Nome de proa na História do Teatro Brasileiro, Amir Haddad celebra seus 86 anos com honrarias. O diretor e encenador põe para jogo, a partir dessa segunda (3/7), o 1º Festival de Teatro Amir Haddad, que vai rolar entre 03 e 16 de julho no seu próprio espaço, o Centro Cultural Casa do Tá na Rua, na Lapa, Rio. O agito promete reunir vasta programação cultural ao longo desses 13 dias e foi idealizado por Máximo Cutrim, ator e prata da casa no Tá na Rua que também faz a curadoria, que inclui espetáculos dirigidos pelo próprio Amir com ingressos a preços populares (inteira a R$ 20), além de uma cepa de atividades artísticas na base do 0800.

O Festival vai trazer uma seleção cuidadosa de peças teatrais de diversos gêneros, estilos e formatos, todas dirigidas e/ou supervisionadas por Amir com diversos atores em trabalhos de muita importância pra cena teatral brasileira. Dentre eles, Andrea Beltrão com sua “Antígona; Pedro Cardoso com “Recém-Nascido”; e Cláudia Abreu em “Virgínia”. 

1º Festival de Teatro Amir Haddad estreia na Lapa entrando pro calendário da cidade do RJ
1º Festival de Teatro Amir Haddad estreia na Lapa! (Foto: Vidafodona/ Divulgação)

Clarice Niskier vem em dose tripla com o repertório “A Alma Imoral”, “A esperança na caixa de chicletes ping pong” e “Coração de Campanha”; Gilson de Barros oferece “Riobaldo” (trilogia “Grande Sertão, Veredas”); Vanessa Gerbelli em “Sombras no final da escadaria”; e Lorena da Silva vai apresentar “A mulher ideal”. Já o Teatro Universitário Carioca (TUCA) encena “Re-acordar”, enquanto o próprio Tá Na Rua oferece “Geografia Popular” e “Zaratrusta”, com a filósofa Viviane Mosé, que entra em cena com com o próprio Amir interpretando Zaratustra, de Nietzsche.

“Eu nem sei ao certo associar uma coisa à outra, mas o que me espanta muito é, ao fazer um levantamento dos espetáculos do panorama teatral do Rio de Janeiro e do Brasil, no geral, é que tenha tantos espetáculos com a minha assinatura. A maioria deles monólogos, porque é muito difícil montar uma peça, mas com os melhores atores e atrizes do país. Ver tudo assim, reunido, em quantidade, qualidade e diversidade da minha produção cultural é o maior barato, porque dá uma perspectiva da minha produção, e com o sentimento de potência e vigor físico, mental e intelectual muito grande dos quais eu ainda sou possuidor”, comemora Amir, que andou posando de Baco para divulgar a iniciativa, com direito a coroa de louros e taça de vinho em cenário armado na calçada da Avenida Mem de Sá, onde fica a sede do seu projeto. A sua cara!

1º Festival de Teatro Amir Haddad estreia na Lapa entrando pro calendário da cidade do RJ
1º Festival de Teatro Amir Haddad estreia na Lapa! (Foto: Vidafodona/ Divulgação)

Além das apresentações teatrais, o festival também vai contar com uma série de atividades paralelas relacionadas à trajetória de Amir. São oficinas, bate-papos, exibição de filmes, performances musicais e uma exposição imersiva. Durante essas duas semanas, o Centro Cultural Casa do Tá Na Rua consolida sua tradição de espaço de aprendizado, troca de ideias e interação entre artistas, estudantes, amantes do teatro e toda a comunidade interessada. As demais atividades terão suas senhas distribuídas no próprio local, uma hora antes do início, bem informal como Amir curte. Imperdível!

1º Festival de Teatro Amir Haddad estreia na Lapa entrando pro calendário da cidade do RJ
E-flyer do 1º Festival Amir Haddad (Foto: Vidafodona/ Divulgação)
1º Festival de Teatro Amir Haddad estreia na Lapa entrando pro calendário da cidade do RJ
E-flyer do 1º Festival Amir Haddad (Foto: Vidafodona/ Divulgação)

Serviço:

1º Festival de Teatro Amir Haddad

Local: Centro Cultural Casa do Tá na Rua

Endereço: Av. Mem de Sá, 35, Lapa – Rio de Janeiro

Quando:  03 a 16 de julho – nos dias 08 e 09 de julho não haverá programação –

Programação Gratuita – A partir das 16h

Espetáculos Teatrais – Sempre às 20h – Ingressos R$ 20 (inteira)

Informações e Programação Completa: https://www.instagram.com/festivalamirhaddad/

Classificação Indicativa: Livre

Os ingressos para as peças, a preços populares, e as oficinas gratuitas serão disponibilizados ao público no Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/festivalamirhaddad

*Por Andrey Costa

Foto destaque: Vidafodona/ Divulgação

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.