas selecionadas, nas quais o time Vogue destacará suas principais escolhas para a primavera|verão 19, inspiradas no tema “dança & movimento”
19h – Apresentação dos bailarinos do Theatro Municipal

19h30 – Música e ativações para encerrar o dia com a presença do Time Vogue & convidadas

Local: Avenida das Américas, 7777 – Barra da Tijuca, Rio

Tel. (21) 2430-3024

De 7 a 23/9, no Rio Design Barra

A partir de 16h

Levi’s® Geração 501® RJ

Programação

Sexta-Feira, 14/9:

18h às 22h- Taylor Shop Levi’s x Ahlma

19h às 20h- Painel IED #Geração 501®, com Luana Génot, Luana Cooper e Helena Gusmão

20h20 às 21h- Show de Abronca

21h20 às 22h20- Show de Qinho canta Marina

22h à 1h- Festa Heavy Baile

Sábado, 15/9:

14h às 22h- Taylor Shop Levi’s x Ahlma

16h às 17h- Painel IED #Geração 501®, com Márcia Disitzer, Carol Rabello e Rafa Joaquim

17h30 às 18h30- Show de Flerte

19h30 às 20h30- Show de 2 Reis

21h às 22h- Show de Suricato

22h à 1h- Festa Disritmia

Domingo, 16/9:

14h às 19h- Taylor Shop Levi’s x Ahlma

16h ás 17h- Show acústico “Paulo Dalagnolli recebe amigos”

17h às 19h- Cortejo Technobrass

Local: Casa de Cultura Laura Alvim

Avenida Vieira Souto 176, Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

Tel. (21) 2332-2016

Data: de 14 a 16 de setembro de 2018

Sexta-feira, das 18h à 1h, sábado, das 14h à 1h, e domingo, das 14h às 19h

Evento aberto ao público, mediante à lotação da casa

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.