* Por Ricardo Pinheiro
Veja bem essa história: uma garota menor de idade morava em Nova York quando teve uma crise de pânico, foi levada para o hospital só com a roupa do corpo e descobriu que sofria de ansiedade. O motivo? Ela estava sozinha, longe de amigos e família, começando a trilhar seu caminho por esta indústria que pode ser bem cruel com a mulher: o mundinho fashion. Essa é Ana Schurmann,- duas bilhas azuis, louro platinado, silhueta de sílfide, nome que lembra compositor clássico -, modelo catarinense que já com 15 anos se jogou na vida em busca desse sonho. Passou por poucas e boas. Pobre menina rica? Nem tanto. Devanear é preciso. Hoje, ela divide esse sonho com outro – a música -, reconhece seus privilégios e garante que aprendeu com as dificuldades da vida.
Segundo Ana, as pressões da vida de modelo não acabam conforme o tempo e a fama. Na semana passada, em reunião na sua agência da Itália, onde mora, foi comunicada de que – pasmem – deve emagrecer mais. Sim, o buraco é mais embaixo. De preferência, em algum lugar entre o umbigo pronunciado e a barriga invertida. A pressão é física, mas é psicológica também, porque vai mexendo na forma de pensar e lidar com o próprio corpo. A já magérrima modelo diz que vai emagrecer conforme a pediram, mas de forma saudável, comendo bem e fazendo exercício físico. Pau mandado, sim, mas consciente. Os trabalhos, que foram pouquíssimos nos últimos meses por causa da pandemia, começam agora a aumentar aos poucos. Aumentarão mais depois da tal dieta.

Canário blonde ambition: Ana Schurmann é a modelo brasileira que segue os passos de Carla Bruni (Foto: Reprodução)
Mas agora ela também tem outro trabalho, além da carreira de modelo: virou cantora. Vai na vibe de Carla Bruni, a super top que virou cantora e acabou como primeira-dama da França? Talvez, quiçá, perhaps! Ana conta: “No início, sofria muito com as críticas”. Tipo Bullying. Chegou até a apagar um clipe do Youtube, julgado – principalmente pela turma da moda – por ser “caseiro demais” (o que a cantora, entre uma risada e outra, confirma). A cantora acabou crescendo com alguns comentários negativos e afirma ser essencial saber lidar com eles: depois de muito ouvir que cantava mal, começou a fazer aula de canto. Hoje, com um público muito maior que acompanha o seu trabalho, Ana não deixa a peteca cair. É adepta do ditado “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”: “A importância dada às críticas também deve ser muito maior e mais cuidadosa”, afirma.
“Qual é parte que você mais gosta no processo de fazer uma música?”, ÁS pergunta. “Eu gosto da criação, da parte que envolve a criatividade. Já a gravação no estúdio é um momento de muito nervosismo. Só agora estou conseguindo me soltar mais, mas ainda assim é estranho ter tanta gente me ouvindo”, Ana responde. Mas, antes da gravação, da criação e até mesmo da inspiração para fazer a música, vem o repertório, é claro. O de Ana, já adianto, é bem eclético. Suas playlists vão de bossa nova, Toquinho e Johnny Hooker até Terrasamba e Falamansa. De B.B. King, Nina Simone e Supertramp a Sam Smith e Santana. Mas a revelação mais bombástica de todas vem a seguir: na infância, a linda e elegante modelo internacional Ana Schurmann ouvia… se preparem… É O TCHAN! Segundo ela, era sob influência da irmã, a “dançarina oficial do conjunto”, brinca. E ela gostava, viu? Sim, “a nova loura do Tchan! é linda”, já diziam Jacaré e Compadre Washington…

Partitura dreams: em foto publicada no Instagram de Ana Schurmann há um ano, a modelo-cantora Ana Schurmann comemorava o marco de 101 canções escritas por ela. (Foto: Reprodução)
Há quatro anos lançando somente singles em inglês, Ana anuncia agora duas grandes novidades. Além de já ter material para um álbum, vai botar para jogo em breve seu primeiro single em português. Para o álbum, vai rolar uma reunião com uma galera bem importante e influente na Europa essa semana. O que falta pro álbum? “Não faltam músicas, o que falta é ter alguém comigo para realizar o projeto, porque até hoje fiz tudo sozinha”, confessa a cantora. Para a canção em português, falta apenas a masterização – que não depende de Ana. Sua parte já está feita. Por ela, soltaria a música na internet já no próximo mês. Falei duas novidades? São três! Em breve estará disponível um remix da música Tell Me, completo sucesso nas rádios da Europa.
ÁS instiga. Questiona qual o maior sonho Ana Schurmann tem para realizar no mundo da música. Ela é direta: “Fazer um show. Uma coisa é você se conectar on-line com as pessoas, outra é você cantar na frente delas, jogando a energia para cima”, completa a moça, já emendando que está preparadíssima para subir em um palco. Para quem sonha em trilhar novos caminhos na vida, assim como a Ana fez com a música, mas ainda não tem coragem, ela dá uma dica: “Para de ter vergonha. A vergonha está na sua cabeça. As pessoas sempre vão falar dos outros, você fazendo o que deseja ou não. Então faça! Estamos sempre crescendo, aprendendo e evoluindo. Ninguém sabe de tudo. Então viva o presente e faça o que tem vontade!”
Com o seu carisma, Ana diz já ter conseguido até transformar hater em fã. Sem precisar de expediente de gabinete do ódio algum. “A pessoa chegou a atacando, respondi com carinho, atenção e muita educação”, confessa a estratégia. Aliás, sempre que pode, ela responde as mensagens que recebe das pessoas que ela afirma como “as que me admiram. Afinal, “Fã” ainda é uma palavra um pouco estranha para a modelo-cantora. Com anos de estrada e bastante buzz nas carreiras, brotaram raízes nos pés da menina, não saem do chão. Para ela, sucesso é sinônimo de felicidade. “Não se trata de ter dinheiro. É estar bem na vida, contar uma família e pessoas honestas ao seu lado. Isso é sucesso”, conclui a multifacetada – e super simpática – Ana Schurmann.
Deixe seu comentário