Ronaldo Fraga é anfitrião dos bons. Além do Grande Hotel Ronaldo Fraga, casarão da década de 1920 em que o estilista recepciona visitantes e, de quebra, fomenta a moda e cultura, agora o estilista assume a direção criativa do Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz, que bota Ouro Preto na rota cult do jazz. Considerado um dos maiores festivais de jazz do país e eleito entre os 10 melhores do mundo pela prestigiada revista norte-americana Down Beat, chega à vigésima primeira edição homenageando Elza Soares e Nina Simone.

“O festival irá homenagear as mulheres pretas da música e da arte em cada cidade por onde passar – Belo Horizonte, Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Itabirito e Moeda. Essa homenagem acontecerá em tributos musicais e na exposição”, comenta o diretor geral e curador do evento, Rud Carvalho.

Ronaldo Fraga (Foto: Ana Colla/ Divulgação)

Ronaldo Fraga, que assina a identidade visual do festival, as cenografias da exposição e dos palcos de todas as cidades, dá o recado: “Duas representantes máximas do jazz mundial, mulheres pretas, sobreviventes da desigualdade, duas desbravadoras, dois vulcões, duas esfinges que construíram trajetórias únicas no grito, na voz, na poesia, na música: Elza Soares e Nina Simone se conectam em muitos aspectos”. Negras, mulheres, pobres, ativistas. “Ambas falavam pela voz e pelos olhos, a boca cantando o que os olhos enxergavam. Não há símbolo maior do jazz, essa música de resistência, do que Nina e Elza”, completa.

Rud Carvalho, diretor geral e curador do Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz (Foto: Divulgação)

Além da cepa musical, o evento contará com a exposição intitulada “Nina Soares e Elza Simone“, que acontecerá na Casa Gonzaga, em Ouro Preto, de 03 a 15 de agosto, com entrada gratuita, na Casa de Gonzaga. Coordenada por Ronaldo Fraga, é realizada em parceria com o projeto CURACircuito Urbano de Arte, um dos maiores festivais de arte pública do Brasil (em tamanho e relevância) e que deu origem ao primeiro e único mirante de arte urbana do mundo, localizado na Rua Sapucaí, no bairro Floresta, na capital mineira.

Também faz parte da programação o lançamento da biografia de Marco Antônio Araújo, “Entre a Música e o Silêncio“, na quinta-feira, dia 3, às 20h, na Casa de Gonzaga. Escrita pelo professor de história Paulo Roberto de Andrade, a obra traz de maneira muito interessante a trajetória do compositor e instrumentista na década de 80.

Elza e Nina Simone viram estampas por Ronaldo Fraga para celebrar o 21° Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz (Foto: Divulgação)

Serviço:

21° Festival Internacional de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz

Programação:

03/08, quinta-feira

Local: Casa de Gonzaga

Abertura do Festival:

20h – Exposição “Nina Soares e Elza Simone” – Dez obras exclusivas de grafite

20h – Lançamento da biografia de Marco Antônio Araújo

20h30 – Show com o grupo Mambo Jazz

04/08, sexta-feira

Local: Palco Praça Tiradentes

19h – Show com Sílvia Gomes

20h30 – Show com Alma Thomas – EUA

22h – Tributo a Elza Soares – com Larissa Luz e Caio Prado Jazz After Hours: às 23h59 – Duo Eleonora

Local: Clube Recreativo XV de Novembro – Rua Santa Efigênia, 26, bairro Antônio Dias

05/08, Sábado

Cortejos pelas ruas de Ouro Preto

11h30 – Cortejo com Barroco Jazz – Casa de Gonzaga até Largo do Cinema

14h – Magnólia – Largo do Cinema até o Largo do Rosário

Palco Largo do Rosário

15h – Alexandre Araújo

16h – Amaro Freitas

Palco Praça Tiradentes

19h – Túlio Mourão

20h – Happy Feet – Tributo a Nina, Ella e Billie

22h – Céu

Jazz After Hours: às 23h59 – Marco Boi e Giorgio Romano

Local: Clube Recreativo XV de Novembro – Rua Santa Efigênia, 26, bairro Antônio Dias

06/08, domingo

Cortejos pelas ruas de Ouro Preto

12h – Cortejo de tambores do SambaPretoChoroJazZ – Local: Largo do São Francisco até a Praça Tiradentes

13h – Encontro do SambaPretoChoroJazZ com a Fanfarra da Escola Municipal Professora Juventina Drummond – saída da Praça Tiradentes até o Largo do Rosário Palco Largo do Rosário

14h – Nath Rodrigues

15h – Afro Jazz

*Por Andrey Costa

Foto destaque: Divulgação

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.