*Por Andrey Costa
Há quem ame storytelling à mesa. Afinal, num lugar de confraternização como esse, o que sempre rende é história. Para complementar essa experiência única que é o get together com os seus, chega ao mercado a Alzira Cachaça, uma bebida que une narrativas, sabor único e responsabilidade social. Parece muito para uma bebida alcoólica, certo? Okay, pode parecer, mas desde a sua concepção até à sua chegada às prateleiras, esse tem sido o real sentido no lançamento do rótulo.
Objeto de paixão de Octaviano Della Colletta, um filho de imigrantes italianos aficionado pela branquinha – e pela sua esposa, Dona Alzira! -, essa cachaça premium foi concebida pelo seu neto, Gustavo, e por sua esposa Célia. De alma brasileira, leve, refrescante e descontraída, é produzida em Torrinha, no interior de São Paulo, e disponível em três rótulos com ilustrações coloridas e lúdicas pelo preço sugerido de R$98,00.

O projeto arquitetônico e a estrutura montados na cidade não devem em nada às mais emblemáticas destilarias internacionais. A ideia do casal é abrir a casa para visitação guiada quando a pandemia estiver controlada, de modo que o público possa acompanhar esse fascinante processo de produção das Cachaças Premium ODC.
Alzira Cachaça apresenta excelente qualidade sensorial e a cor amarelo-palha de brilho intenso. As suas lágrimas escorrem lentamente nas paredes da taça. Doce e calda de frutas são os principais aromas deste destilado. Seu aroma alcoólico é suave e equilibrado, e a baixa acidez traz uma elevada sensação de viscosidade e notas aveludadas ao paladar, tornando Alzira Cachaça suave e agradável.
Perfeita para ser tomada pura, com gelo ou em diversos drinques. Todas essas características são resultado de uma qualidade superior no seu processo de produção e no armazenamento da cachaça em Amburana e Jequitibá. O blend fino destas madeiras brasileiras nobres homenageia sua origem tupiniquim.

No cultivo da cana, a Destilaria utiliza apenas insumos naturais e em nenhuma etapa usam substâncias químicas como defensivos agrícolas. O foco são as práticas orgânicas e biodinâmicas, sem utilização de agrotóxicos. Fora isso, existe a preocupação Eco Friendly com o entorno: o casal adota práticas de cultivo sustentável, no qual a propriedade está conectada com o meio ambiente e a sociedade.
A Fazenda está dentro de uma Reserva legal, uma APP, a 15m de distância do Rio, com moitas de bambu, pomares cítricos e animais. Na produção, são usados fardos de palha de cana para gerar energia nas queimas da caldeira, e se utiliza o bagaço da cana e vinhaça para geração de adubo, proporcionando melhor disposição de micronutrientes. A eletricidade é gerada através de painéis solares fixados no topo da destilaria, o que supre 100% do consumo próprio de energia. Além disso, grande parte dos veículos da Destilaria é movida a álcool produzido através da redestilação da cabeça e cauda descartados no processo de produção da Cachaça. A cobra morde o próprio rabo.

Atentos à pauta ESG, os empreendedores de Alzira Cachaça vêm planejando ações de responsabilidade social, a começar pela ONG que criaram e que já dá educação a cerca de 20 crianças da região. Outro feito é o patrocínio da bailarina brasileira Letícia Cappa, que se encontra na Espanha no Barcelone Dance Center.
O modelo perseguido se inspira na fundação das irmãs Robin e Andrea McBride, em sua clara missão de engajar o vinho em ações comunitárias de forte impacto social. Uma delas é a iniciativa SHE CAN Wines, promovida desde 2019, na qual se dedicam esforços para eliminar a lacuna de gênero e raça em posições de liderança em campos dominados por homens, fornecendo bolsas de desenvolvimento profissional e subsídios para mulheres líderes emergentes. Mais um sonho possível que Alzira mira realizar, antes de tantos outros que virão.





Alzira Cachaça (lojas virtuais)
oalambiqueiro.com
cachacariasp.com.br
cachacarianacional.com.br
Deixe seu comentário