Galeria Espaço Arte MM, em Essepê, inaugura a exposição Op-Art – Ilusão e Inclusão, sob curadoria de Denise Mattar, no sábado (29/3), às 11h. A mostra reúne artistas pioneiros e contemporâneos que exploram a relação entre forma, cor e movimento nessa vertente, proporcionando ao público uma experiência sensorial que ultrapassa a contemplação passiva. A Op-Art surgiu na Europa nos mid-fifties como herdeira do Concretismo, mas rompeu com sua rigidez estática ao propor uma nova forma de interação entre arte e espectador. Caracterizada pela repetição de formas geométricas simples, contrastes de cor e ambiguidades entre fundo e figura, essa vertente cria ilusões de movimento e profundidade, desafiando a percepção visual, muitas vezes traduzida em lisergia.

"Op-Art – Ilusão e Inclusão" oferece panorama do estilo artístico no Espaço Arte MM.
Carlos Cruz-Diez, obra Physichromie (Foto: Divulgação)

A exposição apresenta obras que dialogam com essa tradição e sua evolução para a Arte Cinética, na qual o movimento virtual torna-se real, seja por meio de artifícios mecânicos ou pela interação direta do público. A mostra evidencia a força e a atualidade desse movimento artístico, que nunca deixou de encontrar novas expressões, reunindo de nomes fundamentais da Op-Art e da Arte Cinética, como Jesús Rafael Soto, Carlos Cruz-Diez, Yaacov Agam, Dario Perez-Flores e Abraham Palatnik a artistas que continuam expandindo essa linguagem, como Yutaka Toyota, Yuli Geszti e José Margulis, e incluindo medalhões do estilo como Victor Vasarely e Julio Le Parc.

"Op-Art – Ilusão e Inclusão" oferece panorama do estilo artístico no Espaço Arte MM.
Yuli Gesz, obra Miragem (Foto: Divulgação)

Em tempo, para você anotar no seu corolário cultural e não esquecer jamais: a Op-Art se consolidou internacionalmente por meio de exposições como Le Mouvement (Galeria Denise René, 1955), The Responsive Eye (MoMA, 1965) e pela atuação do GRAV (Groupe de Recherche d’Art Visuel), que buscava integrar arte e público. Op-Art – Ilusão e Inclusão reafirma essa trajetória destacando sua influência contínua em diversas áreas, como design, moda e arquitetura. Hello, Rudi Gernreich, hello Peggy Moffitt!

"Op-Art – Ilusão e Inclusão" oferece panorama do estilo artístico no Espaço Arte MM.
Julio Le Parc, obra Theme 107, a variation (Foto: Divulgação)
Op-Art – Ilusão e Inclusão no Espaço Arte MM (Foto: Divulgação)

Serviço:

Exposição: Op-Art – Ilusão e Inclusão

Artistas: Abraham Palatnik, Carlos Cruz-Diez, Dario Perez-Flores, Jesús Rafael Soto, Julio Le Parc, José Margulis, Rafael Barrios, Victor Vasarely, Yaacov Agam, Yuli Geszti, Yutaka Toyota

Curadoria: Denise Mattar

Vernissage: 29 de março, sábado, às 11h

Período: 31 de março a 26 de abril de 2025

Local: Galeria Espaço Arte MM

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 1757, Jardim Paulista, São Paulo – SP

Tel.: +55 (11) 3826-3957 | +55 (11) 94105-8449

Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h | sábado, das 10h às 16h

Entrada gratuita

*Por Andrey Costa

Foto divulgação: “Chromosaturation”, de Carlos Cruz-Diez durante a Expo Dubai 2020

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.