Artista sensação nas redes sociais com seu trabalho que reflete o ser e seus estados de espírito mais variados, Susano Correia abriu sua primeira loja física, em São Paulo, no último sábado (18). O ateliê vai funcionar como espaço de venda, galeria e ponto de encontros artsy; eventos para os fãs, como sessões de autógrafos e encontros especiais. Na loja, que fica no subsolo da Galeria Metrópole, na República, será possível apreciar e levar para casa obras novas e as já vistas na galeria online, como gravuras, esculturas, desenhos e todos os livros do artista, incluindo “Enquanto a luz durar“, lançado recentemente.

O novo livro de Susano Correia chega em um momento de forte ascensão do autor no cenário artístico contemporâneo. Viralizado na internet, com material disponível até mesmo em NFT, e consagrado como o artista com o maior número de obras tatuadas em pessoas no Brasil, Susano resgata de maneira contemplativa os últimos nove anos da carreira em um livro 100% dedicado à pintura, reunindo os principais trabalhos desse período.
O projeto gráfico e a organização da publicação foram pensados e desenvolvidos a quatro mãos, em parceria com Roberto Klaumann. Quando fechado, é um bloco maciço de pura escuridão, cuja capa é ilustrada pela pintura que dá nome ao próprio livro, um homem-vela a meio caminho de tudo o que existe, como uma metáfora da finitude e do percurso que é ser. Quando aberto, as pinturas muito coloridas iluminam o olhar de quem vê. “Se as minhas pinturas puderem, quem sabe, em algum lugar, algum dia, inspirar uma pessoa que cisma solitária, estarei satisfeito desde já, porque acredito na vida, e, por mais difícil que a vida seja, é preciso passar a chama acesa adiante”, idealiza Susano Correia.

Mais do que simples expressão, a arte para Susano Correia é um delicado canal de interação e um elemento vital para o desenvolvimento humano. Natural de Florianópolis e residente em São Paulo, seu trabalho é permeado pela preocupação didática de significar para as pessoas. Com inspirações em diversos movimentos artísticos, além da literatura, psicanálise, filosofia e na música, busca fazer cada um refletir sobre o cotidiano, seja nas telas, no papel, em gravuras e no digital, com obras que transcendem a individualidade e traduzem sentimentos profundos presentes em todos aqueles seres humanos que desejam olhar para si.




*Por Andrey Costa
Foto destaque: Divulgação
Deixe seu comentário