A música pop come solto na Cidade Maravilha, com a edição comemorativa dos 30 anos do Rock in Rio tomando conta da urbe a partir deste final de semana. Até o dia 27 de setembro, serão mais de 60 atrações nos palcos Mundo e Sunset, fora as apresentações na Rock Street e os set na Tenda Eletrônica. Haja maratona. ÁS convocou a consultora de imagem e estilo Juliana Burlamaqui – autora do guia “101 de uma personal shopper” (Editora Publ!t) – para fazer aquela ronda esperta e selecionar achados para compor os looks para encarar essa temporada rocker.

No mood do rock: Ás na Manga oferece dicas preciosas para roqueiras de plantão darem conta das panturrilhas na jornada rocker (Foto: Divulgação)
“O evento é a céu aberto, começa cedo e, para quem tem fôlego, vara a madruga. Para encarar essa maratona musical de shows, como Queen, Rihanna, Sheppard e outros astros do rock e pop, é fundamental trajar um look confortável que sirva para dançar, dar aquela azarada e aproveitar muito o climão”, afirma Juliana.

Juliana Burlamaqui no Ás na Manga: anos de formação da consultora agora viram dicas preciosas para ajudar a encarar maratona no Rock in Rio (foto: Divulgação)
De resto, só dar aquela lida básica na dicas da moça. que se formou pelo Dresscode Intl, passou pelo Institut Conseil en Image, Paris, e pelo Senai/Cetiqt no Rio de Janeiro, é membro da AICI – Association of Image Consultant Internacional, frequentou as aulas de personal shopper da Style Academy, em Nova York, e ainda estruturou o curso de Extensão em Fashion Management no IBMEC. Confira!

Para arrasar na pista: conforto + atitude rock são vitais no guia de sobrevivência o Rock in Rio (Foto: Reprodução)
Para quem tem espírito de aventura e pretende sacudir a pista:
Roupas – segundo a meteorologia, o clima estará abafado, mas sempre pode bater aquele ventinho básico. Portanto, bom ter à mão um paninho qualquer, jaqueta ou cardigã, caso a temperatura dê aquela amenizada. É bom ficar atenta à previsão e, se chover, leve uma capa de chuva.
Camiseta e jeans skinny é praticamente palavra de ordem. Para completar o estilo, uma jaquetinha de couro cai bem. Shorts e vestidinhos também. Mas é bom evitar minissaias, pois a opção para sentar entre um show e outro é o chão. Nada de jóias, dê preferência a uma bijou power que traga modernidade ao visual. Nessa vibe, deve-se abrir mão de tecidos muito sofisticados, como seda, cetim e bordados, já que o ambiente tem um quê de guerrilha.
No final, impera a escolha por roupas fáceis de vestir e usar. Mas atenção:
tops cropped mais larguinhos podem deixar a mulher em apuros, especialmente se ela for corajosa o suficiente para se aventurar na tiroleza.
Em geral, estampas florais ou muito angelicais que não combinam com o mood rock. Melhor optar por prints de alto contraste como geométricas e tie dye, mais radicais no geral e boa escolha. Bolsas leves, fechadas e com alça a tiracolo facilitam os movimentos. Para quem vem de longe, com mochila ou bolsa grande, o festival disponibiliza guarda- volumes. E, se a levada é ser indie, a dica é levar chapeú ou boné bem style. A roqueira de plantão pode também abusar das cores fortes, que garantem a animação e tem um aspecto funcional: no meio de pretos, jeans e cinzas, é solução fácil para a patota te descobrir em meio á muvuca.
Sapatos – vale tênis, slippers e ankle boots, mas coturnos dão firmeza e são ótima pedida, pois além de confortáveis protegem os pés. O salto para quem não abre mão deles até pode ser usado, mas é fundamental que seja salto grosso, tipo espadrille ou anabela, senão não rola. O piso em boa parte do evento é lajota ou grama sintética, o que até permite um saltão, fino jamais. As distâncias são grandes, então é bom estar preparada para caminhar bastante.

Rock in Rio: da esquerda para direita, Dani Bananinha, Giovanna Lancelotti e Sophie Charlotte dão aula de estilo na edição 2013 do festical (Foto: Divulgação)
Para quem é finérima e vai dar pinta na área VIP:
No camarote já dá para se produzir um pouquinho mais. Jeans, calça de couro, e até mesmo um vestido mais justinho sob uma jaqueta bacanuda estão valendo. Importante não esquecer que a roupa deve ser sempre confortável – mesmo obedecendo o princípio de ver e ser vista. Por isso, a vibe é caprichar nos acessórios e levantar o conjunto no make para dar um up no visual.
As espertas devem evitar brilhos e tecidos muito encorpados, assim como penteados complicados também não são bem-vindos. O ideal é juba solta, rabo de cavalo ou no máximo uma trança. Quanto às bolsas, o ideal são as modelo tiracolo ou carteiro, todas com alça. Maxi bolsa jamais e clutch nem pensar que a roqueira não está em recepção de grãfino e o risco de largar e perder, sobretudo após uma calibradas, é grande.
Nessa área dá para subir um pouco mais no salto, desde que a lembrança de que as distâncias a percorrer até chegar na área vip são enormes. Um perigo, já que o duo egotrip + empolgação pode se tornar pecado mortal fatal e uma tendinite no calçanhar. Por isso, salto agulha never.
E, como o ar condicionado destes espaços costuma ser potentes, se a opção for vestido, top de alcinha ou tomara-que-caia, uma jaqueta, pashmina ou tricô na bolsa garante que não se tenha a sensação de que o evento se chama Rock in Groelândia.
Serviço:
Onde encontrar:
Adidas Originals – atendimento ao cliente SP (11) 5546-3700 /
outras localidades 0800 55 62 77 www.adidas.com.br/originals
Alphorria – www.alphorria.com.br
Anna Hickmann – www.hickmanneyewear.com.br
A. Cult na ATeen – (21) 2540-5957 www.ateen.com.br
Cantão – (21) 3114-5501
Casual Street – (21) 2247-8916
Fiszpan – (21) 2274-7834
Jenessequa – (21) 3251-8839
Josefina Rosacor – (21) 2543-6984 www.josefinarosacor.com.br
Levi´s – (21) 2275-1948
Lez a Lez – (21) 2408-3099
Lezil – www.lezil.com.br
Lisht – (21) 3874-3128
Mara Mac – (21) 3202-1038 www.maramac.com.br
Maria Filó – (21) 3114-6068 www.mariafilo.com.br
Renner – www.lojasrenner.com.br
Schutz – (21) 3298-9280
Self + – (21) 2512-1003 www.selfmais.com.br
Tempo 4 – (21) 2512-4891
Uncle K – (21) 2294-3085
Adorando Ás na Manga!