A biblioteca da moda brasileira acaba de ganhar mais um título: “Ouro Azul“, o novo livro de retratos brasileiros assinados pelo editor de moda e stylist Paulo Martinez e pelo fotógrafo Bob Wolfenson. Trabalho conjunto, a obra conta com 78 fotografias que documentam o Brasil e os brasileiros narrando suas histórias de vida, além de destacar a imagem livre de estrangeirimos.
O fio condutor comum entre as fotos é a onipresença do jeans – o Ouro Azul – delineando a narrativa dos dois autores que se interessam por pessoas, por gente. Um material tão corriqueiro e versátil, sem preconceito, que permite sua utilização em qualquer idade, gênero, corpo; em uma pluralidade de locais e regiões em múltiplas e incontáveis versões – das autorias às de linha.

“Sair pela estrada e ir encontrando essas pessoas, suas casas, ruas, praças, rios e praias e todos seus objetos carregados de memórias pelas salas, varandas, cozinhas vão revelando o que cada um tem de particular, íntimo e como suas roupas, chapéus, calçados, cabelos contam junto com a cultura local o que o Brasil tem de mais intenso e verdadeiro”, explica Flávia Pommianoksy, sobre a parceria Paulo&Bob. Juntos, selecionam personagens e cenas no Pará, da mesma forma que o fazem em Santa Catarina, Ceará, Bahia ou São Paulo.
A compilação dessas histórias destaca a ampla diversidade e riqueza cultural que deve ser preservada para as próximas gerações. Este livro representa um importante esforço de preservação dos nossos legados históricos, sociais e ambientais, sendo um verdadeiro ato de resistência.
Confira quem marcou presença no Taller Zaragoza para o lançamento de “Ouro Azul”! (Fotos: João Sal/ Divulgação):
[wonderplugin_gallery id=”234″]







*Por Andrey Costa
Foto destaque: Divulgação
Deixe seu comentário