Já é cinquentona a Trucker Jacket. Para que não associou o nome à pessoa, ou melhor, ao produto, trata-se da famosa jaqueta jeans da Levi’s, aquela da costura amarela, botões em metal e ajuste na cintura. Quem diria, hein? Criada em 1967 em pleno movimento rebelde “Summer of Love” e usada por ícones da contracultura como o Beatle George Harrison, a peça orbitou gente que na vida real se fez em torno da tríade paz, amor livre & liberdade, como a atriz Goldie Hawn, na época estrela de filmes icônicos como “Flor de cacto“ (1969).
Considerando os quase 200 anos de trajetória da Levi’s, qualquer (re)lançamento é praticamente um compêndio da história da moda. A versão conhecida hoje é a Tipo III, desenhada por Jack Lucier com o número do lote original 70505.

Apesar de ter sido criada no tempo das diligências para atender às demandas do Velho Oeste, a Trucker Jacket encontrou seu jeitão definitivo em 1967, durante o desbunde, com esse shape desenvolvido por Jack Lucier: o Tipo III (Foto: Divulgação)

Brokeback jacket: na época da corrida do ouro, jeans era coisa só de macho! Afinal, não era para qualquer um passar dia e noite dentro de mina a fim de encontrar a pepita nossa de cada dia. Ou ainda passar o tempo de olho no gado, praticando o pastoreio sob o risco iminente de levar flechada de índio. Só mesmo envergando o bom e velho (então novo!) jeans na jaqueta e na calça (Foto: Divulgação)
Entretanto, a primeira foi a Blouse, lançada em 1880 em plena conquista do Oeste, quando os Estados Unidos ainda celebravam sua expansão de território rumo ao Pacífico após a Cessão Mexicana de 1848, quando regiões como a Califórnia, Utah e Nevada passaram para suas mãos. Eram tempos da corrida do ouro, e os garimpeiros – que já envergavam a calça 501 – precisavam vestir peças resistentes ao calor e ao frio, confortáveis e, sobretudo, fáceis de lavar e secar para dar cabo da atividade. Puro Deadwood.

Levi’s de cabo a rabo: a Blouse foi a primeira jaqueta jeans, criada em 1880, a qual, quase setenta anos depois, desembocaria no modelo Trucker (Foto: Divulgação)
Por isso mesmo a marca vai armar uma super celebração em outubro, em Los Angeles, com presença de 50 influenciadores digitais do mundo inteiro encarregados de customizar uma trucker em badalo que vai reunir uma penca de celebridades e fashionistas, como Miroslava Duma e Alessandra Ambrósio, e ainda vai contar com show da irmã queridinha de Beyoncé, Solange Knowles. Os 50 itens customizados vão virar expô bacanuda apresentada no agito.

Ardida como pimenta, mas por uma ótima causa: ícone da moda, a Trucker Jacket da Levi’s anda sendo usada como base para customizações endiabradas, como essa para a DIFFA – Design Industries Foundation Fights Aids (Foto: Divulgação)
Mas, como a Levi’s é do mundo, hoje ela já arma uma prévia desse agito no Rubayat Rio para os fashionistas cariocas, quando uma peça com interferências únicas do artista urbano Lamarca serão entregues aos convidados. Chique, não, more? Tira o olho da minha!

Radicado na descolada Santa Teresa, o grafiteiro Marcelo Lamarca faz cara de marrento, mas embarca na festa: customiza jaquetas Trucker, da Levi’s, nesta terça no Rio para celebrar os 50 anos desse clássico da moda (Foto: Reprodução)
Deixe seu comentário