Última chance neste final de semana para conferir a pop up montada pela bamba Sonia Pinto numa bela casinha no Horto, Rio, para mostrar aquelas novidades que só a designer é capaz de criar. A mineira, que em 2016 andou emocionando todo mundo com sua moda cerebral/elegante/confortável/atemporal/minimalista pero no mucho/eterna com um estonteante desfile no Minas Trend em abril, é adepta do low fashion: “É preciso girar numa outra direção para deixar fluírem os sentidos”.

sonia-pinto-pop-up-dez-2016-fotos-thiago-pinto-5-final

Peças de Sonia Pinto expostas na construção secular, no Horto carioca, onde funcionava a H.A.P. Galeria de Arte, de Heloisa Amaral. E, como tudo é inspiração para a designer, ela alugou ao lado outra casa para ficar hospedada nessa temporada: “O dono deste imóvel também tem cinco galerias espalhadas pelo mundo. Ele mora em Nova York. Já a pop up estava pronta, só tive que caprichar mais na iluminação para exibir melhor minhas criações”, conta a designer ao ÁS, como quem exibe moda com o mesmo apuro de quem faz vernissage (Foto: Thiago Pinto / Divulgação)

sonia-pinto-pop-up-dez-2016-fotos-thiago-pinto-3-final

Manequim-escultura: dotada de um estilo único que mescla a atração pelo japonismo com a alma barroca num resultado cosmopolita, Sonia Pinto não vê linha de Tordesilhas entre moda e arte (Foto: Thiago Pinto / Divulgação)

sonia-pinto-pop-up-dez-2016-fotos-thiago-pinto-final

Refinamento: para Sonia, matéria-prima boa, ótimo corte, espírito peculiar e atemporalidade são características que definem a sofisticação do seu trabalho (Foto: Thiago Pinto / Divulgação)

Dessa vez, além dos pretinhos nada básicos e dos off-whites, cinzas e areias, Sonia aposta numa cartela que inclui também velho, bordô, amarelo curry e gamas de azul que vão do cobalto ao chambray. Como sempre, ela elucubra tecidos, criando aquilo que não encontra nos fabricantes de matéria-primas, como organdi empapelado e organza emborrachada. E capricha nos linhos importados: “Muita coisa vem de fora. Acabaram com as tecelagens no Brasil”, lamenta, sem se deixar levar. Sim, o lamento de Sonia não é lamúria de baleia arpoada, mas canto de sereia que enfeitiça todos com sua arte.

Sonia, Thiago e Norton Pinto

Família artsy: Sonia Pinto trabalha com os filhos Thiago e Norton. “Thiago deve ir morar para Paris. A gente cria os rebentos para o mundo”, revela a estilista com orgulho (Foto: Reprodução)

Sonia Pinto Minas Trend - Verao 2017 Foto : Ze Takahashi/ FOTOSITE

Drielly Oliveira exibe look de Sonia no memorável desfile-homenagem realizado na 18ª edição do Minas Trend (Foto : Ze Takahashi/ FOTOSITE / Divulgação)

Sonia Pinto Minas Trend - Verao 2017 Foto : Ze Takahashi/ FOTOSITE

Modelo masculino desfilado no Minas Trend: Sonia Pinto cria para homens e mulheres mantendo o mesmo olhar (Foto : Ze Takahashi/ FOTOSITE / Divulgação)

Sonia Pinto - Minas Trend Preview Verão 2017

Pretinho peculiar: constante nas coleções de Sonia, as montagens em look preto total são marca de quem se fez nos anos 1980 e mantém até hoje o frescor (Foto : Sergio Caddah / FOTOSITE / Divulgação)

Entre tantos charmes, destacam-se o panejamento, as pinturas à mão nas peças, os volumes, sarouels, os amassados e a possibilidade de muitas peças atenderem a todos os gêneros. Nada preocupada com restrições binárias, a grife já desenvolvia looks agênero muito antes de o termo virar modinha midiática. ÁS ficou enlouquecido com o over, uma espécie de gola/jabô/echarme/pelerine/escultura que pode ser usado sobre outras peças como der na telha. Sonia é generosa e convida a cliente a criar ao seu lado.

sonia-pinto-pop-up-dez-2016-fotos-thiago-pinto-4-final

Como um quadro: sobre as bases, pinturas manuais se encarregam de imprimir o jeitinho de peça única a várias das criações de Sonia Pinto (Foto: Thiago Pinto / Divulgação)

Não é á toa que a performer Marina Abramovic se entrega de corpo e alma às criações da esatilista. “Desenvolvemos uma relação. Somos amigas. Olha que engraçada essa foto, eu passando batom nela”, Soninha ri com aquela verve de criança!

sonia-pinto-pop-up-dez-2016-fotos-thiago-pinto-2-final

Pop up store carioca: após algumas temporadas dentro de uma celebrada multimarca carioca, Sonia Pinto tem procurado voo solo no Rio, montando espaços temporários. ÁS torce para a presença sazonal na cidade se tornar constante (Foto: Thiago Pinto / Divulgação)

sonia-pinto-passa-batom-em-marina-abramovic

Pintura íntima: a parceria entre Marina Abramovic e Sonia Pinto, que assina vários do seus looks, virou uma amizade que desfruta de momentos relax, como quando a artista pediu para a designer retocar seu make. Coisa de alma! (Foto: Divulgação)

sonia-pinto-e-marina-abramovic

Abramovic e seu look bafo (esq.), by Sonia Pinto (dir.): parceria entre as artistas é prolífica (Fotos: Reprodução)

exclusiva-cleo-guimaraes_-oan-fragoso-rafael-geraldo-e-daniel-nadi-trapa-crew-_eu7a6031_foto-miguel-sa

Grafitado ao vivo pelo coletivo de arte urbana Trapa Crew, a(o) modelo transex Goan Fragoso enverga um look de Sonia Pinto durante uma intervenção no Rio que uniu moda e arte (Foto: Miguel Sá /Divulgação)

Serviço:

Rua Abreu Fialho, 11 – Horto

Telefone (21) 97530-9280

Sábado de 10h às 18h: domingo de 10h à 14h

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.