Moda é espetáculo. O Rio é um espetáculo. E esses tempos de sociedade do espetáculo são de puro happening. Partindo dessa premissa, empreendedores da área do showbiz – Luiz Calainho, com sua L21 (leia-se Aventura Entretenimento, responsável por boa parte do teatro musical produzido no Brasil e pela feira Art Rio), e  Duda Magalhães e Rodolfo Medina (da Dream Factory, a mega estrutura por trás do Rock in Rio) se associaram a Carlos Tufvesson – presidente do Conselho Municipal de Moda do Rio de Janeiro – tomando a dianteira para lançar o Rio Moda Rio, plataforma com diversas ações planejadas ao longo do ano para impulsionar o segmento fashion na Cidade-Maravilha. A notícia foi dada em coletiva para a imprensa nesta quinta-feira (14/3) no Museu de Arte do Rio (MAR), na presença de gente bonita, elegante e sincera, tipo os estilistas Lenny Niemeyer, Alessa Migani, Ivan Aguilar, Jacqueline De Biase, Marta Macedo, Isabela Capeto, Mara McDowell e Andrea Marques. Tudo sublinhado por ícones locais, como o Sorvete Itália e Biscoito Globo.

Rio Moda Rio 2016 Lenny-Niemeyer-e-Carlos-Tuvfsson_3

Rio Moda Rio: movimento que reintroduz a Cidade-Maravilha no olho do furação fashion nacional tem como artífices Carlos Tufvesson (esq.), Duda Magalhães (centro-dir.) e Luiz Calainho (dir.), na foto ao lado de Lenny Niemeyer (centro-esq.), que vai desfilar coleção duas vezes: na SPFW e no novo evento (Foto: Divulgação)

museu do amanhã final

Com o recente Museu do Amanhã como moldura, Rio Moda Rio vai tomar conta de três armazéns do Píer Mauá (Foto: Reprodução)

“A moda precisa surpreender e emocionar”, afirmou Tufvesson na hora do grupo – ao lado do secretário de turismo da cidade, Antonio Pedro, e de Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira (da Firjan, patrocinador master junto com a Natura, Gol e KLM) – apresentar o projeto que já começa em junho com uma das duas semanas de moda previstas para 2016, a ser realizada de 14 a 18 de junho no Píer Mauá, com doze desfiles previstos.

Entre os já confirmados, Blue Man, Alessa, Lenny, Isabela Capeto, Paradise (de Patrick Doering e Thomaz Azulay, herdeiro do talento do pai Simon), Martu, Isabela Capeto, Patricia Viera, Guto Carvalhoneto e Osklen, todos com a supervisão geral de Gringo Cardia.

aqueline-De-Biase-e-Lenny-Niemayer_2 tio moda rio

Trinca de damas no baralho fashion carioca: da esquerda para a direita Jacqueline De Biase, Lenny Niemeyer e Andrea Marques (Foto: Divulgação)

Em clima de otimismo e de resgate da urbe como pólo lançador de moda (após a deprê de algumas temporadas sem o finado Fashion Rio), foram anunciadas ações que se completam em uma panorama maior, com direito a palestras, workshops, pop up stores, interfaces com arte e gastronomia, performances, shows de Alice Caymmi, Johnny Hooker e Jesuton, uma celebração de talentos (Prêmio Rio Moda Rio, nos moldes do antigo Prêmio Rio Sul de Moda) e o fomento de novos designers. Sim, se vivo Ernest Hemingway diria que o Rio é uma festa!

Alessa-e-Cristiane-Alves rio moda rio

Performer nata: conhecida pelas estampas exuberantes e aparições apoteóticas nos finais de desfile, Alessa Migani (ao lado de Cristiane Alves) abre o braço e reverencia o Cristo (Foto: Divulgação)

“Trata-se não de um evento, mas um movimento em prol da moda”, explicou Duda Magalhães. Já um entusiasmadíssimo Calainho disparou: “Esse país merece estar na rota de crescimento e trabalhamos na construção de conteúdo. Moda é certamente uma forma de arte, de criação, que dialoga com outras áreas da cultura”. Eduardo Eugenio  emendou: “Segunda-feira devemos amanhecer muito mais leves”, aludindo obviamente ao possível impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Carlos-Tuvfsson_Patricia-Vieira-e-Guto-Carvalhoneto rio moda rio

Dama de couros entre os valetes de paus: ao lado de Carlos Tufvesson e Guto Carvalhoneto, Patricia Viera celebra o novo evento de moda do Rio e do Brasil (Foto: Divulgação)

Deslumbre + desbunde: Rio Moda Rio tira proveito das obras da revitalização do Porto Maravilha e sai na dianteira como plataforma que une lifestyle e arte (Foto: Reprodução)

Deslumbre + desbunde: Rio Moda Rio tira proveito das obras da revitalização do Porto Maravilha e sai na dianteira como plataforma que une lifestyle e arte (Foto: Reprodução)

Dessa forma, o Rio Moda Rio pretende sacudir a cidade, movendo-se contra a inércia e abrindo espaço para um diálogo nada regional, mas nacional: “A vocação do Rio é a economia criativa”, completou Carlos Tufvesson, deixando claro que o evento pretende não atingir apenas “a grande família do estilo”, mas o grande público em geral, justo aquele que não faz parte do meio, mas considera a moda um verdadeiro show. “O nome do evento faz menção ao Grupo Moda Rio (reunião de estilistas que estabeleceu nos anos 1970/80 as bases da confecção brazuca) e teremos um desfile-show que homenageia quatro nomes que fizeram história: Simon Azulay, Company (Mauro Taubman), George Henri e Maria Candida Sarmento (Maria Bonita)”. Todas marcas que não existem mais, mas que tiveram presença significativas na consolidação de uma moda brasileira.

Rio moda rio 3

Para um auditório do MAR lotadíssimo, Tufvesson explica o evento que inclui lançamentos, fomento, badalo e que ainda pretende resgatar a memória de quem fez a moda no Brasil Pandeiro (Foto: Divulgação)

Questionado sobre o evento privilegiar a moda carioca ou ter cunho brasileiro, Tufvesson foi rápido e rasteiro: “Não vejo o segmento como regionalista. O que é bom numa praça fomenta o mercado em geral”. Antonio Pedro completou: “Claro que estaremos evocando o lifestyle do Rio, que é impregnante. O uso do DNA da cidade é fato, tanto na moda quanto na gastronomia que contempla o bolinho de feijoada do Aconchego Carioca e o sorvete do Mil Frutas“. Lacrou. Num período em que se questiona o esgotamento do formato tradicional das semanas de moda, novos ares prometem e o Rio como cereja do bolo pode ser mesmo uma boa.

pier mauá 2 final

Rio que mora no mar: promenade que margeia a Baía de Guanabara no Pìer Mauá servirá como espaço de gastronomia e palco para shows no recém-lançado Rio Moda Rio (Foto: Reprodução)

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.