* Por Luciana Avelino
Saiu o balanço da 22ª edição do Minas Trend, que se encerrou na última sexta-feira (20/4) na capital mineira. Os resultados são bons, segundo o presidente do Sindivest/MG Luciano Araújo: o evento teve um crescimento de 10 % referente à comercialização dos espaços cedidos às marcas participantes em relação à edição anterior. Resultado satisfatório, de acordo com empresários e sindicatos da moda.

Minas Trend: resultado da edição de verão 2019 foi positivo segundo presidentes dos sindicatos mineiros, Sindivest, Sindijoias e Sindibolsas (Foto: Gabriel Colombara/ FOTOSITE /Divulgação)

Luciano Araújo, do Sindivest, atribui os 10% a mais de expositores na edição verão 19 do Minas Trend à maior confiança dos empresários do setor na recuperação da economia (Foto : Gabriel Colombara/ FOTOSITE /Divulgação)

Tradicional expositora de vestidos de festa – um dos segmentos mais significativos do Minas Trend – Raquel de Queiroz celebra o bom resultado do evento mostrando a nova coleção, na qual a variedade de cores é tão farta quanto a riqueza dos bordados: “Dessa vez fizemos uma coleção muito onírica. Temos destaque para os verdes, azuis, famílias de lilases, rosês, nudes, beges”. Com tanta variedade, sinal de recuperação do mercado? (Foto: Alberto Wu para Ás na Manga)

A Unity Seven dessa vez não desfilou, mas apresentou o seu verão – com prints baseados nas profundezas marinhas – num estande bem produzido e de dimensões avantajadas, o que confirma a afirmação de Luciano Araújo, da Sindivest, de que os empresários aos poucos estão se sentindo mais confiantes no mercado (Foto: Alberto Wu para Ás na Manga)
“Nesta temporada de lançamentos da primavera-verão registramos a adesão de 13 novas marcas – somando 112 expositores de vestuário -, fato que evidencia a confiança do produtor em uma recuperação gradual, porém constante, dos negócios do setor”, analisa Luciano Araújo. Para o gestor, os expositores mostraram-se satisfeitos com o movimento e resultado de vendas: “A expectativa é positiva, pois acompanhamos a tendência da retomada do poder econômico e de consumo.”

O salão negócios do Minas Trend inchou em relação à edição anterior, a de inverno 19, com cerca de 10% a mais de expositores do segmento de vestuário, segundo a Sindivest (Foto : Gabriel Colombara/ FOTOSITE /Divulgação)

Expoente da nova forma de bordar mineira, que mescla as sofisticadas técnicas artesanais mineiras e uma visão descolada da moda, Denise Valadares – que surgiu no projeto Ready To Go, que fomenta novos talentos – dessa vez participou com estande próprio, dividindo o espaço com outra marca (Foto: Alberto Wu para Ás na Manga)

Nesta 12ª edição do Ready to Go, os vencedores do júri formado por jornalistas de moda, do qual participou Ás na Manga, foram da esquerda para a direita: Chris Gontijo, quer renova o underwear feminino (1º lugar), as sócias da Libertees, Daniela Qleo e Marcela Mafra (2ª e 3ª à esq.), que desenvolvem estampas em projeto social com os detentos da Penitenciária Estevão Pinto, em BH, Renan Rocha, da Meniax, que cria moda masculina moderna e tem a tutela do designer Lucas Magalhães, e Lavyne Rocha (à dir.), da Lav, outra que se dedica à lingerie feminina (Foto: Alberto Wu para Ás na Manga)
Manoel Bernardes, presidente do Sindijoias/MG, considerou a edição como extremamente saudável: “Vários lojistas e fabricantes avaliaram a temporada melhor em termos de vendas. O fato de o número de expositores ter aumentado, o que consequentemente rendeu a ocupação da totalidade da nossa área, demonstrou uma maior confiança das empresas com o futuro da economia”.

