O novo sempre vem. E costuma vir com tudo, viu? Afinal, quem no Rio de Janeiro nunca se perguntou o quê ou quem ocuparia o número 585 da Rua Sorocaba, em Botafogo, que em outro momento áurea de movimentação cultural do bairro abrigou por 10 anos o Comuna (agora localizado no andar térreo do hotel Selina, na Lapa)? Bem, após algumas experimentações mal-sucedidas (até clínica de saúde passou por lá), o casarão histórico que definiu o hype de Botafogo (alcunhado até de BotaSoho) e fez com que o movimento daquele circuito só aumentasse, acaba de receber o primeiro bar do Chef Jimmy Ogro no Rio, o Dimmi. Afinal, cozinheiro também se diverte!

É justamente essa mudança de ares que mantém o Rio no topo quando o assunto é lifestyle. A cozinha cool e farta que Jimmy Ogro construiu tem tudo para hitar, assim como as demais empreitadas do chef, mas agora com o trocadilho do nome alcunhando esse movimento. A proposta do Dimmi é refletir a personalidade descontraída de Jimmy, com estilo despojado, clima de sala de casa, decoração eclética com inspiração dadaísta onde a aleatoriedade, a liberdade e a ironia se manifestam na forma de objetos criativos e curiosamente arbitrários, toque vintage mesclado com itens contemporâneos e, claro, cozinha de onde sai comida boa – com a presença indispensável do porco – cerveja gelada e bons drinques. Toda a essência do Ogro materializada em um só lugar. 

Dimmi abre primeiro bar no Rio! (Foto: Beto Roma/ Divulgação)

“Eu curto estar com os amigos, mas sempre falo que receber gente em casa dá trabalho demais, então a gente fica só no ‘vamos marcar’ mesmo. Tem que organizar, pensar na comida, ficar com a pilha de louça suja depois e ainda não tem limite de horário para encerrar a baderna”, brinca o chef. “Então abri o bar para ser a extensão da minha casa e poder receber todo mundo e me divertir junto. E tem hora para fechar!”, se diverte. Ainda esclarece, sempre com o mesmo bom humor, o porquê da mudança na grafia de seu nome: “sempre erram mesmo quando perguntam meu nome para preencher algum cadastro, e o que mais sai nessas horas é Dimmi. Resolvi adotar para o bar”. 

Dimmi (Foto: Beto Roma/ Divulgação)

A ideia de transformar o sonho do bar perfeito para reunir os amigos em realidade partiu justamente de um grupo de amigos. Além de Jimmy – que já está à frente de seu restaurante autoral BistrOgro, do Ogro Steaks, e comanda há mais de 12 anos um quadro no programa Mais Você, da Globo -, uma turma de peso da cena gastronômica e cultural da cidade encabeça o time de sócios da nova casa: Jonanthan Clavery, sócio do festival Rock the Mountain e Village; Sandro Rezende, produtor de festas como a Meu Black é Assim; Ulisses Vasco, ex-proprietário do pub Shenanigan’s e do Haus Bistro; e Nelson Almeida, com 25 anos de experiência como restauranteur de casas de sucesso como Alcaparra, Photochart, Aspargus e Empório Santa Fé.

Dimmi (Foto: Beto Roma/ Divulgação)

E os nomes de peso não param por aí. O projeto do casarão histórico de dois andares com amplo terraço tem assinatura do renomado arquiteto Caíque Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer, e conta com conceito de branding do designer Rafo Castro. Com influências da linguagem estética dos tradicionais “ruins bars”, ou “bares de ruínas” muito comuns em Budapeste, o andar térreo do bar possui ambiente interno com capacidade para 40 pessoas, com música ambiente que segue o estilo da casa – eclética – passeando por ritmos do rock ao pop; espaço com pista de dança e DJ; área externa com mesas na calçada com 32 lugares, no melhor clima carioca; e um rooftop confortável e arejado que comporta mais 40 pessoas. Ah, o 585 dramático que estampa a fachada do chão ao teto, só reitera que o Dimmi veio para ficar.

Hambúrguer Dimmi BotaSoho (Foto: Divulgação)
Drink No Sense (Foto: Beto Roma/ Divulgação)
Taco de Barbacoa convida geral para o Dimmi (Foto: Beto Roma/ Divulgação)
Drink La Fontaine (Foto: Beto Roma/ Divulgação)
Parmegiana de carne suína é o aperitivo aposta para fisgar os pantagruélicos de plantão. (Foto: Beto Roma/ Divulgação)
Drink Cabaret Voltaire (Foto: Beto Roma/ Divulgação)

*Por Andrey Costa

Foto destaque: Beto Roma/ Divulgação

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.