Os espectadores da peça “Se não agora, quando?“, que estreia hoje às 20h no Teatro Ipanema, logo de cara são recebidos por este questionamento e o motivo é simples. Em seu primeiro solo, a atriz, dramaturga e roteirista Marcélli Oliveira não abriu mão do humor para abordar temas difíceis e delicados como depressão, falta de perspectiva, solidão e suicídio, buscando a discussão na sociedade de temas que, mesmo tão pertinentes, ainda encontram lugar na falta de diálogo em pleno 2023. A importância e urgência da temática fez com que a temporada, dirigida por Leonardo Hinckel, fosse gratuita justamente para atingir ao máximo de pessoas.

De acordo com pesquisa realizada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, e uma pessoa atenta contra a própria vida a cada 3 segundos. No Brasil, os registros contabilizam aproximadamente 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 suicídios por dia. Ou seja, no mês em que se realiza a campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção do suicídio, ter um espetáculo que busca conscientizar, é importante. 

Abordando solidão e falta de perspectiva com bom humor, peça "Se não agora, quando?" realiza apresentações gratuitas pelo Setembro Amarelo
Abordando solidão e falta de perspectiva com bom humor, peça “Se não agora, quando?” realiza apresentações gratuitas pelo Setembro Amarelo (Foto: Divulgação)

Ao embaralhar a noção realidade, espetáculo e vida real se cruzam e fazem barulho: Em cena, Marcélli interpreta uma mulher decidida a se matar, que da janela do seu apartamento acompanha diariamente a vida dos vizinhos do prédio em frente. Como nada do que planejou para si deu certo, ela se alimenta do que acontece com eles. Depois de um tempo, porém, nem a vida deles lhe interessa mais. Tudo é igual, vazio e sem graça. Na sacada do seu apartamento, esta mulher solitária está decidida como nunca antes estivera. De repente, uma luz se acende no prédio da frente. E ela tem uma surpresa que desperta sua curiosidade.

Quem sabe a ficção ajude as pessoas eliminarem a conversa repleta de tabus do dia a dia —  quando ela ocorre! — e enxergá-la com a clareza que a arte do teatro pode proporcionar. As apresentações acontecem às terças e quartas-feiras no Teatro Ipanema nos dias 19, 20, 26 e 27 de setembro, sempre às 20h.

Abordando solidão e falta de perspectiva com bom humor, peça "Se não agora, quando?" realiza apresentações gratuitas pelo Setembro Amarelo
“Se não agora, quando?” estreia hoje no Teatro Ipanema (Foto: Divulgação)
Abordando solidão e falta de perspectiva com bom humor, peça "Se não agora, quando?" realiza apresentações gratuitas pelo Setembro Amarelo
Primeiro solo de Marcélli Oliveira terá temporada gratuita pelo Setembro Amarelo (Foto: Divulgação)

As apresentações acontecem às terças e quartas-feiras no Teatro Ipanema nos dias 19, 20, 26 e 27 de setembro, sempre às 20h. Os ingressos das quatro apresentações do Teatro Ipanema serão liberados 1 hora antes na bilheteria do próprio teatro.

*Por Andrey Costa

Foto destaque: Divulgação

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado.