Shades of blue no centro velho de São Paulo! O artista Alexandre Murucci desembarcou no Centro Cultural dos Correios de São Paulo (CCCSP) com a mostra individual “A Floresta Azul“, onde ficará até 16 de setembro de 2023. Sob curadoria do carioca Victor Gorgulho, a exposição reúne uma série de novos trabalhos que abordam questões fundamentais relacionadas ao patrimônio natural do Brasil, a importância dos povos originários, as ameaças enfrentadas pela Floresta Amazônica e o panorama sociopolítico que afeta o futuro do planeta. Através de uma abordagem conceitual, o público será convidado a refletir sobre a vida que flui na floresta, conferindo-lhe a tonalidade azul.
O questionamento central da exposição é expresso pelo próprio artista: “De que cor é uma floresta?” O título oferece uma resposta implícita a essa indagação, insinuando que a floresta é azul, em virtude da vitalidade que exala para o ambiente. Murucci adentra o âmago da discussão sobre a Floresta Amazônica, utilizando diversos meios artísticos para examinar as complexidades da região e sua relação com a realidade geopolítica contemporânea.

Através de diferentes mídias e suportes, o artista aborda uma das questões mais urgentes da atualidade brasileira e do mundo contemporâneo: a preservação da Amazônia. Seja por meio de uma abordagem crítica sobre o passado de descaso ou através de um olhar poético que oferece uma visão panorâmica do passado e do presente da região e do Brasil, a expo convida o público a embarcar em um percurso labiríntico que abrange os aspectos sociais, políticos e culturais desse território que se destaca pelo descaso e, ao mesmo tempo, pelo fascínio que desperta. Vale conferir!

Serviço:
“A Floresta Azul“
Artista: Alexandre Murucci
Curadoria: Victor Gorgulho
Abertura: 08 de agosto – terça-feira – das 16h às 20h
Período: de 08 de agosto a 16 de setembro de 2023
Local: Centro Cultural Correios – São Paulo
Endereço: Praça Pedro Lessa – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP (Metro mais próximo – São Bento)
Horários: De segunda-feira a sábado, das 10 às 17hs.
Entrada franca
Livre para todos os públicos
Acessibilidade: o espaço está em conformidade com todas as regras vigentes e possui escadas rolantes e elevador.
*Por Andrey Costa
Foto destaque: Divulgação
Deixe seu comentário