Num Brasil assolado pela presença de vendedores de mariola em trens urbanos apinhados de gente – resultado de décadas de descaso público com o transporte urbano – foi uma dádiva o lançamento, promovido pela 20th Century Fox na noite desta terça-feira (21/11), de Assassinato no Expresso do Oriente” (Murder on the Orient Express, 2017), nova versão para as telas de umas das tramas mais famosas da escritora britânica Agatha Christie (1890-1976), ambientada no mais emblemático trem de luxo do imaginário global, o Orient Express, que ligava Paris a Istambul de 1883 a 1962.

Com Judi Dench e Kenneth Branagh à frente, o elenco all-star de “Assassinato no Expresso do Oriente”, que estreia nos cinemas brasileiros nessa quinta, 23/11 (Foto: Divulgação)

A produção mais conhecida, de Sidney Lumet (1974), foi incensada na época pela concentração de astros por fotograma, da Velha e da Nova Hollywood, e agora o diretor Kenneth Branagh não fez por menos: escalou numa leva só Johnny Depp, Judi Dench, Michelle Pfeiffer, Penélope Cruz, Derek Jacobi e Willem Dafoe, entre outros, além dele mesmo, que interpreta o indefectível detetive belga Hercule Poirot.

O cartaz da versão de “Assassinato no Expresso do Oriente” de 1974, também apinhada de astros e estrelas famosos (Foto: Divulgação)

Os promoters Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho seguiram à risca os passos de Lumet e Branagh e se encarregaram de juntar um all-star cast para a première nacional do longa, no Cine Odeon, seguida de coquetel no Belmond Copacabana Palace, não por acaso pertencente hoje ao mesmo grupo que hoje detém a rota ferroviária Londres-Veneza através do Venice-Simplon Orient Express, que utiliza vagões originais das décadas de 1920/30 repaginados por retro-fit.

Luiz Fernando Coutinho e Liège Monteiro conduziram o bonde – ops!, o expresso – dos famosos da sessão vip no Odeon ao rega-bofe do Copa, por ocasião do lançamento de “Assassinato no Expresso do Oriente” no Brasil. ÁS apressa-se em afirmar que não houve assassinato algum nas vans… (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

A sessão de cinema começou às 21h e, às 23h, vans levavam os vips numa espécie de Orient Express Delivery – um comboio de vans! – direto para o Copa, onde esperavam o champanhe geladinho e acepipes dignos da Princesa Dragomiroff (Wendy Hiller na versão de 1974; Judi Dench agora).

Mega display temático de “Assassinato no Expresso do Oriente” dominou a cena urbana no Festival de Cannes, em maio (Foto: Flávio Di Cola para Ás na Manga)

Mega display temático de “Assassinato no Expresso do Oriente” dominou a cena urbana no Festival de Cannes, em maio (Foto: Flávio Di Cola para Ás na Manga)

Os convidados posaram no red carpet com bigodinhos que celebram o famoso detetive e em cenários com malas e baús antigos, seguindo os moldes da promoção que o estúdio já vinha fazendo desde o último Festival de Cannes, em maio, conforme ÁS conferiu lá mesmo na época. As fotos são de Eny Miranda (Divulgação):

Então tá! Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus assumem o bigodinho de Hercule Poirot, mas o sorriso de Groucho Marx! (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Andrea Natal (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Narcisa Tamborindeguy (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Luiz Fernando Guimarães (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

A bordo do Orient Express com destino ao Apocalipse: estrelas da nova produção da Record, Daniela Escobar, Leona Cavalli e Lu Grimaldi (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Trem do amor: Carlos Tufvesson e André Piva (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Trem do amor 2, a missão: Anna Caldas e Ricardo Nauemberg (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Trem do amor sem fronteiras: Angie Diniz e Anderson Thives (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Candé Salles (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Arthur Xexéo (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Jacyra Lucas, Luiz Xavier e Daniela Lima (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Liliana Rodrigues e Nestor Rocha (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Que trem é esse na sua cabeça, amor? Ivan Mendes (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

David Junior (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Marcelo Camacho (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Trem-família: Cecilia e Maria Geyer (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Nelson Freitas (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Nicola Siri (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Pablo Morais (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Patricia Kamitsuji (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Ricardo Rique (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Arlete Heringer (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Maria Frering (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Aparecida Petrowsky (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Trem do chanelzinho: Antonia Fontinelle e Simone Soares (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Alberto Sabino (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Jayro de Sender e o filho Miguel (Foto: Eny Miranda /Divulgação)

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.