*Por Guilherme Junqueira Foti

Em tempos de pré-Rock in Rio, vale a notícia: com cardápio assinado pela chef Vivi Cabral, o Casarão 1903 recebe novas músicas, ou melhor, novos pratos: é tradição da casa que seus sabores sejam batizados com nomes de músicas emblemas do Rock N’ Roll mundial.
Na entrada, a novidade fica por conta do “Soak up the Sun”, um sexteto bacanudo de bruschettas, apresentando-se em duplas nada sertanejas de salmão defumado com cebolete cheese, de queijo de cabra com cebola caramelada e de tomate italiano com manjericão e parmesão. Para os menos glutões, essa entrada já vale por uma boa dedilhada na guitarra, ou melhor, na refeição inteira!

Hambúrguer e Mettalica no Casarão 1903: o tipo de sanduíche mais badalado na cidade hoje em dia ganha o nome do hit heavy metal “Nothing Else Matters” (Foto: Lipe Borges / Divulgação)

Na indispensável sessão de burguers – a febre do momento na urbe -, a boa nova é o “Nothing Else Matters”, hit do Mettalica que, na visão da casa, é a cara de um blend de ossobuco e costela bovina no pão australiano, com queijo cheddar, molho especial agridoce e guacamole, acompanhado de incríveis chips de aipim, batata rústica ou canoa. Tudo a ver: porn food da boa com nome de musicão hardcore. 

No Casarão 1903: O hit “Come As You Are”, do Nirvana, dá nome ao risoto de salmão defumado, que cai no estômago muito melhor do que o hinão grunge, uma porrada! (Foto: Lipe Borges / Divulgação)

A banda dos pratos principais ganhou dois novos integrantes: “Come as You Are” (do Nirvana) – um risotinho de salmão defumado – e o “Ruby” (dos Kaiser Chiefs), buscapé de patinho moído, recheado com queijo cheddar e coberto com tiras de bacon, devidamente acompanhado por farofa de panko.

E para um dolce finale al gusto, duas sobremesas de dar água na boca: a casa foi ao pé da letra e batizou os rolinhos crocantes de doce de banana com nutela, servidos com sorvete de baunilha, com o maior sucesso do Eurythmics“Sweet dreams”.

Annie Lennox aprovaria: “Sweet Dreams” é o nome dos rolinhos de doce de banana com nutela do Casarão 1903 (Foto: Lipe Borges / Divulgação)

E, como Rita Lee não poderia ficar de fora, “Doce Vampiro”, uma panacota de doce de leite servida com couli de frutas vermelhas. Não é mera coincidência qualquer associação sinestésica do caldo vermelhinho rodeando a massa com o filete de sangue escorrendo da jugular de uma vítima do morcegão sanguessuga.

Tão gostoso quanto sangue escorrendo de carótida: a panacota com couli de frutas vermelhas do Casarão 1903 homenageia o hinão de Rita Lee “Doce Vampiro” (Foto: Lipe Borges / Divulgação)

Em tempo: como não há precisão de o Casarão 1903 abrir o batismo gastrô para outros gêneros musicais, não existe por hora possibilidade alguma de Adocica“, de Beto Barbosa, acabar nominando alguma sobremesa…

Terminada a refeição, mais uma novidade, que o Casarão 1903 só trabalha com fartura: nas noites de terça-feira e quarta, boa música ao vivo, sem a inconveniente cobrança de couvert, embala as refeições, sempre a partir das 19h. E atenção, amantes dos acepipes e do bom: agora a casa também abre às segundas!

Serviço:

Casarão 1903

Rua Marquês de Olinda, 94, Botafogo

Tel: (21) 2551-9749

https://www.facebook.com/casarao1903/

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.