Para quem é ligado em tapas – os petiscos em versão ibérica, mais associados à gastronomia espanhola e que os cariocas saboreiam em casas como o Venga! e o Entretapas –, abriu no Leblon o Sassá, um gastrobar português que segue essa linha e é inspirado na boemia lisboeta. À frente do empreendimento, Salvador Almeida, que ganhou na infância o apelido que dá nome ao local e tocava no mesmo lugar a filial carioca do celebrado El Gordo ao lado do pai, o também português Nuno Almeida. Para quem não sabe, a casa fechou as portas em março e hoje Nuno se dedica à matriz na capital portuguesa e ao estabelecimento de Trancoso.

Sai o pantagruélico El Gordo, entra o semi minimalista Sassá: no Leblon, a turma que amava os tapas lusos não ficou órfã. No mesmo local da casa original lisboeta, Salvador Almeida inaugura seu gastrobar com visual moderninho (Foto: Filico / Divulgação)

Salvador elaborou o cardápio junto com o chef Claudio Silame e a dupla subiu do nível do oceano à serra: as sugestões se dividem entre “pratos do mar” e “da fazenda”, como  afirmam, indo dos amuse bouches às opções com mais sustância para quem quer forrar o estômago,  como o misto de morcela, choriço e farinheira, o bacalhau assado no forno com batata a murro, polvo empanado com arroz de feijão manteiga, o arroz de pato ao forno com choriço caseiro e bacon e a vitela com espinafre e batatinhas.

A essência é lusa, mas como Salvador ama de carteirinha o Rio, o resultado ganhou uma abrasileirada. Entre os tapas, rola caldinho de feijão, torresmo mineiro e filé a badejo, além de saladinhas e sandubas. E, claro, do antigo El Gordo, sobreviveram sucessos como os croquetes, batatas bravas e a açorda de bacalhau. Como não amar, não é mesmo?

Gordice sim, mas nem de perto porn food: bacalhau ao forno com batatas ao murro é boa opção que ÁS testou e aprovou! (Foto: Filico / Divulgação)

Para turma do funil, chopes, cervejas e coqueteis classicões são a pedida, além de uma seleção de vinhos em sua maioria portugueses, com certeza! O charme fica por cona do vinho em jarra, branco e tinto, em três opções de tamanho conforme a vibe etílica do beberrão: 250ml, 500ml e 1l.

Vinho na jarra no Sassá: no Leblon, faça como os ibéricos! (Foto: Filico / Divulgação)

E, no decor, a casa segue uma linha mais contemporânea com paredes pretas, mais para o visual minimalista do Entretapas (ou do finado Ibérico, na Saturnino de Brito) que para o aspecto folk-ibérico típico do Venga!. Não é minimal, mas vai na direção. E o melhor: mantém a tradição das patas negras penduradas no balcão do fundo, um must heavy, mas cool, como manda o figurino.

O ambiente descolado do Sassá: depois das críticas que andaram pipocando na imprensa sobre o atendimento na finada filial do El Gordo no Leblon, nova casa da família no mesmo local anda se esmerando no bom serviço. ÁS esteve lá e curtiu! (Foto: Filico / Divulgação)

Serviço: 

Sassá – Av. General San Martin 1219 – Leblon.

De 3ª a quarta das 17h às 2h e de quinta a domingo das 16h às 3h.

Tel.: (21) 3079-9581.

.c: todos. C.d: todos.

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.