Sim, é nesta sexta que vai rolar o jantar a quatro mãos preparado pelos chefs brasileiríssimos Janaína Torres Rueda e Raphael Rego, no OKA, em Paris. Para completar, a harmonização de vinhos vai ficar a cargo da sommelier Marina Giuberti, também brasileira e uma das únicas mestres cavistas estrangeira na França. Para celebrar nossos sabores nacionais no berço da gastronomia, rótulos da Vinícola Guaspari, pioneira na vitinicultura na Serra da Mantiqueira, vão ser servidos.


Nas mãos da especialista
Nascida e criada no centro de São Paulo, Janaína Torres Rueda comanda, ao lado de Jefferson Rueda, quatro estabelecimentos na cidade: A Casa do Porco, Bar da Dona Onça, Hot Pork e Sorveteria do Centro. Seu primeiro negócio, o Bar da Dona Onça, inaugurado em 2008 no Edifício Copan, foi o precursor do movimento de retomada da área, que começou a ser revitalizada com a chegada de novos empreendimentos. Sucesso. Desde a abertura, a casa é ponto de convergência de diferentes tribos, que disputam quase no braço as mesas para degustar os pratos cheios de afeto da chef. Seu cardápio, inspirado em receitas de família e na cozinha popular brasileira, oferece guisados caldosos, arrozes bem temperados e outros preparos que batem fundo na memória afetiva dos comensais.
Como Janaína leva o Bar da Dona Onça na pele (literalmente, em forma de tattoo; a moça é chegadíssimas aos rabiscos), seu vasto talento aterrissa na Cidade Luz em sete etapas. O jantar intercala pratos de Janaína e Raphael em sete momentos: “Pra divertir”, “Pra começar”, “Pra confortar”, “Pra se deliciar”, “Pra refrescar”, “Pra adoçar” e “Pra encerrar”, que vão da porcopoca com Cachaça da Lage d’A Casa do Porco e do suspiro de pimenta biquinho com condimento de cachaça e erva-doce do Oka ao cafezinho com brigadeiro bem brasileiro. Ao todo, vão ser servidos 16 pratos, entre amuse-bouches, entradas, principais e sobremesas.
Experiência extra
A experiência disponível apenas para convidados como parte da programação paralela à premiação La Liste, que vai acontece nesta segunda (28), conta, ainda, com vinhos Chateau Marjosse e de produtores locais parceiros de Marina Giuberti. Traduzindo: é festa de babette certeira, mon amour!

*Por Ana Beatriz Lyra
Foto destaque: Janaína Torres Rueda fotografada por Rogério Gomes/Divulgação
Deixe seu comentário