A observar o imponente Palácio da Cidade, em Botafogo, no Rio, na última terça-feira (17), o lugar escolhido para ambientar a coleção “Ela é Carioca“, de Bianca Gibbon, já dava para perceber a nobreza do evento, marcado pela boa recepção, comidinhas e drinks à disposição, boas conversas e o deleite visual que são as instalações da construção em estilo georgiano que um dia foi embaixada britânica no Rio. Coisas do Rio de ontem, mas que se mantêm vivas através da alma carioca que o espaço transmite. Mas a nobreza, em seu sentido mais literal, revelou-se através do background da coleção: a convite da primeira-dama do Rio e presidente de honra da ONG RIOInclui, Cristine Paes, a BG foi encarregada de conceber peças inclusivas e acessíveis, celebrando a diversidade, união e os 40 anos da obra social da cidade.
Como sabemos, Bianca Gibbon é uma virtuosa da moda, que contraria as direções comuns que a estrada fashion costuma levar os aventureiros da roupa com propósito, e se mantém firme no rumo certo, conciliando ética, criatividade e um estilo consistente que a destaca há mais de 10 anos nesse percorrer. O resultado não poderia ser diferente. Além de verter em roupas a essência da mulher carioca, que equilibra como poucas a funcionalidade de uma peça e seu conceito, Bianca e Felipe Dornelles, parceiro de criações da BG, criaram uma coleção especial e descomplicada, reunindo artesanias, matérias-primas nobres e 100% nacionais e o design que coloca a etiqueta como atual representante do easy chic carioca.


Com 20% do valor das vendas destinados a programas sociais, a coleção foi apresentada em clima benemerente e de total agradecimento entre as partes envolvidas. Cristine Paes agradeceu a presença em massa da clientela BG, que contemplou a apresentação da cantora Roberta Sá. Da marcante “Ela é carioca“, do mestre Tom Jobim, passando pela canção basilar da Bossa Nova, “Chega de saudade” de João Gilberto, “Diz que fui por aí“, eternizada na voz de Nara Leão, e claro, “Garota de Ipanema“, composta por Tom e letrada por Vinícius de Moraes, instaurando o climinha novela do Maneco, enquanto no vai e vem das modelos, algumas delas integrantes da RIOInclui, a persona forte, sofisticada e de elegância despretensiosa da cliente da marca foi emulada sem esquecer da representatividade que merece atenção sempre!

Entre calças com elástico no cós, modelagens fluidas, vestidos com mangas amplas ou totalmente sem mangas, outro destaque é a paleta de cor que é pincelada por elementos marcantes da cidade, como as escolas de samba Mangueira, Portela e Grande Rio, mas que não deságuam no campo do óbvio, tratando essas referências com um olhar mais refinado e artsy. O handmade dos crochês é outra investida forte, que também deu as caras lá fora, já que ele vem forte no verão europeu que direciona as tendências para o verão 25 nesse mês. O column dress da vez, soltinho na medida, com caimento impecável e estampa do artista Felippe Cerf, sem dúvidas, é o da marca. Os brancos que a BG ama (veja mais aqui!) estão presentes na alfaiataria, em macacões e um modelo de short curinga para quem curte compensar as altas temperaturas da cidade sem abdicar do bom gosto.

A botânica é outra seara que não poderia ficar de fora: os verdes profundos das vitórias-régias e da costela-de-adão à sombra das palmeiras-imperiais do Jardim Botânico também serviram de inspiração, passando pelos alaranjados do pôr do sol em Ipanema e nos azuis do mar. Tudo isso intensificado pela qualidade e beleza das fibras naturais respiráveis, como a cambraia de linho, seda, algodão, tricoline, afinal, assim como a coleção, o Rio também é lufada.






Fechando com chave de ouro, a bateria da escola de samba RIOInclui cruzou a passarela e fez geral arriscar um samba no pé e, com “ziriguidum” ou não, todo mundo levantou para curtir o agito. Mais carioca que isso é impossível.



Confira quem marcou presença no desfile da coleção “Ela é Carioca” de Bianca Gibbon (Fotos: Renato Wrobel/ Divulgação):












*Por Andrey Costa
Foto destaque: Divulgação
Deixe seu comentário