O aumento de expositores do segmento de acessórios na 22ª edição do Minas Trend garantiu a ocupação plena do espaço destinado ao Sindijoias (Foto : Gabriel Colombara/ FOTOSITE /Divulgação)

Destaque entre os criadores de bijoias, Claudia Arbex criou nova coleção inspirada no cinema holywoodiano. Mas, engana-se quem pensa que a paulista se concentrou no lugar comum: ao lado de linhas déco baseadas em “O grande Gatsby” surgem propostas inesperadas como as minicoleções que têm como mote “Indiana Jones” e “A Lagoa Azul” (no fundo à direita). Claudia será a responsável pelos brincos e broches do desfile da PatBo, que se apresenta nessa segunda (23/4) na SPFW: “O [stylist] Daniel Ueda pediu para eu realmente exagerar nas peças!”, ela conta (Foto: Alberto Wu para Ás na Manga)

Em sua 5ª incursão como expositora no Minas Trend, a designer Paola De Luca optou por cores frias como verde, azul e roxo: “Essa edição do evento foi bastante favorável” (Foto: Alberto Wu para Ás na Manga)

Sediada em São Paulo, Paula De Luca desenvolveu para o Minas Trend maxi colares com inspiração étnico-déco (Foto: Alberto Wu para Ás na Manga)

Criadora de maxi colares em matérias-primas naturais e sofisticadas, Maria Eudoxia veio conhecer o salão de negócios do Minas Trend para decidir se participa como expositora na edição de inverno 19, em outubro. Sua nova coleção traz mandalas e esculturas que representam o cosmo e espirais que explicitam o tempo (Foto: Alberto Wu para Ás na Manga)
Já para Celso Afonso, presidente da Sindibolsas/MG, a previsão para a próxima edição é de otimismo. “Acredito que poderemos nos recuperar até mesmo no segundo semestre, período que tradicionalmente é sempre melhor. Já estamos contaminados por essa positividade”, conclui.

A performance razoável do segmento de bolsas no salão de negócios do Minas Trend já garante o otimismo para a próxima rodada, em outubro. Fabricantes como Elisa Atheniense celebraram o resultado: “Valeu a pena a presença e abrimos novas frentes de negócios” (Foto : Gabriel Colombara/ FOTOSITE /Divulgação)

Em sua segunda presença no salão de negócios do Minas Trend, Lenny Mattos – da Lenny & Cia – celebra o bom momento com sorriso farto: “Estou mais leve, solto, o business cresceu desde a minha primeira participação aqui no evento. Estou voando, decolando, como se tivesse as asas dos insetos que apliquei em cabouchons nas bolsas da nova coleção”, poetiza o criador. O bom humor do designer é reflexo da possível pré-decolada da economia brasileira e também da sua iniciativa para empreender em voo solo. “Para o alto e avante, mas de leve!”, ele brinca, como se fosse o Superman, mas com o semblante de bem-nascido de um Lex Luthor (Foto: Alberto Wu para Ás na Manga)

Puro luxo! Entre insetos, pítons e animal prints revisitados, Lenny Mattos lançou no salão mineiro itens em couro matelassado com flores bordadas aplicadas. É o efeito “Carmen de Bizet” amplificado pelos insetos, correntes e pingentes em metal dourado (Foto: Alberto Wu para Ás na Manga)
Em tempo, vale lembrar: a moda ocupa 18% dos postos de trabalho da indústria de transformação de Minas Gerais, com 130.039 postos de trabalho, e existem no estado 8.944 CNPJs do setor. Elas representam 23,5% do total das empresas no segmento de transformação e 5% do PIB mineiro, com valor aproximado de R$ 7,29 bilhões.
* Com mais de 20 anos de ótimos préstimos ao jornalismo, a mineira se excede no joie de vivre, mas mantém a classe. Por isso transita tão bem em universos distintos quanto arquitetura, decoração, moda, gastronomia, bem-estar, cultura e turismo. Passou pelas redações belo-horizontinas do jornal O Tempo e das revistas Encontro, Viver Brasil, Viver Casa e Viver Fashion, além da Robb Report, todas com circulação nacional. Fora do trabalho, não consegue viver sem seus dois xodós – crianças e animais –, exercendo com ambos seu lado mãezona. Tanto que Luigi, gato de rua adotado, quando mia parece querer fazer coro com o filho Bernardo.
Deixe seu comentário