*Por Alexandre Schnabl e Guilherme Junqueira Foti

A 44ª edição da São Paulo Fashion Week se prepara para aterrissar na Bienal a partir desse domingo (27/8). O menu é degustação: são 33 marcas que desfilam suas coleções de primavera-verão 17/18 até a próxima quinta (31/8), já dentro do esforço de integração pretendido pela direção do evento, desde o ano passado, de aproximar o calendário de lançamentos do de vendas, enfatizando o “see now, buy now”.

Dessa vez, a carioquísima Animale, que costumava abrir o apetite do público, desfila só na quarta-feira. Quem abre a rodada de desfiles nesse domingo é a Iódice. Quer dizer? Quase. Porque, na antecipação da antecipação, já na tarde desse sábado o appetizer fica por conta da À La Garçonne, de Alexandre Herchcovitch, que se encarrega de dar a largada. O motivo? Incompatibilidade de data da locação externa escolhida com a semana.

Catwalk carioca: apresentação da Animale na última edição da SPFW, em março (Foto: FOTOSITE / Divulgação)

Além da Animale, são finos acepipes os cariocas que desfilam: Vix, Osklen, Lenny Niemeyer e Reserva. Dessa vez ficaram de fora Patricia Viera, Salinas, Sacada, Blue Man e A.Brand.

A ênfase vai para a força coletiva do talento criativo e, entre as novidades – além das locações inesperadas dos fashion shows externos espalhados pela urbe -, a apresentação da estilista Vanessa Moe, radicada na Austrália e que traz a coleção Circles“, criada a partir de pesquisa e parceria com tribos aborígenes da Oceania.

Vanessa Moe: brasileira que estudou fashion design na Austrália e já se apresentou na semana de moda de lá, a moça tem seu trabalho reconhecido por publicações ao redor do globo. A ênfase é o trabalho colaborativo que ela desenvolve com tribos aborígenes da Oceania. Vanessa mistura moda com arte e vai exibir doze looks de alta-costura criados com o apoio e orientação de entidades aborígenes. Inclusive, os modelos que desfilarão as peças serão nativos locais (Foto: Reprodução)

Keith Haring amaria! O nome da coleção de Vanessa Moe, “Circles”, faz menção aos desenhos tribais circulares que decoram a pele dos aborígenes, cheios de significação. Além de referências, os grafismos praticamente nortearam a criação da estilista (Foto: Reprodução)

Nessa levada multiétnica, vale mencionar que deve causar a passagem que a Jahnkoy, marca da designer russa radicada em Nova York Maria Kazakova (leia mais aqui) com apresentação marcada para a próxima quarta (30/8). A  mistura de streetwear endiabrado com toques multiculturais dão a exata noção do quanto é um tsunami de ideias a cabeça da estilista nascida na Sibéria.

Xamanismo das ruas: toques tribalistas ganham novas interpretações através das referências esportivas no trabalho único da Jahnkoy, que cativou os fashionistas na Semana de Moda de Nova York (Foto: Divulgação)

Pera, uva, maçã, salada mista! Maria Kazakova usa imagens que capta de diversas culturas ao redor do planeta para fazer sua mélange fashion multicultural (Foto: Divulgação)

Mas, quem também deve brilhar no evento são as grifes de óculos, cada vez mais poderosas. Acostumada a dar pinta nas catwalks da SPFW, a incansável Chilli Beans de Caito Maia promove nova empreitada do  seu eterno affair com a música: ela banca o palco musical exclusivo dessa edição.

Sob a batuta do inenarrável Zé Pedro fazendo vezes de curador, o line up vai ser babadeiro, trazendo o que há de mais atual em termos de musicalidade brazuca: vão se apresentar no Palco Chilli Beans AilaAnelis AssunçãoArthur Nogueira – trio do Projeto Natura Musical, que apoia o evento -, Marcia CastroIZARico DalasamAs Bahias e a Cozinha MineiraLetruxTássia ReisLuisa Maita Vermelho Wonder.

Aila é atração no Palco Chilli Beans da SPFW N44 (Foto: Divulgação)

“A moda segue tendências. A música também. Paulo Borges mais uma vez é visionário e interessado naquilo que vem acontecendo de novo na MPB. Me convidou para essa curadoria que teve como princípio trazer os artistas que estão lançando seus trabalhos no ano de 2017”, conta o DJ.

Curador responsável pelo line up do Palco Chilli Beans, na SPFW, o carioca Zé Pedro priorizou quem lançou ou está lançando álbum em 2017 (Foto: Reprodução)

De segunda (28) a quinta-feira(31), serão três apresentações de 30 minutos por dia, entre 16h e 19h, na quais os artistas apresentarão trabalhos que já foram lançados, ou que ainda vão fazer seu début em 2017.

As Bahias e a Cozinha Mineira é atração no Palco Chilli Beans da SPFW N44 (Foto: Divulgação)

“Minha ligação com a música sempre foi muito forte. E aumentou muito nos últimos dois anos, com os trabalhos que venho realizando junto a diversos artistas. Apresentamos agora um recorte da nova cena musical que está surgindo, o que há de novo e importante dentre os jovens talentos da música brasileira”, ressalta Paulo Borges, diretor criativo do SPFW, que tem se dedicado também a dirigir shows como Senhora dos Raios“, de Alice Caymmi.

IZA é atração do Palco Chilli Beans na SPFW N44 (Foto: Divulgação)

Marcia Castro é atração no Palco Chilli Beans da SPFW N44 (Foto: Divulgação)

Rico Dalasam é atração no Palco Chilli Beans da SPFW N44 (Foto: Divulgação)

“Tudo a ver a Chilli Beans assinar o palco de música no SPFW. Nos movimentamos entre esses dois pilares, música e moda, extremamente presentes na nossa essência”, ressalta o hiperativo Caito Maia, mente por trás da marca.

Mas não é a Chilli que marca presença na SPFW: outra marca bacanuda, a LIVO Eyewear  vai assinar os modelos de óculos para três marcas nessa temporada: Reserva, Cotton Project CemFreio, de Victor Apolinário.

LIVO Eyewear para Reserva na 44ª edição da SPFW (Foto: Divulgação)

LIVO Eyewear para Cotton Project na 44ª edição da SPFW (Foto: Divulgação)

A Reserva escolheu dois modelos de óculos solar e de grau, ambos em acetato italiano. Já a Cotton Project terá um modelo gatinho cheio de hype em três cores exclusivas: tartaruga, marfim e preto. E a CemFreio optou por um modelo mais conceitual para a passarela, exclusivo para o desfile da marca e em formato quadrado em duas cores: cristal e verde militar.

LIVO Eyewear para CemFreio na 44ª edição da SPFW (Foto: Divulgação)

  Confira abaixo o line up do Palco Chilli Beans:

Segunda-feira (28/08)

16h – IZA

19h – Letrux

21h30 – Marcia Castro

Terça-feira (29/08)

16h30 – Arthur Nogueira

18h30 – Anelis Assumpção

20h30 –Vermelho Wonder

Quarta-feira (30/08)

16h – Luisa Maita

22h – Rico Dalasam

Quinta-feira (31/08)

16h30 – Aila

19h15 – Tassia Reis

21h30 – As Bahias e a Cozinha Mineira

Serviço:

Chilli Beans

http://loja.chillibeans.com.br/

Instagram: @chillibeansoficial

Livo Eyewear

@livoeyewear
SPFW N44

http://ffw.uol.com.br/spfw/n44/

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.