Muito provavelmente, a relação do homem com a arte só não é mais antiga que a sua com a natureza. É, inclusive, essa questão entre quem veio primeiro, tipo “o ovo ou a galinha?”, que norteia parte da exposição “Habitat Brasil“, que o casal de artistas Monica Carvalho e Klaus Schneider apresenta no complexo de vilas mais luxuoso de Angra dos Reis, o Frade Vilas. Celebrando a integração do complexo FRAD.E com a natureza do entorno e o olhar histórico do empreendimento para ações de sustentabilidade e preservação, a mostra reúne criações que celebram a flora e a fauna brasileiras, expandindo o olhar para o valor das coisas in natura ou ressignificadas para o consumo/apreciação.

Há 25 anos Monica percorre o país em processo de troca e aprendizado com comunidades indígenas, populações ribeirinhas, artesãos e produtores, coletando e cultuando o que chama de “presentes da natureza” — sementes, fibras, troncos, pedras e sobras orgânicas. Já para Klaus, é o fascínio pela madeira o responsável pela abertura de um universo único de criação. Atualmente, ele esculpe o cedro brasileiro e queima sua superfície. O resultado são ripas que, precisamente alinhadas e equilibradas, formam móbiles, painéis e esculturas. No soma, o impacto visual das obras de ambos é sedutor, proporcionando o desejo de levar parte dessa natureza revisitada para casa.

Somada essas obras, “Habitat Brasil” flui pelo condomínio até 31 de julho, com ainda uma parte dedicada a animais imaginários compostos por elementos orgânicos, que misturam referências de diversos bichos da nossa fauna. Todos batizados carinhosamente por Monica para fazer parte desta família: Egberto é o primogênito, seguido por Adelaide, uma pata, a fuinha Ermes, uma marsupial grávida Mirtis e até Nunes, um felino.

Buscando soluções sustentáveis em todos os aspectos da concepção do produto e dos serviços, o Frade Vilas conta com telhado verde em todas as edificações, trazendo benefícios como os isolamentos térmico e acústico, além de aumentar a área de drenagem da água das chuvas, entre outros. A água de reuso armazenada em caixas aterradas é utilizada para irrigação do paisagismo, assinado por Marcelo Faisal e que respeita as espécies nativas. Outro destaque são os lagos com peixes e vegetação como reserva técnica do sistema de combate a incêndio, além de duas plantas de energia solar para atender ao complexo hoteleiro.

Serviço:
“Habitat Brasil” no Frade Vilas:
De 1º a 31 de Julho, das 9h às 17h
Vila Maris – Frade Vilas – Rod Gov. Mário Covas, KM 512, Frade, Porto Frade, Angra dos Reis – RJ, 23946-017
*Por Andrey Costa
Foto destaque: Divulgação
Deixe seu comentário