O Vale do Café está em festa. Acontece a partir dessa quarta-feira, 19, até o domingo, 23, o Festival Vale do Café, que nesta 18ª edição segue com a tradição de reunir música e história em um só lugar. A Fazenda Palmas recebe seus visitantes no dia 22, sábado, às 9h30 e no domingo, dia 23, às 10h, para apresentar as instalações e o alambique onde é produzido a premiada cachaça orgânica Pindorama. Após degustação das versões branca e envelhecida, no sábado, dois mestres conduzem o show: o violonista Turíbio Santos e a pianista Maria Teresa Madeira.
A Fazenda das Palmas, sede da empresa Pindorama, está localizada no coração do Vale do Café, entre Vassouras e Morro Azul. Quando o casal Luiza e Antônio Carlos de Almeida Braga adquiriram a propriedade em 2012 descobriram ali nas suas instalações o que vinha a ser o terceiro alambique comercial do estado do Rio e decidiram por restaurar o local. Construído originalmente em 1855, o alambique havia sido desativado e abandonado, porém ainda mantinha a caldeira inglesa, importada via Alemanha no começo do século XX. Assim nasceu a Pindorama, cujo nome coincidentemente significa em Tupi-guarani, região das palmeiras ou terra livre do mal.

“Ao decidirmos reformar o alambique e restabelecer a produção de cachaça, realizamos todo um trabalho de pesquisa histórica da bebida e também da região da fazenda, como forma de fundarmos uma marca com um DNA que carrega esse legado cultural e histórico e ao mesmo tempo está se posicionando como uma via sustentável de produção agroflorestal que leva em conta as necessidades da realidade do século XXI. A Pindorama vem com uma proposta de ressignificar a nossa cultura, infelizmente muito aliada a desmatamento, à monocultura extrativista e à exploração. Queremos mudar isso e tudo que fazemos reflete essa ética.” diz Rafael Daló, um dos sócios e diretor criativo da Pindorama. A partir dessa reforma, depois de muitos ajustes e aprendizado para garantir um produto de altíssima qualidade, o alambique passou a produzir em torno de 50 mil litros de cachaça prata ao ano, o carro-chefe da marca.
A série Ouro é uma cachaça suave, delicada e elegante. Possui cor amarelo-palha, acidez baixa e sensação aveludada na boca, com armazenamento feito em tonéis de Amburana, que proporciona um aroma com notas adocicadas e remetem a especiarias, baunilha e mel. Para cada barril usado na produção da Pindorama Ouro são plantadas dez árvores da mesma espécie na propriedade.

18º Festival Vale do Café
19 a 23 de julho de 2023 na região Vale do Café, RJ
Programação Fazendas das Palmas
22/07 – sábado – 9h30
Visitação ao alambique + concerto com Turibio Santos e Maria Teresa Madeira – Pérolas do violão e Piano
23/07 – domingo – 10h
Visitação ao alambique, com degustação + venda de produtos com desconto
*Por Andrey Costa
Foto destaque: Divulgação
Deixe seu comentário