Nome de proa na História do Teatro Brasileiro, Amir Haddad celebra seus 86 anos com honrarias. O diretor e encenador põe para jogo, a partir dessa segunda (3/7), o 1º Festival de Teatro Amir Haddad, que vai rolar entre 03 e 16 de julho no seu próprio espaço, o Centro Cultural Casa do Tá na Rua, na Lapa, Rio. O agito promete reunir vasta programação cultural ao longo desses 13 dias e foi idealizado por Máximo Cutrim, ator e prata da casa no Tá na Rua que também faz a curadoria, que inclui espetáculos dirigidos pelo próprio Amir com ingressos a preços populares (inteira a R$ 20), além de uma cepa de atividades artísticas na base do 0800.
O Festival vai trazer uma seleção cuidadosa de peças teatrais de diversos gêneros, estilos e formatos, todas dirigidas e/ou supervisionadas por Amir com diversos atores em trabalhos de muita importância pra cena teatral brasileira. Dentre eles, Andrea Beltrão com sua “Antígona”; Pedro Cardoso com “Recém-Nascido”; e Cláudia Abreu em “Virgínia”.

Clarice Niskier vem em dose tripla com o repertório “A Alma Imoral”, “A esperança na caixa de chicletes ping pong” e “Coração de Campanha”; Gilson de Barros oferece “Riobaldo” (trilogia “Grande Sertão, Veredas”); Vanessa Gerbelli em “Sombras no final da escadaria”; e Lorena da Silva vai apresentar “A mulher ideal”. Já o Teatro Universitário Carioca (TUCA) encena “Re-acordar”, enquanto o próprio Tá Na Rua oferece “Geografia Popular” e “Zaratrusta”, com a filósofa Viviane Mosé, que entra em cena com com o próprio Amir interpretando Zaratustra, de Nietzsche.
“Eu nem sei ao certo associar uma coisa à outra, mas o que me espanta muito é, ao fazer um levantamento dos espetáculos do panorama teatral do Rio de Janeiro e do Brasil, no geral, é que tenha tantos espetáculos com a minha assinatura. A maioria deles monólogos, porque é muito difícil montar uma peça, mas com os melhores atores e atrizes do país. Ver tudo assim, reunido, em quantidade, qualidade e diversidade da minha produção cultural é o maior barato, porque dá uma perspectiva da minha produção, e com o sentimento de potência e vigor físico, mental e intelectual muito grande dos quais eu ainda sou possuidor”, comemora Amir, que andou posando de Baco para divulgar a iniciativa, com direito a coroa de louros e taça de vinho em cenário armado na calçada da Avenida Mem de Sá, onde fica a sede do seu projeto. A sua cara!

Além das apresentações teatrais, o festival também vai contar com uma série de atividades paralelas relacionadas à trajetória de Amir. São oficinas, bate-papos, exibição de filmes, performances musicais e uma exposição imersiva. Durante essas duas semanas, o Centro Cultural Casa do Tá Na Rua consolida sua tradição de espaço de aprendizado, troca de ideias e interação entre artistas, estudantes, amantes do teatro e toda a comunidade interessada. As demais atividades terão suas senhas distribuídas no próprio local, uma hora antes do início, bem informal como Amir curte. Imperdível!


Serviço:
1º Festival de Teatro Amir Haddad
Local: Centro Cultural Casa do Tá na Rua
Endereço: Av. Mem de Sá, 35, Lapa – Rio de Janeiro
Quando: 03 a 16 de julho – nos dias 08 e 09 de julho não haverá programação –
Programação Gratuita – A partir das 16h
Espetáculos Teatrais – Sempre às 20h – Ingressos R$ 20 (inteira)
Informações e Programação Completa: https://www.instagram.com/festivalamirhaddad/
Classificação Indicativa: Livre
Os ingressos para as peças, a preços populares, e as oficinas gratuitas serão disponibilizados ao público no Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/festivalamirhaddad
*Por Andrey Costa
Foto destaque: Vidafodona/ Divulgação
Deixe seu comentário